O que é TPO alto?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 19 votos

Anti tpo alto: o que pode ser? Quando os índices de Anti-TPO estão elevados é um sinal de alerta para doenças autoimunes da tireoide. As doenças autoimunes são aquelas nas quais o sistema imunológico ataca o seu próprio organismo, como se este fosse um agente estranho.

A peroxidase tireoidiana (TPO) é uma enzima presente nas células da tireoide, que atua na síntese dos hormônios tireoidianos. Em algumas doenças, o sistema imunológico passa a produzir anticorpos que atacam as proteínas da tireoide. Entre esses anticorpos, está o anticorpo antitireoperoxidase (anti-TPO).

Quais são os resultados possíveis para o exame Anticorpos Antiperoxidase? Resultados menores que 5.61 UI/mL estão dentro da faixa normal. Valores acima de 5.61 UI/mL são altos e devem ser interpretados junto com a dosagem de hormônios da tireoide, além dos sintomas. É necessário o acompanhamento médico.

Quando os índices de Anti-TPO estão elevados é um sinal de alerta para doenças autoimunes da tireoide. As doenças autoimunes são aquelas nas quais o sistema imunológico ataca o seu próprio organismo, como se este fosse um agente estranho.

Veja, a seguir, os principais efeitos indesejáveis que esse desequilíbrio na tireoide provoca.

  • Cansaço. ...
  • Lentidão. ...
  • Bócio. ...
  • Perda de cabelo. ...
  • Pele seca e unhas fracas. ...
  • Distúrbios no sono. ...
  • Alteração no funcionamento do intestino. ...
  • Indicadores de autoimunidade.

O exame de tsh é muito importante para avaliar a saúde da tireoide, sendo capaz até mesmo de auxiliar na detecção do câncer.

O tratamento da tiroidite de Hashimoto quase sempre é longo e exige a dosagem do nível dos hormônios algumas vezes por ano. A dose da suplementação do hormônio tireoidiano, chamado levotiroxina, varia de acordo com o grau de deficiência da produção desse hormônio.

Selênio: um antioxidante mestre, ajuda a reduzir os níveis de anticorpos TPO.

Doenças autoimunes da tireoide (DATs) estão entre as mais comuns nos países ocidentais1,2 A Tireoidite de Hashimoto e a Doença de Graves são duas formas comuns de DATs. A tireoidite de Hashimoto é normalmente uma síndrome insidiosa que se apresenta como hipotireoidismo.

(Tireoidite Autoimune)
A tireoidite de Hashimoto acontece quando anticorpos no organismo atacam as células da tireoide – uma reação autoimune. A maioria das pessoas acaba apresentando hipotireoidismo. Normalmente, a pessoa com hipotireoidismo se sente cansada e não tolera o frio.

O diagnóstico da Tireoidite de Hashimoto é feito por meio da dosagem de alguns hormônios no sangue, como TSH, T3, T4 e dos anticorpos antitireoidianos, do exame clínico e da Ecografia de Tireoide com Estudo Dopplerfluxométrico.

Níveis baixos de anticorpos anti-TPO podem ser detectados em indivíduos saudáveis com função tireoidiana normal. A importância clínica desse fato ainda não foi determinada. Os níveis dos anticorpos anti-TPO aumentam em mulheres com tireoidite pós-parto. Essa condição ocorre em 5% a 9% das mulheres no pós-parto.

Por ser uma doença autoimune, o próprio organismo produz anticorpos contra a glândula, o que provoca, inicialmente, sua inflamação e, posteriormente, sua destruição. Isso ocorre porque o corpo identifica o tecido da tireoide como um agente invasor e tenta combatê-lo.

Mulheres que apresentam positividade de anticorpos anti-tireoperoxidase (anti-TPO) têm maior risco de perda gestacional, tanto única quanto recorrente. Além disso, a presença de tais anticorpos é associada a outras complicações da gravidez, incluindo infertilidade, parto prematuro e tireoidite pós-parto.

Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, podendo, também, ser provocada pela falta ou pelo excesso de iodo na dieta.

Ovo – O consumo de ovo, leite e derivados também é recomendado. Porém, a ingestão deve ser feita com cuidado e acompanhamento de um nutricionista, pois pacientes com doença de Hashimoto são mais suscetíveis ao desenvolvimento intolerância à lactose.

De qualquer forma, tanto o hipotireoidismo como o cisto de tireoide não representam causas para aposentadoria antes do tempo.

Hashimoto não afeta ganho ou perda de peso.