O que é Textos Multissemióticos?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 17 de maio de 2023
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São aqueles que envolvem o uso de diferentes linguagens. Neste sentido, a maioria dos gêneros que circulam socialmente são multissemióticos, pois envolvem no mínimo a linguagem verbal e a visual (fotos, ilustrações, cores). Um poema visual, por exemplo, configura-se como um texto verbo-visual.

Os textos multissemióticos apresentam muitos elementos como imagens, ícones e desenhos em sua constituição, ou seja, são constituídos de várias linguagens (modos e semioses). Em geral, esses textos informam através de recursos visuais, além do texto verbal.

Aprender a ler textos multissemióticos – aqueles que envolvem o uso de diferentes linguagens, como a verbal, não verbal (fotos, ilustrações, ícones, desenhos) e audiovisual, com elementos sonoros, espaciais e visuais – é central para que os estudantes possam participar da circulação da informação de forma crítica e ...

Além disso, os textos de gêneros multissemióticos mais recorrentes são aqueles já assumidos nas práticas do letramento escolar, como tirinhas, HQ, cartuns, charges, anúncios publicitários, etc.

O texto multimodal também é conhecido como texto multissemiótico, pois faz o uso de semioses (produção de significados) e sua compreensão adequada do texto depende da identificação dos efeitos de sentido produzidos pelo uso de recursos visuais associados ao texto verbal.

Quando falamos em gêneros multissemióticos, estamos evidenciando a possibilidade de trabalho com gêneros compostos por várias linguagens (modos e semioses).

Nome que se dá aos textos que possuem muitos elementos (além do texto escrito), desenhos, imagens, ícones etc. Vamos estudar o gibi, que é um texto multissemiótico.

A alternativa correta corresponde a letra B, pois a imagem da charge tem a intenção de ser bem alarmante, cômica, hilária, tudo isso com a intenção de causar no leitor uma compreensão que a charge expressa uma crítica a alguém ou a algum contexto social.

Textos multimodais são caracterizados pela presença da linguagem verbal (oral e/ou escrita) e linguagem não verbal (visual). Entre eles, podemos citar: os infográficos, os anúncios, os cartuns, as propagandas, as tirinhas e as charges.

Multimodalidade é um fenômeno em que diferentes modos semióticos – isto é, diferentes "linguagens", como línguas naturais, representações visuais, gestos e música – são combinados e integrados em situações comunicativas.

O que são conteúdos multimidiáticos? traçado de rotas alternativas que conectam informações multimídia (som, imagem, texto, animação, vídeo).

O texto é, hoje, algo multimodal. Dionísio (2007) define o texto multimodal como um processo de construção textual ancorado na mobilização de distintos modos de representação. Isso remete não apenas aos textos escritos, mas também aos orais.

A habilidade EF15LP02 consiste em: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem ...

Os textos multissemióticos envolvem o uso de diferentes linguagens, nesse sentido, podem envolver a linguagem verbal e a visual, por exemplo. A maioria dos gêneros atualmente são textos multissemióticos e um exemplo é o poema visual, que é um texto verbo-visual.

A habilidade EF15LP18 consiste em: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

O conceito de multiletramentos aponta a existência de uma multiplicidade de linguagens nos textos (impressos, digitais, em mídias audiovisuais) que circulam na diversidade cultural. Esses textos são interativos, colaborativos, híbridos em linguagens, mídias e culturas.

A utilização de textos que apresentam diversas formas ou linguagens presentes no mesmo contexto, como texto escrito, imagens e gráficos é classificado como um texto multimodal (MAZDZENSKI, 2008).

O texto verbal visual tem efeito quando o leitor entende o contexto daqueles elementos. Por sua vez, o texto multissemiótico é definido como àqueles que apresentam elementos verbais e recursos visuais que possibilitarão ao leitor o entendimento do assunto.

Um texto autêntico é um material escrito, de qualquer natureza, veiculado socialmente, para satisfazer um propósito. São exemplos de textos autênticos os artigos de jornal, receitas, revistas, poemas e biografia.

HABILIDADE: (EF15LP01) IDENTIFICAR A FUNÇÃO SOCIAL DE TEXTOS QUE CIRCULAM EM CAMPOS DA VIDA SOCIAL DOS QUAIS PARTICIPA COTIDIANAMENTE E NAS MÍDIAS IMPRESSAS, DE MASSA E DIGITAL, RECONHECENDO PARA QUE FORAM PRODUZIDOS, ONDE CIRCULAM ,QUEM OS PRODUZIU E A QUEM SE DESTINAM.

ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA – desenvolver análise e avaliação, durante leitura e produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das formas de composição dos textos, sua situação de produção, e seus efeitos de sentido, para, entre outras coisas, mobilizar conhecimentos ortográficos, sintáticos, discursivos ...