O que é TMA e TMO?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 31 de maio de 2023
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Os indicadores de call center mais importantes são, em geral, o tempo médio de atendimento (TMA), de espera (TME) e operacional (TMO). O TMA serve para calcular o tempo médio total dos atendimentos da equipe, dando ao gestor um importante dado para avaliação do tempo necessário para cada procedimento.

TMA e TME são siglas muito conhecidas quando estamos falando de atendimento ao cliente. Elas são indispensáveis na gestão do seu time e servem como parâmetro para entender como ele está se desenvolvendo. Ter essas métricas bem definidas é importante para que você tome decisões mais assertivas na gestão da sua equipe.

Como calcular o tempo médio de atendimento (TMA)?
Basta somar todos os tempos de espera de atendimento e dividir pelo número de chamados atendidos. TMA = tempo de conversa + tempo total em espera + tempo after call work / total de chamados atendidos.

Tempo Médio de Atendimento (TMA) e Tempo Médio de Viagem (TMV)

O sangue é coletado por meio de uma punção venosa periférica — como se fosse uma coleta de sangue normal —, a máquina de aférese capta somente as células-tronco, e o restante é devolvido ao doador. Outra possibilidade para doação é específica para gestantes, que podem ceder o cordão umbilical para o procedimento.

Neste caso, a TMA é de 14% que é o custo de abrir mão dessa aplicação. No entanto, se o investimento virá de um credor, você pode usar a taxa Selic como base. Assim, a TMA deve ser decidida pela empresa e seus gestores com base nos índices de mercado.

A TMA funciona como uma taxa de desconto, refletindo o custo de oportunidade do capital investido. Essa taxa representa o mínimo retorno que os investidores exigem para justificar o risco associado a um determinado projeto ou investimento.

Para que sirva como parâmetro de viabilidade econômica, a TMA deve ser analisada em conjunto com a Taxa Interna de Retorno (TIR). A relação é simples: o investimento será considerado viável quando a TIR for maior que a Taxa Mínima de Atratividade, pois isso fará com que o Valor Presente Líquido (VPL) se torne positivo.

Os KPIs de call center podem acompanhar a produtividade, os custos da operação, a eficiência das tecnologias empregadas, a gestão dos Recursos Humanos — tudo isso de acordo com as estratégias traçadas pela companhia.

7 métricas de atendimento para conhecer e dominar!

  • Tempo Médio de Atendimento (TMA)
  • Tempo Médio de Espera (TME)
  • Taxa de retenção de clientes.
  • Net Promoter Score (NPS)
  • Performance dos canais.
  • Customer Satisfaction Score (CSAT)
  • Taxa de Abandono.

Descobrindo se um investimento vale a pena: TMA e TIR
Existem vários indicadores de retorno e risco que demostram de forma clara e objetiva qual a melhor opção de investimento. A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) são os mais utilizados no mercado.

Como reduzir o TMA no call center?

  1. Mantenha o cadastro de clientes atualizado. ...
  2. Faça com que os agentes ouçam as gravações de seu atendimento. ...
  3. Revise periodicamente seu atendimento eletrônico. ...
  4. Faça uma análise da taxa de abandono. ...
  5. Retornar uma ligação perdida para o mesmo agente. ...
  6. Ter uma ferramenta de CTI eficaz.

O TMS ajuda a melhorar o controle do processo logístico das empresas. Com ele, é possível administrar os custos de cada operação e controlar a cadeia de transporte de ponta a ponta.

Por esse motivo, considerando todos esses custos, é possível se chegar a um valor aproximado de R$ 300 mil.

Nursing. Pediatrics. Bone marrow transplant. O transplante de medula óssea (TMO) é um procedimento que vem sendo utilizado no tratamento de doenças que prejudicam o funcionamento da medula óssea, que antes eram consideradas incuráveis.

Uma TIR maior que a TMA indica a viabilidade de um projeto, TIR que se iguala aTMA, ficando sob decisão do investidor a decisão de realizá-lo e em último caso quando a TIR é inferior a TMA indicando a inviabilidade do investimento.

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