O que é trabalhado no 1 ano?

Perguntado por: rxisco5 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Nessa fase são desenvolvidas a comunicação oral e o sistema da escrita alfabética, signos matemáticos, registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço.

5 questões de alfabetização para alunos do 1º ano

  • Escrita de nomes e letra inicial. ...
  • Reconhecimento de palavras e nomes de objetos. ...
  • Nome próprio e quantidade de letras. ...
  • Identificação de sílabas. ...
  • Compreensão leitora e produção de texto.

É no 1º ano que as crianças vão aprender a ler e a escrever, a compreender o que leem e o que ouvem, a falar e a ouvir o outro, a conhecer o mundo e a participar das práticas sociais e culturais.

5 atividades para bebês de 1 ano

  1. Brincando com grãos. Essa primeira atividade para crianças de 1 ano é muito importante para estimular o tato da criança e ajudá-la a criar novas conexões neurais. ...
  2. Rimas. Estimular a fala da criança é muito importante nessa idade. ...
  3. Brincadeiras musicais. ...
  4. Caixas temáticas. ...
  5. Acertar a bola.

Identificar a forma gráfica das palavras que rimam. Considerar que qualquer palavra pode rimar com qualquer palavra. Considerar como rima o inícia das palavras e não só o final.

No 1º ano, você pode conhecer os números naturais, aprender a soma e subtrair, perceber padrões, identificar figuras planas, comparar comprimentos, praticar conteúdos sobre os dias da semana, meses do ano, além de estudar gráficos e pesquisas.

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação. Relacionar o algarismo com a quantidade; Avaliar o aluno, buscando saber se houve aprendizagem.

Veja as 10 competências que são desenvolvidas nesta fase escolar:

  • Conhecimento. ...
  • Pensamento científico, crítico e criativo. ...
  • Comunicação. ...
  • Repertório cultural. ...
  • Cultura digital. ...
  • Autoconhecimento e autocuidado. ...
  • Argumentação. ...
  • Empatia e cooperação.

conhecer o alfabeto;

  • compreender a natureza alfabética do nosso sistema da escrita;
  • dominar as relações entre Pirapemas e fonemas;
  • saber decodificar palavras e textos escritos;
  • saber reconhecer globalmente as palavras;
  • fluência e rapidez na leitura.

O que são as habilidades do processo de alfabetização?

  • Habilidade de compreensão.
  • Vocabulário.
  • Conhecimento das letras.
  • Habilidade de consciência fonológica.

1ª Dica: Tenha definido o gênero textual que você trabalhará. Todo o planejamento da sua aula de produção de textos vai depender dessa definição. Se você vai trabalhar com um gênero específico, trabalhe com a sua turma esse gênero antes de pedir a seu aluno qualquer escrita relacionada a ele.

Na alfabetização, a letra de fôrma é ensinada primeiro do que a cursiva! É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo!

As 5 melhores atividades para ajudar na alfabetização

  • Jogo da memória das letras;
  • Jogo das sílabas;
  • Qual é a palavra;
  • Pescaria dentro da palavra;
  • Ortografia.

Como trabalhar a poesia na escola
O primeiro passo, para alunos e professores, é ler, ler, ler. Ler em voz baixa e alta, reparando na sonoridade, nas imagens, se detendo em um verso, uma palavra, tentando criar imagens, percebendo as metáforas e os silêncios.

Habilidades de leitura a serem analisadas
localizar informações explícitas em um texto; distinguir um fato da opinião relativa a esse fato; estabelecer relações lógica-discursivas presentes no texto; inferir o sentido de uma palavra ou expressão.