O que é tomar banho de pipoca?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

O banho de pipoca, um ritual de purificação do sincretismo religioso, atrai fiéis do catolicismo e do candomblé à igreja de São Lázaro e São Roque às segundas-feiras. Mães de santo se postam em frente à igreja para dar o banho a quem pedir (dar um trocado para eles é suer bem vindo).

Na Umbanda, um dos diretores da liturgia da casa, Luís Mongelli, explica que a pipoca é usada nas oferendas para o orixá Obaluayê. "Os banhos de pipoca são rituais importantes e poderosíssimos, pois está relacionado a cura. Em banhos de cura e harmonização as pipocas são estouradas sem óleo e sem sal", descreve.

Banho para descarrego com pipoca
Após seu banho de costume, pegue um punhado de pipoca em esfregue todo o seu corpo (do pescoço para baixo). Na sequencia retire o excesso mas não enxague. Durma com essa energia que lhe trará descarrego energético. Ao levantar, tome um banho normalmente.

Na simbologia cristã, o milagre do milho de pipoca está representado pela morte e ressurreição de Cristo: a ressurreição é o estouro do milho de pipoca. É preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro. “Morre e transforma-te!” — dizia Goethe.

“Sou de candomblé e de Xangô Ayrà, uma qualidade de Xangô que só usa branco, e tudo que é feito pra ele é no azeite doce, não no de dendê. E a pipoca já não é comida para Xangô. Pipoca é comida de Omolu, que tem uma certa distância", explicou.

Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.

Banho de manjericão
Abafe o ritual por cerca de 20 minutos e coe. Vá até o banheiro e tome seu banho higiênico diário. Depois, pegue o banho de girassol e despeje por todo corpo, atraindo dinheiro e prosperidade para o ano que vai chegar. Deixe seu corpo secar naturalmente.

Este poderoso banho de Omulu, feito com suas ervas, concentra as energias do Orixá da saúde, da doença e da morte. Com o axé dessas ervas atuando em seu favor, assim, sendo muito bom para a eliminação de energias negativas e para a retirada de impurezas de nosso espírito e corpo.

Como fazer
Estoure os milhos de pipoca sem sal com pouco óleo. Espalhe essa pipoca pelo chão de todos os cômodos da casa, iniciando pelo cômodo mais longe da porta de saída. Durante esse procedimento, mentalize a pipoca absorvendo toda energia negativa. Aguarde por 15 minutos.

Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.

Os filhos de Omulu são seres telúricos, calados, firmes, amparadores, rigorosos e resolutos. Gostam e se esforçam para ter segurança e não são dados a correr riscos. São ambiciosos, combativos, constantes e não esperam que os outros lutem por eles.

Banho Obaluaê contém as seguintes ervas: manjericão, arruda, boldo, graviola, cana do brejo e lágrima de nossa senhora. Coloque as ervas em 2 litros de água, depois leve ao fogo e deixe ferver por no máximo 3 minutos.

Nos dias de oferenda, o grão de milho e a pipoca sempre foram os protagonistas de cerimônias como a Sabajé, consagrada a Obaluaiê e Omolu, orixás das enfermidades contagiosas e de pele, onde o milho atua como potência de força, paz e cura.

“Eu sou do candomblé e o meu Xangô segue uma linha branca e tudo que deve ser oferecido a ele não pode ser preparado com azeite de dendê, mas sim com azeite doce. Também tem o fato de pipoca nem ser comida de Xangô.”.

Abaluaiê, Obaluaê, Omulu ou Xapanã são as diversas nomes deste Orixá tão temido por ser o Orixá da morte e da cura. Abaluaiê é o responsável por encaminhar as almas ao mundo dos mortes. É o Orixá que possui o conhecimento e a domínio sobre as perdas, as doenças e as pestes, sendo o responsável pelas transformações.

O banho de pipoca, um ritual de purificação do sincretismo religioso, atrai fiéis do catolicismo e do candomblé à igreja de São Lázaro e São Roque às segundas-feiras.

A cabeça é um lugar sagrado, é onde fica o Orí e a maior concentração de energia da pessoa (Eledá, Axé do Orixá pai/mãe de cabeça). Só os pais ou mães de santo devem colocar a mão na cabeça da pessoa porque é perigoso e pode deixar muito vulnerável.

Pimenta que é uma comida muito... que pertence a Exu, então, quando você é iniciado, você deve se abster de pimenta por um tempo porque quem tá reinando na sua cabeça é um nkisi, então se você comer pimenta, de alguma forma, você aproxima a energia de Exu para você.

Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.