O que é tímido retraído?

Perguntado por: imatos . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

[Figurado] Que, por timidez, se isolou do convívio social; que demonstra desconfiança e discrição; discreto ou tímido.

2 estranho. 3 acanhado, calado, casmurro, encaramujado, encolhido, esquivo, macambúzio, murcho, recolhido, reservado, solitário, tímido.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Como vencer a timidez?

  1. Aceitar-se do jeito que você é Quando a pessoa se aceita como tímida, o sentimento deixa de ser um tabu. ...
  2. Forçar-se. ...
  3. Transformar a timidez em um sentimento a seu favor. ...
  4. Sair da zona de conforto. ...
  5. Aprender uma segunda língua. ...
  6. Divertir-se consigo mesmo. ...
  7. Respeitar-se.

A maioria das pessoas já se deparou com gente tímida. Mas o que poucos sabem é que, às vezes, essa timidez diante do contato social gera sofrimento tão profundo e paralisante que a pessoa se retira do convívio e torna-se reclusa, sem conseguir trabalhar ou ter relacionamentos íntimos.

1 encabulado, acanhado, bisonho, canhestro, constrangido, embaraçado, encafifado, encalistrado, encolhido, envergonhado, escabreado, inibido, introvertido, pejoso, retraído, vexado, zopeiro.

Não existe um medicamento para isso, já que não se trata de nenhum transtorno, porém ela pode ser trabalhada através da terapia com um trabalho de desenvolvimento das habilidades sociais, da assertividade e da autoestima. Indico a terapia cognitivo-comportamental.

O contrário de retraído é: 1 extrovertido, expansivo.

verbo intransitivo Andar para trás, retroceder, dar marcha a ré. Perder terreno; retirar-se (falando-se de tropas em campanha). Desistir de um propósito. Fugir a compromisso.

verbo pronominal Recolher-se em si mesmo, concentrar-se; não manifestar o que pensa, pôr-se de sobreaviso; mostrar timidez, tornar-se retraído. Retirar-se, ausentar-se, furtar-se, afastar-se: retrair-se do mundo.

A principal vantagem da timidez é o seu poder de regulação ao nível da interação social. Bem usada, a timidez pode até ser uma vantagem competitiva, já que, dizer abertamente tudo o que se pensa e sente pode ser desadequado nalgumas situações sociais. Por outro lado, a timidez pode ser atraente na relação homem-mulher.

"A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

Como diferenciar timidez e autismo? Uma criança tímida costuma evitar o contato visual, se esconder atrás dos pais e não participar de brincadeiras com outras crianças. Da mesma forma, uma criança com autismo pode não falar, olhar para outras pessoas ou brincar com seus colegas.

A timidez é definida por alguns manuais de psiquiatria como uma condição complexa, que abrange desde a sensação de desconforto até algum tipo de medo irracional quando nos vemos diante de certa situação de socialização. Alguns autores defendem que a timidez esteja inclusive ligada à origem de alguns ataques de pânico.

As pessoas tímidas geralmente têm maiores dificuldades para dar opiniões e dizer o que pensam. Sobretudo se precisam discordar do outro ou fazer isso na frente de outras pessoas. São aquelas pessoas que ficam pensando sobre os assuntos, mas não conseguem expressar os pensamentos.

Na verdade, ser tímido não é teoricamente ruim, mas pode gerar dificuldades de adaptação e relacionamento se você não trabalha com habilidades sociais. Desta forma, você pode se esforçar para se adaptar melhor e levar uma vida longe do medo de interações sociais.

De todas as características que podem marcar a personalidade de alguém, seja na infância, adolescência ou vida adulta, a timidez costuma estar no grupo das que trazem mais prejuízos que benefícios. Sempre vem associada a problemas de introspecção, isolamento social e baixa autoestima.

“A timidez pode mantê-lo longe de muitas coisas na vida que fazem bem”, ele disse ao Huffington Post. “As pessoas tímidas sentem uma relutância geral (em encarar situações sociais que as intimidam), de modo que há um instinto natural de olhar para longe das pessoas.

As literatura científica aponta que a origem da timidez é a interação entre predisposições genéticas e experiências de vida.

Olá, a timidez é uma característica de personalidade e é normal sim.