O que é texto objetivo exemplos?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Os textos objetivos são aqueles que não apresentam duplo sentido, sem uso de figuras de linguagem. Portanto não dá margem para o leitor ter outra interpretação. Os textos objetivos podem ser encontrados nas notícias, cujo intuito é apresentar uma informações a respeito de um fato.

Características da descrição objetiva
Pode ser definida como aquela que representa a realidade tal qual ela é, ou seja, sem a influência dos sentimentos ou pensamentos daquele que escreve.

Descrição subjetiva: é identificada quando se descreve usando a linguagem conotativa, a fim de conferir um caráter poético ao texto. Esse tipo de descrição é muito comum em textos literários.

Defina seu objetivo
Entender o objetivo que um texto deseja alcançar facilita na hora de selecionar o formato que será adotado. Também orienta o tipo de seleção vocabular (escolha das palavras) que será feito. Cada propósito pede um modelo distinto e um vocabulário específico.

De forma simplificada, a introdução, além de informar o conteúdo dos parágrafos seguintes, também precisa motivar o leitor a continuar a leitura. Ou seja, ela é um convite para que o texto seja lido até o final. Por essa razão, é fundamental apresentar o tema de forma esclarecedora e atrativa.

A subjetividade é algo que muda de acordo com cada pessoa, como o gosto pessoal, por exemplo, cada um possui o seu, portanto é algo subjetivo.

O objetivo e o subjetivo se diferenciam pela maneira como algo pode ser percebido : as coisas objetivas são percebidas da mesma forma, independentemente do sujeito que as percebe, enquanto as coisas subjetivas variam de acordo com quem as percebe.

Tem como foco o referente ou assunto da mensagem, e as informações são transmitidas de forma direta e objetiva, sem margem para ambiguidades ou duplo sentido. Essa função é muito utilizada em textos jornalísticos e de caráter científico. Exemplo: “Avião faz pouso de emergência e deixa passageiros nervosos”.

A objetividade é uma qualidade atribuída a algo ou a alguém que é direto em suas ações, sem perder tempo com especulações ou subterfúgios. Normalmente, a objetividade está relacionada ao fato de ser prático ou agir rapidamente, ser objetivo.

Mas, talvez, o objetivo do texto é informar você sobre alguma coisa, por meio de uma mensagem clara e objetiva, pois tem função referencial ou denotativa.

Procure estabelecer os objetivos de seu texto: o que você deseja comunicar? Listar objetivos ajudará na tarefa. E deixe claro o que pretende logo na primeira frase, sem maiores explicações (elas ficam para depois). Ao acabar de redigir, faça uma leitura crítica.

Os temas objetivos procuram oferecer informações precisas para o leitor, transmitindo-lhes conhecimento, fatos. São mensagens que se orientam para o referente, presentes principalmente em textos jornalísticos, científicos, técnicos, acadêmicos, etc. Neste tipo de texto predomina a linguagem referencial.

Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).

Os temas de redação subjetivos, ou abstratos, são aqueles que possuem um limite de interpretação mais amplo e dão ao candidato a possibilidade de realizar argumentações mais profundas.