O que é texto verbal não verbal?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

A linguagem verbal é o uso de expressões orais ou escritas; a não verbal é o uso de imagens, gestos, barulhos etc. na comunicação; e a mista é uma junção das duas anteriores. A linguagem verbal é muito comum na comunicação do cotidiano.

Exemplos de linguagem não verbal

  • Placa de "proibida a entrada de animais" Essa placa indica que a entrada de animais em determinado local é proibida.
  • Linguagem corporal. A linguagem não verbal inclui gestos, como o sinal de positivo.
  • Semáforo. ...
  • O apito do juiz de futebol. ...
  • Placa de trânsito. ...
  • Cartaz de propaganda. ...
  • Revistas.

A linguagem verbal, por exemplo, utiliza palavras para estabelecer a comunicação, tanto na forma escrita como na oral. Já a linguagem não-verbal não é realizada com palavras, mas sim com gestos, símbolos, cores e sinais.

Linguagem corporal em geral, tom de voz, pausas na conversa, distância interpessoal, roupas, e muitos outros elementos fazem parte da comunicação não verbal.

A linguagem verbal pode ser compreendida quando nos expressamos por meio de textos escritos ou orais. Já a linguagem não verbal é identificada por meio de imagens, gestos e outros processos de comunicação não oralizados ou escritos.

A linguagem verbal é a linguagem da palavra, que pode ser falada (fonemas) e escrita (letras/grafemas). Um texto verbal é aquele que utiliza a palavra para ser construído. A linguagem não verbal não utiliza a palavra, mas outros códigos, como dese- nhos, cores, símbolos, gestos, expressões fisionômicas.

Para se produzir um bom texto é necessário que o escritor tenha um prévio conhecimento do assunto que irá abordar. Além disso, a clareza das idéias é fundamental ao entendimento do leitor. O texto estará claro para quem lê quando tiver idéias bem articuladas e objetivas.

O identificador de idioma detecta automaticamente o idioma de um texto escrito. Ele também pode ser usado para identificar o tópico de um texto escrito em um idioma que você não entende.

Narração, argumentação e dissertação são alguns deles
A primeira caracteriza-se por ser um tipo de texto onde o autor irá expor suas ideias ou pontos de vista. Já no segundo tipo, o intuito do autor é persuadir o leitor a concordar com a ideia exposta.

Porém, a comunicação não verbal também possui grande relevância, pois a linguagem corporal diz muito sobre uma pessoa. Gestores que sabem dominar suas expressões faciais, contato visual, gestos e tom de voz, por exemplo, conseguem transmitir mais credibilidade e solidez no ambiente de trabalho.

Comunicação não verbal é toda comunicação que realizamos com o nosso corpo, sem o uso da palavra falada, como gestos, postura e contato visual. A força da comunicação não verbal mostra que não é necessário falar para que outra pessoa entenda a nossa mensagem/objetivo ou, simplesmente, como nos sentimos naquele momento.

A comunicação verbal e não verbal devem andar juntas: uma é complemento da outra e, juntas, podem garantir uma apresentação memorável, que pode ser complementada aplicando as técnicas de storytelling para manter a narrativa envolvente.

Chamamos de gênero textual as classificações criadas para agrupar textos de acordo com as suas características. Existem diversos tipos de gêneros textuais, que vão desde o romance e a fábula, até a bula de medicamentos, passando ainda por notícias. Alguns textos podem ainda ser compostos por mais de um gênero textual.

Quando e como usar cada tipo de comunicação?

  • comunicação verbal;
  • comunicação não-verbal;
  • comunicação escrita;
  • comunicação visual.

5 dicas para se expressar sem palavras

  • Seja natural. O conjunto das expressões faciais, posturais e corporais de cada pessoa é único. ...
  • Movimente-se. Não fique parado durante toda a apresentação. ...
  • Gestos. A linguagem corporal pode passar uma imagem muito diferente do que você deseja falar. ...
  • Mantenha o contato visual. ...
  • Pratique.

Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível. Trata-se de uma maneira de reafirmar que o pelo do cachorro é macio comparando-o ao tapete felpudo. A metáfora é a figura de linguagem responsável por fazer comparações implícitas.