O que é trabalhar em horários excepcionais?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Por exemplo, digamos que você, nas sextas-feiras, trabalhe das 9h das 18h com intervalo de almoço das 12h as 13h, mas em uma sexta-feira específica tenha que ir à um curso e precisa fechar sua agenda durante o horário desse curso. Basta você cadastrar um horário excepcional.

Ainda com as possibilidades trazidas pela reforma, é possível que uma jornada parcial seja inferior às 26 horas semanais. Contudo, qualquer hora além das acordadas em contrato serão consideradas horas extras, e também só poderão ser de até 6 horas semanais.

– Necessidade imperiosa é uma situação de urgência, onde o trabalho não pode ser adiado para o dia seguinte. Caso o empregado se recuse a fazer as horas extras sem justificativa válida, nestas situações, a empresa pode aplicar medidas disciplinares, que podem chegar à demissão por justa causa.

60 HORAS

INSTITUIÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DE 6 HORAS DIÁRIAS. DIREITO AO PAGAMENTO DAS HORAS EXTRAS (7º E 8ª HORAS). LIMITE MÁXIMO DE 60 HORAS EXTRAS MENSAIS.

Não existe nenhuma obrigatoriedade para que o empregado responda mensagem e cobranças relativas ao trabalho fora do seu horário de expediente.

A legislação trabalhista vigente estabelece que a duração normal do trabalho, salvo os casos especiais, é de 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) semanais, no máximo.

Neste artigo, destacamos as principais atitudes que um patrão não pode ter com seu empregado.

  • a) Alterar o contrato de trabalho sem o funcionário saber.
  • b) Humillhar o funcionário - assédio moral.
  • c) Não pagar o FGTS e INSS.

“Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 horas”.

Como pedir demissão de forma correta

  1. Tenha claro quais motivos te levaram à saída da empresa. ...
  2. Converse com seu chefe. ...
  3. Esteja preparado para uma negociação. ...
  4. E também não vá esperando uma negociação. ...
  5. Formalize o pedido de demissão. ...
  6. Não deixe o comprometimento de lado.

Com as mudanças na lei do banco de horas a partir da Reforma Trabalhista, o acordo coletivo deixou de ser obrigatório.

O funcionário precisa assinar a advertência? Sim, ele deve assinar. Caso o colaborador se recuse a assinar a advertência, o empregador pode coletar a assinatura de duas testemunhas, que presenciaram a recusa do funcionário, para comprovar os atos descritos no documento.

Limites legais das horas extras
Em outras palavras, um trabalhador pode fazer, no máximo, 2 horas de trabalho extra por dia. Não adianta o funcionário querer fazer mais e nem o empregador solicitar que alguém desconsidere esse limite porque, em ambos os casos, a empresa pode ser legalmente penalizada.

Qual o valor da multa por excesso de horas extras? A legislação trabalhista não define um valor tabelado para as multas sobre horas extras. No entanto, algumas decisões judiciais já definiram multas de R$ 500 por funcionário que excedeu o limite de horas extras.

A Consolidação das Leis do Trabalho, mais conhecida como CLT, determina em seu artigo 58 que a duração normal da jornada de trabalho para funcionários da rede privada não deve exceder 8 horas diárias. A Constituição Federal ainda complementa e determina que a soma das horas de cada semana não pode ultrapassar 44 horas.