O que é Tod em psicologia?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

O que é transtorno desafiador opositivo? O transtorno desafiador opositor (TOD) geralmente acontece durante a fase da infância. A criança que tem o transtorno desafiador opositor (TOD) apresenta comportamentos caracterizados por agressividade, raiva, desobediência, provocação e ressentimento.

TOD pode variar em gravidade:

  • Suave. As características ocorrem apenas em um ambiente, como apenas em casa, escola, trabalho ou com colegas.
  • Moderado. Algumas características ocorrem em pelo menos duas configurações.
  • Forte. Algumas características ocorrem em três ou mais configurações.

Existem diferentes maneiras de ensinar uma criança com TOD de como lidar com seus sentimentos e emoções. Você pode ensinar sobre as emoções, por exemplo, com jogos terapêuticos, livros, brincadeiras, teatro, desenhos.

Afirma também que “crianças e adolescentes com TOD estão sob risco aumentado para uma série de problemas de adaptação na idade adulta, incluindo comportamento antissocial, problemas de controle de impulsos, abuso de substâncias, ansiedade e depressão” (APA, 2013.

Os dados obtidos nas pesquisa aqui realizadas demonstraram que o medicamento mais utilizado e que possui maior eficácia no tratamento do TOD é a risperidona, um antipsicótico atípico, que possui como mecanismo de ação o bloqueio Page 8 91 Id on Line Rev. Mult. Psic. V.14 N. 53, p. 84-94, Dezembro/2020 - ISSN 1981-1179 ...

O transtorno desafiador opositor (TOD) geralmente acontece durante a fase da infância. A criança que tem o transtorno desafiador opositor (TOD) apresenta comportamentos caracterizados por agressividade, raiva, desobediência, provocação e ressentimento.

, o TOD é definido como: Um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou índole vingativa com duração de pelo menos seis meses (DSM-5)2.

Diagnóstico de TOD
Não existem exames que possam diagnosticar TOD, por isso o diagnóstico é chamado de clínico, que é quando o médico chega a ele a partir da história e dos sintomas do paciente.

Dicas sobre jogos para transtorno desafiador opositivo

  • Jogos de desenho para contar sobre a semana ou o dia – as regras.
  • Jogos para transtorno desafiador opositivo que trabalhem com o controle inibitório.
  • Jogo sem controle.
  • Jogos de celular com base em estimulação cognitiva das funções executivas.

O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) é uma condição bastante comum na infância e pode ser uma comorbidade associada ao autismo. Sendo assim, as duas condições podem aparecer ao mesmo tempo na pessoa.

Importante ressaltar que os médicos procuram, geralmente, preocupar-se com a medicação como o primeiro passo no combate aos distúrbios que o TOD exerce no quesito comportamental da criança. A prescrição de medicamentos visa reduzir a agressividade e o excesso de raiva que atingem os pacientes.

Os pais devem tratar a criança com respeito e dignidade, sendo mais parceiros e menos diretores de operações, que distribuem tarefas e deveres sem proporcionar prazer, contato visual, companhia e parceria.

O tratamento para o TOD se baseia em trabalhar e desenvolver os comportamentos adequados, para que assim a criança consiga ter uma vida social, familiar e escolar mais tranquila. Assim, o primeiro passo deve ser a procura de um neurologista ou psiquiatra infantil, para que seja realizado um diagnóstico preciso.

Transtorno opositor desafiador (TOD) pode ter cura sim, principalmente se o tratamento for iniciado de forma precoce.

As crianças com TOD sentem remorso, além de reagirem com muita emoção. Elas podem chorar, se irritar e fazer birra facilmente quando são contrariadas. Com a frequência dessas condutas, as relações interpessoais da criança na escola, o seu desempenho escolar e o convívio com a família são impactados negativamente.

Qual a prevenção e tratamento para o TOD? Não há maneira garantida de prevenir o transtorno opositivo desafiador. No entanto, um bom relacionamento familiar e um tratamento precoce podem ajudar a melhorar o comportamento e evitar que a situação piore.

A criança com TOD se irrita com mais facilidade, é vingativa, não sabe tolerar o sentimento de frustração, além de ter um comportamento desafiador. Já a criança com TDAH é impulsiva, tem dificuldade de prestar atenção, mas também pode ter um hiperfoco, além da dificuldade para controlar movimento e ações.

A melhor forma de lidar com isso é segurar-lhe as mãos, agachar-se junto dela e falar com muita doçura para que a criança perca a coragem de prosseguir com o ato pensado anteriormente. Por isso é aconselhável nunca debater com o pequeno para evitar situações que só trarão muito desgaste aos dois, principalmente a você.

Pessoas com TDAH têm direito a algum benefício? Não há benefício previdenciário especificamente para o portador desse tipo de transtorno. Todavia, o portador pode solicitar o BPC/LOAS, um tipo de benefício assistencial pago pelo Governo, por meio do INSS.

As melhores atividades de alfabetização para crianças com TDAH

  1. Tarefas de raciocínio. ...
  2. Ouvir músicas e fazer leituras em voz alta. ...
  3. Teatro e faz de conta. ...
  4. Desenhos e textos. ...
  5. Incentivo e acompanhamento. ...
  6. Faça uso de vídeos, imagens e animações visuais.