O que é teste de iodo positivo?

Perguntado por: amata . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Teste de Schiller positivo/Iodo negativo significa que existe alguma alteração ou lesão no colo do útero ou na vagina. Já o teste de Schiller negativo/Iodo positivo significa que não há alteração no colo do útero ou na vagina.

O que é um teste de Schiller positivo
Quando o colo apresenta áreas não coradas pelo iodo, ou seja, áreas com suspeita de doença, afirmamos que o Teste de Schiller é POSITIVO. Resumindo: Um Teste de Schiller NEGATIVO, é um colo iodo positivo, SEM DOENÇA.

A classificação colposcópica pode ser normal, se for uma colposcopia satisfatória (em que é visível a ZT ou JEC) e não é visualizada nenhuma lesão. Pode ser uma colposcopia insatisfatória, em que não é visualizado o colo do útero ou a zona de transformação / junção escamocolunar (ZT / JEC não visível).

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

Durante o exame, utiliza-se dois reagentes: o ácido acético 3 ou 5%, e o iodo (Teste de Schiller) para visualizar as lesões que possam existir na região, sejam elas benignas ou malignas, principalmente as alterações decorrentes da infecção por HPV.

O iodo quando misturado com amilose e amilopectina, resulta nessa complexação, que pode ser visualizada como uma mudança de coloração para tonalidades de azul e vermelho. Dessa forma, o teste do iodo tem a importante função de ajudar na indicação da presença de amido no mosto cervejeiro.

O resultado da colposcopia pode ser normal ou anormal. É normal quando não há presença de nenhuma área lesionada. O resultado pode ser anormal quando são encontradas células estranhas no colo do útero.

O teste de Schiller é considerado positivo quando uma área do colo uterino não fica corada com o iodo (lugol), sugerindo a presença de células atípicas. O teste de Schiller negativo ocorre quando todo o cérvix uterino se cora de marrom, evidenciando a presença de tecido rico em glicogênio e, portanto, saudável.

Teste de Schiller positivo/Iodo negativo significa que existe alguma alteração ou lesão no colo do útero ou na vagina. Já o teste de Schiller negativo/Iodo positivo significa que não há alteração no colo do útero ou na vagina.

Doenças que a colposcopia detecta
Pela colposcopia é possível identificar lesões benignas, pré-malignas, que antecedem o câncer, e malignas. Dentre elas estão a inflamação do colo do útero, dor pélvica, pólipos benignos, sangramentos e verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV).

Consiste na coleta de material cérvico-vaginal (células oriundas da ectocérvice) com o objetivo de identificar alterações celulares que precedem ou caracterizam o processo neoplásico, além de permitir identificação da microflora vaginal.

Cervicite crônica e metaplasia escamosa imatura: esses dois elementos são encontrados em colos normais e não significam nenhuma alteração. Pólipo endocervical: os pólipos endocervicais são lesões benignas de colo que podem cursar com sangramentos durante as relações sexuais.

Significa que não corou bem quando o médico aplicou uma solução com iodo.

O papanicolau é um exame preventivo que deve fazer parte da vida de todas as mulheres. Ele permite detectar doenças no colo do útero e algumas infecções sexualmente transmissíveis, como o HPV.

As células escamosas (ceratinócitos) são as principais células estruturais da epiderme (camada externa da pele). O carcinoma de células escamosas é o câncer dessas células.

A metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório – como candidíase, vaginose bacteriana, etc.

Carcinoma de células escamosas ou espinocelulares.
Esse resultado significa que é provável que a mulher tenha um câncer invasivo. Devem ser realizados exames adicionais para garantir o diagnóstico antes de planejar o tratamento.