O que é teste de rampa?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

INTRODUÇÃO E OBJETIVO: O teste de esforço com protocolo de rampa é descrito como o que mais se adéqua à condição física de indivíduos com insuficiência cardíaca (IC). Porém, não há padronização descrita sobre incrementos de velocidade e inclinação.

INTRODUÇÃO: O uso do protocolo Bruce consiste em um método indireto de esforço cardiorrespiratório, na qual são aplicadas progressões de cargas referentes a velocidade e inclinação a cada três minutos de forma contínua de esforço de caminha seguida de corrida, que visa avaliar a frequência cardíaca máxima de um ...

No protocolo de Ellestad, prevalece o aumento de velocidade, com estágios com menor duração (1º com 3 minutos, demais com 2 minutos). Utilizado em indivíduos fisicamente ativos, jovens e atletas. Após o exercício, há um período de recuperação de 4 a 6 minutos.

Além dos mais comuns e de realização simples, como o exame de sangue e raio-x do tórax, há outros exames que fornecem diagnósticos de forma mais detalhada, como a ecocardiografia, o teste ergométrico, a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), o holter e a cintilografia miocárdica.

Como é o Cateterismo Cardíaco
Desta forma, com a ajuda de contraste e de recursos de Raio X, o médico consegue visualizar os vasos sanguíneos, identificar e avaliar possíveis obstruções, aferir pressões das câmaras cardíacas e identificar doenças estruturais.

Como é feito o teste ergométrico
Existem diferentes tipos de teste, mas em geral o paciente começa o esforço caminhando por cerca de 5 minutos. A partir daí, o médico ao lado aumenta progressivamente a velocidade e a inclinação da esteira enquanto registra a atividade cardíaca de acordo com cada mudança na intensidade.

A frequência cardíaca tende a aumentar conforme o incremento no exercício, o teste ergométrico é considerado satisfatório quando o paciente atinge mais que 85% da frequência cardíaca predita. A previsão da frequência cardíaca é feita através da fórmula: FCMAXIMA PREDITA = 220 – idade (Desvio Padrão = 11 bpm).

Analisando a pressão arterial é normal que a pressão sistólica (PAS) suba conforme o esforço do paciente e a pressão diastólica (PAD) permaneça estável ou caia. Temos a uma resposta hiper-reativa quando os valores de PAS >220 mmHg e/ou elevação de 15 mmHg ou mais de PAD.

Escala de Força Muscular de Kendall:O teste de força muscular é feito para determinar a capacidade dos músculos ou grupos musculares para funcionar em movimento e sua habilidade para prover estabilidade e suporte.

BALKE – Teste de Pista. Corrida em pista de atletismo de 400m, com 15 minutos de duração, procurando percorrer a maior distância possível em uma cadência constante. Como exemplo, se um indivíduo percorreu 3525 metros, equivale a 235 m/min.

A técnica utiliza, inicialmente, banco de 12 cm de altura, para homens, e 8 cm para mulheres e pacientes . Durante o teste, o banco deve ser aumentado 4 cm a cada 2 min., até que se tenha 52 cm de altura. O ritmo deve ser de 30 passadas/min.

Realizado em esteira rolante, com intensidade máxima. Inicialmente caminhar a 5,5 km/h com aumentos sucessivos de 2% na inclinação a cada 2 minutos, até o máximo que o indivíduo suportar ou apresentar algum sintoma (McARDLE, 1998).

Escore de Duke: previsão de doença coronariana em paciente com dor torácica submetido a teste de esforço. NOTA: Esse escore não se aplica a pacientes que sabidamente possuem doença coronariana. Tempo de exercício – em minutos – Standart Bruce Protocol.

O teste ergométrico é contraindicado para portadores de doença arterial coronariana, pacientes que apresentem arritmias, hipertensão arterial grave, miocardites, embolia pulmonar, estenose aórtica, e outros casos, pela possibilidade de intercorrências durante o exame.

Eletrocardiograma. O eletrocardiograma (ou ECG) é feito para avaliar a existência de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio ou bloqueios do sistema de condução cardíaco.

Angiotomografia: esse é um exame de imagem que permite que o médico visualize a presença de placas de gordura dentro das artérias, provocando o bloqueio do sangue. Ecografia/Ecodoppler: também é um exame de imagem que permite ver a situação das artérias e perceber se há ou não obstáculos impedindo o fluxo do sangue.

Junto com o inchaço, o paciente pode experimentar calor na região, dor ao caminhar ou ao toque, irritação local e vermelhidão na pele. Esse inchaço não ocorre nas duas pernas ao mesmo tempo, uma vez que nem sempre os dois membros são afetados pelo entupimento das veias ao mesmo tempo.