O que é texto Injuntivo e dê exemplos?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.

Os textos injuntivos informam, ajudam, aconselham, recomendam e propõem, dando alguma liberdade de atuação ao interlocutor. Os textos prescritivos obrigam, exigem, ordenam e impõem, exigindo que as determinações sejam cumpridas da forma que estão referidas, sem margem para alterações.

Características do texto injuntivo
Como dissemos anteriormente, o recurso linguístico mais presente no texto injuntivo é o uso de verbos no imperativo para indicar uma ordem. Por isso esse tipo textual costuma ser simples e objetivo.

O texto injuntivo é muito comum em nosso cotidiano, principalmente em manuais de instruções, receitas e textos religiosos ou motivacionais.

Alguns exemplos de gêneros textuais injuntivos:

  • Propaganda.
  • Receita culinária.
  • Bula de remédio.
  • Manual de instruções.
  • Regulamento.
  • Textos prescritivos.

Pode haver também uma sequência injuntiva (indicação de como ou do que se deve fazer) ou uma argumentativa (apresentação de uma tese, defesa ou rejeição, contra-argumentação e conclusão) ou, ainda, uma explicativa (explicação de um problema apresentado).

Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).

Os textos prescritivos, literalmente nos remetendo à noção de prescrever, caracterizam-se por algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, especificamente dizendo.

Exemplos de gêneros textuais narrativos: romance, conta e novela. Exemplos de gêneros textuais descritivos: biografia, cardápio e notícia. Exemplos de gêneros textuais dissertativos: monografia, artigo e resenha. Exemplos de gêneros textuais expositivos: seminário, palestra e entrevista.

Os verbos do texto injuntivo costumam apresentar-se no modo imperativo, indicando ordem ou instrução. Além disso, por, comumente, os textos injuntivos serem direcionados a amplo público, a linguagem deve ser clara, objetiva, acessível e apresentar uma “neutralidade” no tratamento com o interlocutor.

Esse tipo de texto descritivo tem características bastante peculiares, como o uso dos verbos no infinitivo. Para ser considerado injuntivo, instrucional, também é preciso que siga o uso de uma ordem que leve a um resultado final satisfatório.

Os textos injuntivos são aqueles que apresentam o passo a passo para a realização de uma tarefa, sendo que essa instrução pode ser verbalmente ou de modo não verbal. Diante dos textos expostos é possível identificar como textos que não pertencem a tal categoria as fábulas, sendo as mesmas textos narrativos.

Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

O texto expositivo tem como característica a exposição e defesa de determinado tema ou ideia a um receptor. Muito utilizado em ambientes escolares e acadêmicos, o texto expositivo pode apresentar algumas variações em sua composição.

Existem cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo. Cada um desses tipos pode conter diversos gêneros textuais. Um texto do tipo narrativo, por exemplo, contém os gêneros romance, crônica, piada, entre outros.

Definição. Os textos injuntivos têm a proposta de instruir, informar, auxiliar, aconselhar e recomendar. Para isso, eles oferecem desde o passo a passo das ações que devem ser realizadas até o aconselhamento de como proceder.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.