O que é trabalhar com conteúdo?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

A produção de conteúdo significa, na prática, o ato de oferecer materiais — em diferentes formatos ou plataformas — que sejam úteis e relevantes para um determinado público e, assim, atrair mais consumidores em potencial para o seu negócio. O objetivo é se tornar uma autoridade em um segmento de atuação específico.

A criação de conteúdo é o processo de encontrar tópicos para atrair o público-alvo e, em seguida, planear, criar e publicar conteúdo sobre esses tópicos.

Consideram-se as "áreas de conteúdo" como âmbitos de saber, com uma estrutura própria e com pertinência sociocultural, que incluem diferentes tipos de aprendizagem, não apenas conhecimentos, mas também atitudes, disposições e saberes-fazer.

Experiência de conteúdo é a estratégia criada pensando na satisfação do público a partir de sua interação com a marca. O conceito envolve todo o sistema criado pelo marketing e torna o contato das pessoas com sua empresa algo fluido e espontâneo.

Dicas para criar conteúdo digital

  1. Conheça o seu público-alvo. ...
  2. Defina seus objetivos. ...
  3. Crie CTAs que chamam a atenção. ...
  4. Produza conteúdo valioso para seu público-alvo. ...
  5. Esteja nas redes sociais. ...
  6. Crie conteúdo otimizado para motores de busca.

Os conteúdos podem ser textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais e tem como principal finalidade ajudar a solucionar problemas do público-alvo, além de fortalecer a autoridade da marca.

No cargo de Produtora de Conteúdo se inicia ganhando R$ 1.400,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.309,00. A média salarial para Produtora de Conteúdo no Brasil é de R$ 2.097,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.

Principais tipos de conteúdo

  1. Blog Post. Um dos principais tipos de conteúdo ideal no marketing digital que vamos abordar é justamente esse formato que você está lendo agora, o blog post! ...
  2. eBook. ...
  3. Infográfico. ...
  4. Vídeo. ...
  5. E-mail Marketing. ...
  6. Podcasts. ...
  7. Webinar. ...
  8. Case de sucesso.

O que fazer para ser criador de conteúdo digital?

  1. Encontre um nicho. A partir dos seus interesses, paixões e áreas de conhecimento, escolha um nicho para trabalhar. ...
  2. Defina sua plataforma. ...
  3. Pesquise o que já está sendo feito. ...
  4. Crie conteúdo de qualidade. ...
  5. Faça publicações com frequência.

Elas englobam fotos, memes, gifs, desenhos, ilustrações e até mesmo vídeos. Sendo assim, são conteúdos que podem ser estatísticos ou terem movimentos. A internet, atualmente, é muito imagética e quase todos os conteúdos costumam vir acompanhados de imagens.

A criação de conteúdo auxilia em diferentes aspectos, como o fortalecimento de sua marca, a obtenção de novos consumidores e até mesmo a fidelização de clientes. Ao produzir conteúdo relevante para o seu público-alvo, sua empresa facilita a manutenção de vínculo com seu público alvo.

Como ter ideias de conteúdos interessantes?

  • 1- BuzzSumo.
  • 2- Quora.
  • 3- Ubersuggest.
  • 4- Answer The Public.
  • 5- Blog Topic Generator do Hubspot.

O conteúdo é o que você irá apresentar ao aluno para ajudá-lo no aprendizado. Não só a matéria em si, com os conceitos, mas exemplos e informações que se aproximem da realidade do aluno. Os conteúdos podem ser: Conceituais: O que o aluno deve aprender e conhecer enquanto conceitos.

Conteúdo educacional é todo material que visa levar aprendizado e valor ao público e gerar proximidade com a marca. Especialmente em períodos de crise global, como a pandemia do coronavírus, fortalecer a relação com o consumidor é fundamental. Por isso, videoaulas, ebooks, blog posts e webinars têm grande valor.