O que é teste de reflexo?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

O Teste do Reflexo Vermelho (TRV), também conhecido como “Teste do Olhinho”, é um exame capaz de identificar a presença de diversas enfermidades visuais como a catarata congênita e o retinoblastoma.

Reflexos • É a contração brusca do músculo quando este é submetido a um estiramento rápido, • Resposta involuntária a um estímulo.

Quando o reflexo vermelho está ausente em um dos olhos ou nos dois, ou é duvidoso ou esbranquiçado, significa que o recém-nascido possui alguma alteração e deve ser encaminhado ao oftalmologista”, conclui Izabelle. Após a detecção do problema, o bebê é encaminhado ao oftalmologista para avaliação completa.

Sinais que podem indicar problemas de visão no bebê

  1. Presença de manchas na pupila.
  2. Coçar frequentemente os olhos.
  3. Vermelhidão.
  4. Saída de secreções ou formação de crosta.
  5. Olhos constantemente lacrimejando.

O teste do olhinho alterado pode ser indicativo de doenças graves, que impedem o desenvolvimento da visão: • Retinopatia da prematuridade • Catarata congênita • Glaucoma congênito • Retinoblastoma • Doença de Coats • Persistência hiperplásica de vítreo primário (PHVP) – ou vascularização fetal persistente • ...

Classificação dos reflexos

  • Reflexos bulbares. São os reflexos capazes de controlar os sistemas respiratório e cardiovascular.
  • Reflexos medulares. Já os reflexos medulares são separados em dois: os exteroceptivos e os proprioceptivos. ...
  • Reflexo de estiramento. ...
  • Reflexo de retirada. ...
  • Reflexo tendíneo.

O ideal é que o teste do olhinho seja feito nos primeiros meses de vida do bebê e, no máximo, até a criança completar um ano de idade. Isso porque estudos mostram que 90% da visão se desenvolve nos dois primeiros anos de vida, enquanto o desenvolvimento dos outros 10% acontece entre os sete e nove anos de idade.

Eletroencefalograma, polissonografia, tomografia e ressonância magnética são instrumentos de diagnóstico de condições relacionadas ao sistema nervoso. O que acontece é que, sozinhos, tais exames não oferecem a interpretação tão necessária para a apresentação de uma hipótese diagnóstica.

Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias, isto é, independentes de nossa vontade, que nosso corpo gera diante de determinados estímulos. Essa resposta é gerada pela própria medula, o que significa dizer que a mensagem gerada pelo estímulo não precisa chegar ao cérebro para que uma resposta seja criada.

De modo geral, a sucção reflexa e a marcha reflexa desaparecem por volta dos dois meses de vida. Os outros reflexos arcaicos devem desaparecer até no máximo 6 meses de idade, exceto os dois reflexos dos pés.

É caracterizada pela perda da sensibilidade nas extremidades do corpo, causada pelo comprometimento dos nervos periféricos responsáveis por levar informações até o sistema nervoso central.

Infecções congênitas (toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes, sífilis, HIV).

A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce. Se isto não ocorrer, o exame deve ser feito logo na primeira consulta de acompanhamento. Depois disto, continua sendo importante, nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico.

O exame custa R$ 69,90 (dinheiro) e R$ 79,90 (cartão). Procedimento realizado de 0 a 6 meses.

Distúrbios neurológicos: 5 sintomas para prestar atenção

  1. Tônus muscular anormal no nascimento (hipo ou hipertônico);
  2. Convulsões;
  3. Bebê flácido;
  4. Episódios subtis de olhar fixo / sem resposta;
  5. Lenta aquisição de linguagem e / ou habilidades motoras.

Qual a idade certa para levar a criança ao oftalmologista infantil? Em geral, o primeiro ano de vida do bebê deve ser de acompanhamento oftalmologista infantil intenso e frequente. Pois é nesse período que os olhos se desenvolvem mais — em um ritmo maior até que os outros órgãos do corpo.

É comum que os bebês, nos momentos em que estão acordados, tentem interagir ou chamar atenção dos pais ou responsáveis com gritos ou gemidos. Entretanto, quando o pequeno tem autismo, ele não costuma emitir sons, mesmo que não tenha comprometimento da fala, pois prefere não interagir com os outros à sua volta.

Esse exame – de acordo com a equipe de fonoaudiologia – demonstra se há resposta a um estimulo sonoro, pesquisa a integridade do ouvido dos bebês e ajuda a identificar previamente se a criança apresenta algum tipo de deficiência auditiva.

O ideal é que o teste seja feito entre o 3º e o 5º dia de vida.

O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.

Os atos reflexos são respostas involuntárias, comandadas pelo SNC (Sistema nervoso central), a determinados estímulos recebidos pelo organismo. São exemplos de atos reflexos a tosse, o espirro, o vômito, a salivação (ao ver um alimento saboroso) e o reflexo patelar.