O que é total de parada?

Perguntado por: lquarteira2 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

A distância total de parada (DTP) é a soma da distância percorrida durante o tempo de reação com a distância de frenagem.

O que é tempo de parada? O tempo de parada é todo o período de indisponibilidade de um equipamento, seja por uma falha técnica, quebra ou qualquer outro fator que impeça que ele seja utilizado.

De acordo com Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, distância de frenagem é aquele espaço percorrido pelo veículo, desde que se pisa no freio até a parada total do veículo. “A partir do acionamento dos freios, o veículo começa a desacelerar, percorrendo a distância de frenagem”, explica.

O CTB, em seu anexo I, estabelece que “parada é a imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros”.

As definições, segundo o Anexo I do CTB, são as seguintes:
ESTACIONAMENTO – imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.

Assim, você na ultrapassagem tem que retornar à faixa de origem. Já a passagem por outro veículo é o movimento de passagem à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade, mas em faixas distintas da via.

Ação de parar. Lugar onde pára regularmente um veículo. Pausa, interrupção.

Uma boa maneira de calcular o tempo de viagem de carro é fazer uma conta simples: dividir a velocidade média/hora pela distância (km).

A Parada Programada é uma intervenção necessária para garantir a segurança das plantas industriais, das pessoas, comunidades e recompor a capacidade de produção dos equipamentos dos clientes, atendendo os requisitos legais e normativos.

É frenagem ou freagem? O mais adequado é usar o termo “frenagem”, pois diz respeito ao processo, ato ou efeito de frear.

Ele é, de forma resumida, qualquer ocorrência inesperada que o seguro cobre. No caso de um seguro de automóvel que cobre furtos e roubos, se o veículo do segurado for furtado ou roubado, então, essa ocorrência vai ser um sinistro. O sinistro é qualquer ocorrência, acidente ou até mesmo imprevisto que possa acontecer.

Ou seja, ela define alguém que deveria ter capacitação específica para realização da atividade, mas não tem, por inexperiência ou por despreparo. No caso dos motoristas, que são habilitados e passaram por treinamento, a imperícia, normalmente, está relacionada à falta de prática na atividade.

Com o carro alinhado ao meio-fio, acelere mantendo o ponteiro do conta-giros entre o 2 e 3, solte a embreagem até o ponto da meia embreagem e pare o veículo sem usar o freio. Mantenha a aceleração entre 2 e 3 e solte a embreagem até a meia altura para parar o veículo.

Quando há sinalização de permitido embarque e desembarque, o carro pode parar somente pelo tempo necessário para este fim. “Pessoas com dificuldade de locomoção vão precisar de um tempo maior, que sempre será respeitado.

“Guarde uma margem para imprevistos. E, em frenagens normais, como um semáforo que fechou à frente, pise no pedal de forma suave e vá reduzindo as marchas”, recomenda Manzini. Também é preciso ficar atento às situações que reduzem a aderência do piso e aumentam a distância de frenagem - como ondulações, chuva ou óleo.

Qual a multa de parar na calçada? O valor da multa de parar na calçada é de R$88,38 e ainda 3 pontos na CNH. Desde abril de 2021 o limite de pontos da CNH no Brasil teve uma grande mudança. Antes eram 20 pontos, mas o limite mudou e pode chegar até a 40 pontos dependendo de quantas e quais infrações forem cometidas.

Faltas eliminatórias
Avançar a via preferencial; Provocar acidente durante a realização do exame; Exceder a velocidade regulamentada para a via; Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima.

Diminua a velocidade, com antecedência, usando o freio e, se necessário, reduza a marcha antes de entrar na curva e de iniciar o movimento do volante; Comece a fazer a curva com movimentos suaves e contínuos no volante, acelerando gradativamente e respeitando a velocidade máxima permitida.

Ultrapassar pela direita, salvo quando o veículo da frente estiver colocado na faixa apropriada e der sinal de que vai entrar à esquerda: Infração - média; Penalidade - multa.