O que é traços de introversão?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Ela possui conhecimento aprofundado sobre os próprios sentimentos, comportamentos e visão de mundo. Ou seja, possui inclinação para o autoconhecimento. Por passarem muito tempo analisando as situações antes de tomar uma decisão, os introvertidos são rotulados como tímidos.

Segundo ele existem quatro tipos de introversão: social, reflexivo, ansioso e contido. E muitos introvertidos são uma mistura dos quatro tipos, em vez de demonstrar um tipo sobre os outros.

5 características de uma pessoa introvertida

  1. São reflexivas. ...
  2. Evitam o contato social. ...
  3. São observadoras. ...
  4. Possuem uma tendência ao isolamento. ...
  5. Não gostam de compartilhar emoções e sentimentos.

"Os tímidos ficam incomodados e angustiados em interações sociais, especialmente se estiverem com pessoas que não conhecem bem", afirma. "A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

Ser introvertido possui suas vantagens, como: Facilidade de ter foco e concentração. Atenção nos detalhes, fazem um trabalho minucioso e preciso. Capacidade de observar e ouvir com atenção.

Imagine que você é uma pessoa que se sente tímida em situações sociais. Ou seja, você sente uma ansiedade antecipatória, quando chega perto de uma situação social, mas também prefere fazer coisas sozinho. Aí seria o caso de você ser um tímido e introvertido.

Você é introvertida? Aprenda como melhorar sua comunicação no trabalho

  1. Antes de tudo, anote suas ideias. Pessoas introvertidas tendem a processar muito, ou seja, elas pensam várias e várias vezes antes de falar. ...
  2. Tire um momento do dia pra você. ...
  3. Seja sincera sobre a forma como você se comunica.

A principal diferença entre ser um introvertido e ser antissocial é que os introvertidos são engajados socialmente (de uma forma que se sinta confortável para eles), enquanto aqueles que são antissociais preferem não ser.

Introvertidos sabem o que eles gostam e não gostam. Eles estão profundamente conectados com seus valores e sabem o que eles querem da vida. Essa auto-confiança forte os torna mais atraentes, sofisticados, e desejáveis.

O cérebro das pessoas introvertidas funciona de outra forma. Por isso seus relacionamentos amorosos costumam ser mais delicados: com muito menos palavras, mas com alguns “amo você” mais sinceros e profundos. São personalidades capazes de se conectar com o ser amado de uma forma muito mais intensa, quase mágica.

Os 5 segredos de introvertidos felizes

  1. Crie um cronograma amigável para Introvertidos. O cérebro de um introvertido é diferente de um extrovertido. ...
  2. Cultive algumas amizades próximas. ...
  3. Arranje tempo para pesquisar e pensar. ...
  4. Trabalhe de acordo com sua personalidade. ...
  5. Aprenda a estar confortável em sua própria pele.

Embora a tendência seja pensar que pessoas extrovertidas tenham vantagem no convívio social em relação a pessoas mais retraídas, a verdade é que não há um perfil mais vantajoso quando o objetivo é o sucesso nas relações interpessoais.

Pós-pandemia: como se socializar novamente se você for...

  1. Faça no seu próprio ritmo. ...
  2. Faça um plano e cumpra-o. ...
  3. Abrace novos limites. ...
  4. Diga como você está se sentindo. ...
  5. Repensar as obrigações pré-pandêmicas. ...
  6. Prepare-se para ter melhores conversas. ...
  7. Abrace o constrangimento.

Diga Olá, seja educado e descontraído, mostre que reconhece e aprova a presença deles. É importante para os introvertidos sentirem-se bem recebidos – eles não vão gastar sua preciosa energia com alguém que não os quer à sua volta. Se você tiver notícias interessantes/importantes para mencionar, mencione-as.

O nome desse fenômeno, como utilizamos em nosso dia-a-dia, é a timidez, o oposto da descontração. De acordo com o Psicólogo Natal Marsari, existem três tipos básicos de timidez: a timidez situacional, a timidez crônica e a timidez proposital.

Ser introvertido não é um problema
Ninguém precisa mudar ou alterar sua personalidade, principalmente por qualquer tipo de pressão da sociedade. Nossa única atenção deve estar voltada para momentos em que alguma dessas nossas características podem nos incomodar a ponto de atrapalhar nossos relacionamentos ou rotina.

Sim, é possível uma pessoa ficar mais introvertida após um trauma e vai depender também de como ela e as pessoas que estão à sua falta vão lidar com a situação. Boa sorte! Dependendo da idade no momento do trauma e da gravidade do mesmo, a pessoa pode desenvolver uma ampla gama de defesas (conscientes e inconscientes).