O que é TMA é Tir?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A TMA corresponde à porcentagem mínima que o investidor está disposto a receber, ou o máximo que alguém se propõe a pagar em determinado financiamento. Veja como funciona a sua relação com a TIR: Quando a TIR excede a TMA, isso significa que o projeto é viável.

A taxa interna de retorno (TIR) é uma medida financeira utilizada para calcular o retorno de um investimento. Ela é a taxa de desconto que torna o valor presente líquido (VPL) do investimento igual a zero.

Como dissemos anteriormente, a taxa mínima de atratividade indica um retorno mínimo para que um investimento valha a pena para um investidor. Isso significa que a TMA é única para cada pessoa, e não existe fórmula matemática para calculá-la, pois pode variar com o tempo.

Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável. Caso seja maior que 13,1% o mesmo deverá ser rejeitado.

Uma das maiores vantagens de utilizar a TIR é a sua facilidade de interpretação. Além disso, ao trazer a valor presente o fluxo de caixa futuro, ela está considerando o valor do dinheiro no tempo. Por outro lado, a TIR não se aplica a fluxos de caixa mais complexos.

Quanto maior a TIR, mais promissor é o investimento.
No fim, a conclusão é muito parecida com a do VPL, mas saber calcular a TIR abre novas possibilidades de análise na comparação entre dois ou mais investimentos.

A fórmula para calcular o TMA (Tempo Médio de Atendimento) é bem simples: some todos os tempos de espera e de conversa e divida pelo número de chamados. Vale lembrar que o tempo de espera compreende todo aquele em que o cliente continua em contato, incluindo as transferências entre atendentes.

A TIR é ainda mais específica que o VPL, calculado o percentual de retorno considerando o menor valor para a realização do projeto. Ou o TMA. Caso a TIR se apresente maior que o TMA, mostra que o investimento é positivo e, consequentemente trará lucro certo ao investidor.

12,35%. ao ano patamar mais baixo desde junho de 2022.

Basicamente, a fórmula padrão para calcular o retorno do investimento é: ROI = (Receita – Custo do Investimento) / Custo do Investimento. Isso significa que o retorno foi de três vezes o custo do investimento. Se quisermos pensar em forma de porcentagem é só multiplicar o resultado deste cálculo por 100.

Neste caso, a TMA é de 14% que é o custo de abrir mão dessa aplicação. No entanto, se o investimento virá de um credor, você pode usar a taxa Selic como base. Assim, a TMA deve ser decidida pela empresa e seus gestores com base nos índices de mercado.

A Taxa Mínima de Atratividade é um conceito muito importante aplicado na análise de investimentos. Trata-se de uma taxa de juros que representa o mínimo que o investidor se propõe a ganhar quando aplica seus recursos, ou o máximo que uma entidade está disposta a pagar quando faz um financiamento.

Para muitos especialistas, a melhor e mais apropriada TMA é a taxa do custo de capital. Sabemos que as empresas podem se financiar através de capital de terceiros, capital próprio e de reinvestimento de lucro.

Relação entre a TIR e a Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
Quando a TIR excede a TMA, isso significa que o projeto é viável. Quando a TIR fica abaixo da TMA, isso significa que o projeto deve ser rejeitado. Quando a TIR é igual à TMA, cabe aos investidores analisarem e decidirem se seguirão ou não com o projeto.

Caso o resultado desta métrica retorne um valor negativo, isso significa que o fluxo de caixa do investimento está alterando entre positivo e negativo durante a duração do projeto. Uma TIR negativa é um indicativo de um fluxo de caixa mais complexo, o que pode tornar esta métrica menos útil.

A análise da Taxa Interna de Retorno é feita através da comparação com a Taxa Mínima de Atratividade (TMA). Esta taxa serve como um indicador do percentual mínimo de retorno que um projeto deve proporcionar, para que ele seja considerado como vantajoso.

Para se chegar a decisão mais coerente, é essencial que a TIR seja calculada para, entre elas, encontrar a proposta que oferecer maior taxa interna de retorno em relação à taxa de atratividade mínima. Quanto mais alta a TIR, mais indicado o investimento.

Qual é a diferença entre a TIR e Rentabilidade
A TIR leva em consideração os diversos aportes feitos ao longo do tempo, enquanto a rentabilidade é uma representação apenas da data inicial do investimento da sua carteira e o momento final.

VPL Negativo = despesas maiores que as receitas, ou seja, o projeto é inviável; VPL Positivo = receitas maiores que as despesas, ou seja, o projeto é viável; VPL Zero = receitas e despesas são iguais, ou seja, a decisão de investir no projeto é neutra.

Vamos imaginar que a TIR seja um valor qualquer entre 1% e 5%. Portanto, vamos substituir a TIR por esses valores na fórmula. Para TIR = 1% temos: VPL = 0 = – 200.000 + 100.000/(1+0,01) + 110.000/(1+0,01)2 = 6,84.

O que é e como funciona TIR
Caso a TIR seja menor do que a TMA, não fará sentido a empresa realizar o investimento e seria mais interessante aplicar os R$ 300 mil em títulos públicos. Caso contrário, o investimento é economicamente viável.

Continuar lendo O que é TMA e TMO?