O que é texto Injuntivo e prescritivo exemplos?

Perguntado por: nhilario . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Os linguistas que preferem dividi-los em dois tipos de textos dizem que o texto injuntivo instrui sem uma atitude coercitiva, ou seja, repressiva, por exemplo, manuais de instruções e receitas. O texto prescritivo, por sua vez, instrui com essa atitude coercitiva, por exemplo, editais dos concursos, contratos e leis.

Os textos injuntivos têm a proposta de instruir, informar, auxiliar, aconselhar e recomendar. Para isso, eles oferecem desde o passo a passo das ações que devem ser realizadas até o aconselhamento de como proceder.

O que é texto injuntivo?

  • manuais de instrução;
  • receitas de cozinha;
  • receitas médicas;
  • textos de orientações comportamentais;
  • textos de orientações religiosas;
  • livros de autoajuda;
  • guias de viagens.

O tipo textual injuntivo caracteriza-se por fornecer instruções para a realização de uma ação desejada, logo, esse texto incita o leitor a realizar algo. Sua aplicação é presente em manuais de instruções, pedidos, prescrição etc.

O texto injuntivo, assim como outros textos, deve seguir uma estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução serve para contextualizar as instruções que você está passando. Não basta só fazer um passo a passo, você tem que explicar para quê servem as instruções.

A análise descritiva é responsável por mostrar como estão os dados agora. A preditiva, como o nome indica, prevê futuros possíveis com base nos dados coletados no passado. E a prescritiva quais as melhores decisões que podem ser tomadas de acordo com cada cenário.

Pode haver também uma sequência injuntiva (indicação de como ou do que se deve fazer) ou uma argumentativa (apresentação de uma tese, defesa ou rejeição, contra-argumentação e conclusão) ou, ainda, uma explicativa (explicação de um problema apresentado).

Com a leitura deste artigo, você vai estudar sobre o que é injunção, que significa o ato de instruir, de estabelecer regras, para que alguma ação aconteça. Injunção é o ato de injungir, ou seja, de instruir, ordenar, de estabelecer leis, regras, para que alguma ação, costume ou circunstância aconteça.

Texto descritivo tem como característica a descrição de pessoas, acontecimentos, ambientes etc. Objetiva formar uma imagem clara do que está sendo descrito para o leitor. O texto descritivo descreve de situações, características físicas, sentimentos, gestos, entre outros, dos quais o leitor constrói uma imagem mental.

Os textos injuntivos não têm como finalidade a coerção do leitor, isto é, sugere o cumprimento das regras, e não as impõe. São exemplos as receitas culinárias e os manuais de instruções. III. Os textos prescritivos apresentam um discurso coercitivo, isto é, as normas apresentadas devem ser seguidas à risca.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: tipo narrativo, tipo descritivo, tipo dissertativo, tipo expositivo e tipo injuntivo. Neste artigo você vai ver a tipologia textual de cada tipo de texto e suas principais características.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.

Os tipos textuais são divididos em cinco: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo, injuntivo.

A estrutura do texto descritivo
A estrutura do gênero descritivo se divide em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na primeira, o autor apresenta o elemento que será descrito: um lugar, uma pessoa, um acontecimento, um animal, um sentimento etc.

No texto expositivo, esses elementos fazem com que o leitor tenha informações suficientes para compreender o assunto ou interpretar os dados. Artigos científicos, notícias, manuais e receitas são alguns dos inúmeros exemplos de texto expositivo que estão presentes no nosso cotidiano.

A bula de remédio é também um texto instrucional cuja finalidade é informar tecnicamente as pessoas e orientá-las na utilização dos medicamentos receitados pelos médicos.

Podemos afirmar que a tipologia textual está relacionada com a forma como um texto apresenta-se e é caracterizada pela presença de certos traços linguísticos predominantes. O gênero textual exerce funções sociais específicas, que são pressentidas e vivienciadas pelos usuários da língua.

O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.

A análise prescritiva é usada a partir dos dados gerados com ferramentas de inteligência artificial. Com isso, é possível ter uma visão mais clara dos cenários, utilizando dados estatísticos. Esses dados podem ser usados para diversos segmentos de mercado e, dentro das empresas, pelos mais variados setores.

O texto injuntivo é uma tipologia textual que serve para instruir ou sugerir ações ao leitor, possuindo como principal elemento uma explicação ou método que esclarece o passo a passo de uma ação a ser realizada.