O que significa tireoide com Ecotextura heterogênea?

Perguntado por: hbelem . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Ecotextura. A textura da tireóide pode ser homogênea ou heterogênea. Pode ser difusamente heterogênea, o que indica alguma doença sistêmica da glândula, como a tireoidite de Hashimoto ou a doença de Graves, ou heterogênea às custas de vários nódulos.

A tireóide normal é uma estrutura homogênea na qual, com muita freqüência, observamos a formação de nódulos. Nódulos maiores que 1,0cm costumam ser detectados clinicamente pela palpação. Um exame cuidadoso pode demonstrar a presença de nódulos em, pelo menos, 4% da população.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

A textura da tireóide pode ser homogênea ou heterogênea. Pode ser difusamente heterogênea, o que indica alguma doença sistêmica da glândula, como a tireoidite de Hashimoto ou a doença de Graves, ou heterogênea às custas de vários nódulos.

Índice

  1. Índice.
  2. A Tireoide.
  3. Hipotireoidismo.
  4. Hipertireoidismo.
  5. Tireoidite Aguda (Supurativa, Piogênica ou Bacteriana)

1. Ecotextura. Revestimento mineral natural para paredes, isento de elementos derivados de petróleo, à base de silicato de potássio, agregados selecionados e aditivos especiais. "ecotextura apresenta excelente rendimento e não requer alteração nos métodos de aplicação das texturas tradicionais."

O tratamento das alterações da tireoide é feito basicamente com a administração de medicamentos para regularizar o funcionamento da glândula. Em caso de nódulos, pode ser necessária a cirurgia para retirada parcial ou total da tireoide.

Um dos passos mais importantes do diagnóstico é determinar se o nódulo na tireoide é benigno ou maligno. Para isso, o endocrinologista deverá solicitar testes de imagem como ultrassonografia e cintilografia. Além disso, uma biópsia será capaz de identificar a gravidade da lesão.

Inchaço na região do pescoço; Agitação, nervosismo e ansiedade; Fraqueza muscular. Aumento da frequência cardíaca (coração acelerado) e hipertensão arterial.

O tamanho normal da tireoide varia de acordo com idade, sexo e peso do indivíduo. Mulheres têm tireoides entre 10 e 15 mL e homens entre 12 e 18 mL. Volumes de tireoide maiores que esses são definidos como bócio.

O nódulo é maligno (canceroso) ou suspeito para malignidade:
Resultado obtido em cerca de 7% das biópsias e, na maioria das vezes, é devido ao carcinoma papilífero, que é o tipo mais comum de câncer de tireoide. Esses diagnósticos geralmente exigem remoção cirúrgica da tireoide.

Cerca de 10% dos nódulos de tireoide são malignos e quando diagnosticados precocemente, as chances de cura são de cerca de 95%”, conta o Dr. Erivelto Volpi, cirurgião de cabeça e pescoço do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

De uma forma geral, apenas nódulos maiores do que 1,0 cm (um centímetro) são candidatos para punção. Mas nem todo nódulo desse tamanho precisa ser puncionado. Conforme o grau de suspeita, os limites de tamanho do nódulo para indicar punção podem variar, podendo chegar até 2,5 cm (dois centímetros e meio).

Um nódulo na tireoide é considerado grande quando quando passa de dois centímetros ou quando outros nódulos aparecem e se somam em tamanho. Alguns dos sinais para saber se ela está grande e causa prejuízo ao bem estar é se a dificuldades para respirar ou engolir, tosse e rouquidão.

O resultado do ultrassom de tireoide podem auxiliar no diagnóstico de diversas doenças, tais como o bócio, cisto e nódulos e até mesmo tumores. Sendo também indicado como exame complementar para os pacientes que possuem hipertireoidismo, hipotireoidismo, doenças autoimunes.

Sintomas dos nódulos na tireoide

  • Sensação de caroços ou aperto no pescoço;
  • Dor na parte da frente do pescoço e/ou nos ouvidos;
  • Rouquidão ou mudança no timbre da voz;
  • Dificuldade para respirar e engolir;
  • Tosse incessante, que não seja proveniente de uma gripe.