O que é torque de frenagem?

Perguntado por: uconceicao . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

A frenagem por vetorização de torque é uma função adicional do sistema de freio ABS. Antes que a tecnologia passasse a ser adotada, a função de apaziguar os ânimos de motoristas mais afoitos ficava a cargo do controle de tração e estabilidade.

Para frear o movimento de um veículo, é preciso que haja um atrito nas rodas, para reduzir ou parar bruscamente quando necessário. Quando fazemos uma carga no pedal do freio, esta passa para o servo freio e em seguida o cilindro mestre, é onde fica o fluido de freio.

O fluido de freio é o responsável por transmitir a força do pedal até as rodas. Diferentemente do óleo do motor, ele não baixa. Portanto, se você notar que está abaixo do nível mínimo no reservatório, procure um mecânico.

O resistor de frenagem pode ajudar a reduzir o consumo de energia em sistemas de acionamento, convertendo a energia cinética do movimento do motor em energia térmica, que geralmente é dissipada no ambiente.

Frenagem de emergência: o que fazer na hora? Como vimos, sem o sistema ABS é totalmente contraindicado “pisar com tudo” no freio. Isso porque os freios comuns demoram mais para agir e geram os efeitos indesejáveis do travamento das rodas. E da consequente perda de controle da direção do carro.

De acordo com Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, distância de frenagem é aquele espaço percorrido pelo veículo, desde que se pisa no freio até a parada total do veículo. “A partir do acionamento dos freios, o veículo começa a desacelerar, percorrendo a distância de frenagem”, explica.

O sistema de freios do tipo ABS (Antilock Brake System – Sistema de freio antibloqueio) é mais eficiente que os freios convencionais, a tambor ou a disco, pois não travam as rodas, o que evita o deslizamento dos pneus sobre o asfalto.

Distância de Reação (DR): É aquela que o veículo percorre desde o momento em que você vê a situação de perigo até o momento em que pisa no freio, ou toma alguma atitude. Distância de Frenagem (DF): É aquela que o veículo percorre depois de você pisar no freio até o momento da imobilização total do veículo.

A velocidade de um corpo nos diz quão rapidamente ele se move. A aceleração nos diz com que rapidez a velocidade muda. A aceleração é a mudança de velocidade dividida pelo tempo. A palavra “aceleração” aplica-se tanto para o aumento quanto para a diminuição da velocidade.

O pistão recebe do pedal uma força de 10 Kgf, logo de acordo com a fórmula de pressão, a pressão aplicada no fluído de freio será de 5 Kgf / cm².

Tipos de freio: veja quais são e seu funcionamento

  • Freio de mão. Este é o tipo de freio mais conhecido, chamado também de freio de estacionamento ou freio mecânico. ...
  • Freio ABS. ...
  • Freio a tambor.

Sabendo disso, o mais ideal para uma frenagem correta é inclinar o corpo um pouco para trás, tentando deixar o peso no centro da moto, equilibrando o atrito.

Para o correto dimensionamento do resistor de frenagem deve-se levar em consideração alguns dados da aplicação como: · Tempo de desaceleração desejado; · Inércia da carga; · Ciclo de frenagem.

Freio ou embreagem: qual pedal pisar primeiro para parar o carro sem desligar o motor? Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros.