O que é termo na matemática exemplos?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Na matemática elementar, um termo é um número ou variável, ou o produto de vários números ou variáveis separados pelos sinais + e - numa expressão. Por exemplo, em: 3 + 4x + 5yzw. 3, 4x, e 5yzw são os termos da expressão.

Vocabulário básico de Matemática é o conjunto de termos ou de expressões. desenhos) dentro e fora da sala de aulas. devem servir de ponto de partida para a leccionação de Matemática formal.

Termos e membros
O sinal de igual marca dois membros em uma equação: o primeiro membro, à esquerda da igualdade, e o segundo membro, à direita. Cada produto entre números conhecidos e incógnitas é conhecido como termo.

Em termos simples, o coeficiente de variação é calculado dividindo o desvio padrão pela média e multiplicando o resultado por 100 para obter uma porcentagem. Quanto maior o valor do coeficiente de variação, maior a variabilidade relativa dos dados em relação à média.

O grau da função é determinado de acordo com o maior expoente que a incógnita x assume. Ou seja, se em uma função a incógnita x não tiver nenhum expoente, ela é classificada como de primeiro grau, mas se ela tiver o número dois como maior expoente, ela é classificada como de segundo grau.

As equações do primeiro grau possuem apenas um resultado, e as equações do segundo grau apresentam dois resultados e assim por diante. Nas funções, a quantidade de resultados é variável e, por isso, o número desconhecido recebe esse mesmo nome.

Sempre que há letras e números separados por um sinal de igual, temos uma equação. A equação 3x + 1 = 10, por exemplo, é uma equação de 1º grau, com uma incógnita apenas. De 1º grau, porque a única incógnita presente (x) tem expoente 1, sendo que x1 = x.

Os termos da adição recebem nomes especiais, o resultado da adição é conhecido sempre como soma, e os números que estamos somando são conhecidos como parcelas. 5 e 3 são as parcelas. 8 é a soma.

Cada um dos termos da subtração recebe nomes específicos. O resultado da subtração é conhecido como resto ou diferença, e os números cuja subtração estamos calculando são, respectivamente, o minuendo e o subtraendo.

Expressões algébricas são expressões matemáticas que apresentam números, letras e operações. As expressões desse tipo são usadas com frequência em fórmulas e equações. As letras que aparecem em uma expressão algébrica são chamadas de variáveis e representam um valor desconhecido.

Os termos numéricos que compõem uma multiplicação possuem nome. O primeiro e o segundo termo numérico da multiplicação são chamados de fator, já o resultado da multiplicação recebe o nome de produto.

Quilo — prefixo do Sistema Internacional de Unidades que indica que a unidade de medida padrão foi multiplicada por mil.

As unidades de medidas de massa são usadas para determinar a massa de um objeto ou de um corpo. Elas podem ser grama (g), quilograma (kg), decigrama (dg), entre outros.

Os termos à esquerda do sinal de igual formam o 1º membro e os da direita formam o segundo membro.

O primeiro membro da equação são os números do lado esquerdo da igualdade, e o segundo membro, o que estão do lado direito da igualdade.

Uma equação é uma igualdade em que não conhecemos o valor de pelo menos um termo. Os valores desconhecidos são substituídos por letras a que chamamos incógnitas. Por exemplo, a equação x + 2 = 6 x + 2 = 6 x+2=6x, plus, 2, equals, 6 contém a incógnita x.

O resultado é expresso em percentagem (com os valores absolutos, falar-se-ia apenas de uma diferença) e designado por taxa de variação ou, ainda, variação em percentagem. Esta é calculada do seguinte modo: [(valor no momento posterior ÷ valor no momento anterior) - 1] × 100.

Mediana: o número do centro; é encontrado ordenando-se todos os dados e escolhendo o que está no centro (ou, se houver dois números no centro, calculando-se a média desses dois números). Exemplo: a mediana de 4, 1 e 7 é 4 porque, quando os números são colocados em ordem (1 , 4, 7) , o número 4 está no centro.

A variância e o desvio padrão são medidas que dão uma ideia da dispersão de uma distribuição de dados. Um valor alto para a variância (ou desvio padrão) indica que os valores observados tendem a estar distantes da média – ou seja, a distribuição é mais “espalhada”.