O que é tórax de barril?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Destina-se a conservar ou transportar algo, especialmente líquidos, como bebidas e petróleo. Atualmente, pode ser feito de metal ou de plástico.

Tórax em tonel/barril: caracterizado pelo aumento do diâmetro anteroposterior; comum em pacientes com DPOC.

O tratamento é com broncodilatadores, corticoides e, se necessário, oxigênio e antibióticos. Utilizam-se procedimentos de redução do volume pulmonar ou transplante de pulmão na doença avançada. A sobrevida na DPOC está relacionada com a gravidade da limitação ao fluxo de ar e com a frequência das exacerbações.

Os principais sintomas da DPOC são: falta de ar aos esforços, que pode progredir até para atividades corriqueiras como trocar de roupas ou tomar banho; pigarro, tosse crônica, tosse com secreção e que piora pela manhã são sintomas comuns.

Lembrando que um índice de saturação considerado normal está geralmente acima de 95%. As exceções nesse caso são pessoas portadoras de deficiências respiratórias crônicas, como DPOC ou asma. Para elas, a saturação pode oscilar em torno de 90%, sendo considerada normal ainda assim.

Em condições normais, a expansão torácica respiratória é igual em regiões simétricas. Pode-se apresentar com maior ou menor amplitude, dependendo da elasticidade torácica e da eficiência da massa muscular respiratória, assim é uniformemente diminuída no enfisema pulmonar.

Doenças do Tórax

  • Câncer de Pulmão.
  • Nódulo Pulmonar.
  • Derrame Pleural.
  • Hiperidrose.
  • Pneumotórax.

AVALIAÇÃO DA EXPANSIBILIDADE TORÁCICA
Iniciar o exame pelos ápices e ir deslocando as mãos em direção às bases. Pousar as mãos espalmadas sobre as regiões a serem examinadas, de tal modo que os polegares se toquem levemente, em ângulo quase reto. Os demais dedos encostam levemente no tórax, levemente fletidos.

RADIOGRAFIA SIMPLES NA DPOC
Os achados de enfise- ma na radiografia incluem aumento da transparência pulmonar, caracterizada por hiperinsuflação (Figura 5), presença de bolhas e alterações vasculares.

Fundamental para o diagnóstico da doença, o raio X na pneumonia tem características específicas. Opacidade e consolidação pulmonar estão entre os sinais mais comuns de quadros inflamatórios pulmonares nas imagens radiográficas.

De forma geral, os sinais mais comuns de DPOC são:

  1. Falta de ar ou dificuldade para respirar.
  2. Tosse persistente.
  3. Presença de muco.
  4. Chiado no peito.
  5. Falta de energia.

Muitos casos de DPOC são devidos ao tabagismo, seja por ser fumante ativo ou passivo. E mesmo que você tenha parado de fumar, a exposição à fumaça do cigarro pode causar um surto ou piorar seus sintomas. Para manter seu sistema respiratório saudável, você deve evitar fumar e manter sua casa livre de fumo.

DPOC leve = OURO 1 (maior ou igual a 80% FEV1) DPOC moderada = OURO 2 (50-80% FEV1) DPOC grave = OURO 3 (20-50% FEV1) DPOC muito grave = OURO 4 (menos de 30% FEV1)

Crise de DPOC
Uma crise (ou exacerbação) de DPOC é um agravamento de sintomas, geralmente tosse, aumento da produção de catarro e falta de ar. A cor do catarro muitas vezes muda para amarelo ou verde; às vezes, ocorrem febre e dores no corpo.

Na pessoa que tem DPOC ocorre uma inflamação crônica dos brônquios (bronquite crônica) e uma destruição dos alvéolos, que são as células que formam os pulmões, o que origina o enfisema pulmonar (foto). A DPOC tem evolução progressiva e irreversível.

Formoterol e beclometasona (Fostair) Salmeterol e fluticasona (Seretide) Formoterol e Budesonida (Foraseq, Alenia, Symbicort, Vannair)

O diagnóstico de DPOC pode ser um alerta para que o paciente tenha um estilo de vida mais saudável. A doença pode não ter cura, mas existem cuidados que controlam os sintomas e possibilitam viver bem com a DPOC. Uma das formas é combater a progressão da DPOC com a inclusão de hábitos saudáveis na rotina.

2 – Após ser diagnosticado com DPOC grave, quanto tempo a pessoa tem de vida? Não é possível estabelecer um limite de tempo que um portador da doença pode viver. Mesmo nos casos mais graves, se realizar o tratamento adequado e adotar hábitos saudáveis, é possível ter uma vida plena.

O Exame Raio-X de Tórax 2 Incidências (Pa Perfil) solicitado para identificar e/ou avaliar patologias na região do tórax. Entre as mais comuns estão: Fraturas. Pneumonia.