O que é trabalho ilícito?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Ainda sobre o trabalho ilícito este pode ser definido como o exercício de atividade que envolve um tipo penal legal sendo contrário a um dos requisitos dos contratos de direito civil, uma vez que possui como objeto uma atividade ilícita, e como consequência, não há o reconhecimento do vínculo empregatício.

É todo aquele cuja causa, contrária aos bons costumes ou à ordem pública, é proibida por lei.

Efeitos da nulidade do contrato de trabalho
A nulidade implica a invalidação do ato ou do negócio, gerando, no plano jurídico, a não produção dos efeitos em razão da inobservância de requisitos necessários à sua formação. (ex.: menor de idade trabalhando em alguma atividade noturna).

O contrato de trabalho ilícito é aquele em que a ilicitude do objeto contratual é caracterizado por violar norma jurídica vigente. É reconhecido como ilícito, pois a atividade laborativa desenvolvida é considerada como crime ou contravenção penal pelo ordenamento jurídico, ao contrário do labor proibido.

Trabalho Justo
“O trabalho deve ser remunerado de tal modo que permita ao homem e à família levar uma vida digna, tanto material ou social, como cultural ou espiritual, tendo em conta as funções e a produtividade de cada um, e o bem comum”.

Autônomo é como chamamos alguém que, independentemente da qualificação, quer trabalhar com liberdade, sem vínculo empregatício.

A ilicitude consiste na falta de autorização para a prática de uma conduta típica, esta não será antijurídica se for praticada sob o amparo de uma causa de exclusão de ilicitude. Exemplo de uso da palavra Ilicitude: Todo fato ilícito é típico, mas nem todo fato típico será ilícito.

descumprimento do direito de férias, desrespeito à estabilidade no emprego, em caso de gravidez, acidente do trabalho, etc, desvio ou acúmulo de função, diferenças no pagamentos das verbas trabalhistas em caso de demissão sem justa causa.

ATOS ILICITOS. Em direito, ato ilícito é o ato causador de prejuízo, seja patrimonial, físico ou moral, a outrem. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

“Art. 171. Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico: I - por incapacidade relativa do agente; II - por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores”.

Art. 107. A validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir.

167 do CC). São anuláveis os contratos em que a) há incapacidade relativa de um ou ambos os contratantes e b) houver erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão e fraude contra credores (art. 171 do CC).

A força possui um trabalho nulo quando NÃO possuir uma componente vetorial na direção do deslocamento.

Em regra, para que possa haver a caracterização do ato ilícito e por conseguinte gere indenização, é necessário que estejam presentes quatro elementos, sendo eles a conduta, seja de forma ativa (ação) ou negativa (omissão), a culpa, a violação do direito de outrem e o dano.

Inicialmente, é importante entender que o ato ilícito nada mais é do que a transgressão de um determinado direito. É a violação ao que se considera lícito, uma atitude que confronta o direito e gera prejuízo como consequência.