O que é teste de Dornic?

Perguntado por: hveiga . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Resumo: O teste de Dornic titula a acidez do leite, onde amostras com acidez acima de 18° D são consideradas ácidas. Neste procedimento o hidróxido de sódio é usado para neutralizar o ácido do leite. A fenolftaleína é usada como indicador, mostrando a quantidade do álcali necessária para neutralizar o ácido do leite.

Solução Dornic de 1 litro
Este produto é capaz agir em conjunto com reagentes e demonstrar a acidez no leite. É uma solução de hidroxido de sódio a 0,1 N que vai ser titulada no leite afim de quantificar a acidez, que será expressa em ºDornic. O leite deve ter minimo de 14 graus e máximo de 18 graus dornic.

Pressione a torneira do acedímetro, para gotejar a solução Dornic, e agite levemente. Faça isso até surgir uma leve coloração rosada por 15 e 20 segundos. Na coluna, olhe quantos ml de solução Dornic foram utilizados. Cada divisão equivale a 1°D (se foram gastos 1,4 ml, o leite está com 14 graus Dornic).

Cálculos
Usando Solução Dornic: 1 mL de NaOH 0,1 N = 0,0090 g de ácido lático Acidez (ºDornic) = V x f x 10 Onde: V = volume da solução de hidróxido de sódio 0,1 N gasto na titulação, em mL; f = fator de correção da solução de hidróxido de sódio 0,11 N ou N/9.

O leite ácido é causado pela ação bacteriana na de- gradação da lactose (açúcar do leite), transformando-a em ácido lático e ele- vando a acidez do leite (acidez titulável >18 ºD ou pH<6,6). No caso de leite ácido, a solução do problema passa pela obtenção higiênica do leite e pelo resfriamento adequado (4 °C).

Geralmente, a acidez máxima é registrada no produto da primeira ordenha pós-parto (colostro), com valores de 0,31% (m/v) a 0,51% (m/v) expressa em ácido lático. Neste caso, o pH varia de 6,25 no 1° dia até pH 6,46 no 3° dia.

A acidez do leite pode ser avaliada por meio da determinação do pH em aparelhos apropriados, ou por métodos de titulação. Neste caso, a acidez é expressa em graus Dornic (ºD). A legislação brasileira considera normal o leite que apresenta acidez titulável entre 15 e 18ºD.

- Coloque no reservatório em torno de 500 ml da solução Dornic. - Coloque a bureta com a tampa de rosca azul no reservatório já com a solução Dornic dentro. - Pressione o frasco com a mão, para que o líquido encha a bureta através do sifão até na marca 0 (ZERO). - Agora está pronto para iniciar a análise.

Preparo da solução Dornic O preparo da solução Dornic ( NaOH 0,1N) consiste na diluição de 4,44 g de hidróxido de sódio em 1 litro de água. Reagentes: solução Dornic e fenolftaleína. - Ferver lentamente 10 ml de leite; - Deixar esfriar; - Adicionar 20 ml de água destilada e 3 gotas de água iodada a 1%.

A utilização do bicarbonato adicionado diretamente no leite ácido é proibida! O modo correto de corrigir a acidez do leite é fornecendo o bicarbonato na alimentação do animal, onde na matéria seca pode ser utilizado em torno de 1 a 1.3% de bicarbonato.

O teste de intolerância à lactose é feito por meio de técnicas que examinam amostras de sangue, fezes e até mesmo a medição do hidrogênio no ar expirado. Também pode ser feito o teste clínico, com a exclusão do leite e seus derivados para verificar a extinção dos sintomas.

O leite cru de boa qualidade possui pH entre 6,6 e 6,8, portanto é levemente ácido. Este pH é conferido pelos constituintes naturalmente presentes no leite como a caseína, fosfatos, albumina, citrato e gás carbônico dissolvido (CO2), que tem efeito tamponante.

Quanto maior a acidez em graus Dornic, mais o leite resiste ao aquecimento. A caseína e a albumina são responsáveis pela acidez verdadeira, mas não pela aparente. Uma acidez menor que 15 graus Dornic é indicativa de leite de vaca com mastite. O leite fresco normal possui uma acidez média de 20 graus Dornic.

Beba a substância quando estiver em jejum; Cronometre quando os arrotos começarem a ser produzidos. A partir daqui, existem duas observações: se a produção de arrotos for menor que 2 minutos, fique atento! Isso é uma indicação de excesso de acidez gástrica.

Na escala de pH, as substâncias cujo pH é menor que 7 são classificadas como ácidas, aquelas que apresentam pH maior que 7 são classificadas como básicas, e aquelas que apresentam pH em torno de 7 são consideradas neutras.

O índice de acidez expresso em teor de ácido oleico é um parâmetro químico utilizado pela ANVISA (ANVISA, 1999) para determinar a qualidade de óleos e gorduras.

Monitoramento com cateter
O médico insere um tubo de plástico fino (cateter) pelo nariz em direção ao esôfago. Esse tubo é mantido no local por 24 horas. O tubo contém uma ou mais sondas de pH (pH é uma medida da acidez). A sonda detecta o ácido que sai do estômago (chamado refluxo ácido) em direção ao esôfago.

Já o leite pode aliviar temporariamente os sintomas da gastrite, pois reduz a acidez estomacal. Porém, por ser extremamente rico em proteínas, acaba por estimular ainda mais a secreção ácida do estômago, provocando a piora minutos depois da ingestão. Logo, é preciso evitar.