O que é tipologia textual dialogal?

Perguntado por: hfogaca6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O texto dialogal é baseado na construção de um diálogo e, portanto, necessita de, no mínimo, dois interlocutores, criando uma espécie de texto “cogerido”, construído à base da integração de turnos entre esses interlocutores.

Os tipos textuais mais conhecidos são: narrativo. descritivo. dissertativo.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo. Gêneros textuais (romances, poemas, relatórios, e-mails, teses, verbetes etc.) são compostos por tipos textuais.

A sequência dialogal é a mais comum das sequências textuais, porque funciona como a “espinha dorsal” de vários gêneros orais do dia a dia, como a conversa informal, o debate e a entrevista. Também pode, é claro, assumir forma escrita e surgir nos contos, nos romances e nas piadas.

tipologia descritiva (descrição): descrever uma pessoa, um objeto, um local, um acontecimento. tipologia dissertativa (dissertação): defender uma ideia e expor uma opinião através de argumentações. tipologia expositiva (exposição): apresentar um conceito, uma ideia, ou informar sobre algo.

Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.

Os tipos textuais são divididos em cinco: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo, injuntivo.

Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.

O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.

Os tipos textuais são caracterizados por propriedades linguísticas como tempos verbais, vocabulário, construções frasais, entre outros elementos. Ou seja, podemos afirmar que o tipo textual está relacionado a forma como o texto se apresenta.

Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

Exemplos de gêneros textuais dissertativos:

  • Editorial Jornalístico.
  • Carta de opinião.
  • Resenha.
  • Artigo.
  • Ensaio.
  • Monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Os gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa. Diferente dos tipos textuais, os gêneros textuais não têm uma estrutura limitada e definida, logo, eles são bastante diversos.