O que é terceirização Cite um exemplo?

Perguntado por: nrodrigues3 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

O exemplo mais comum de terceirização é a contratação de empresas de limpeza para realizar faxina em lojas, escritórios e fábricas. Nesse caso, os profissionais são enviados aos locais dos contratantes e realizam o serviço lá, porém são pagos pelas empresas terceirizadas, que recebem dos contratantes.

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

Quais são os serviços mais terceirizados?

  1. 1 - Limpeza. A limpeza é o serviço mais comum terceirizado pelas empresas, pois oferece diversas vantagens para a contratante. ...
  2. 2 - Segurança. ...
  3. 3 - Manutenção.

Passo a passo da terceirização: como terceirizar uma área da sua empresa?

  1. Avalie as necessidades da seu negócio. ...
  2. Pesquise sobre a empresa terceirizada. ...
  3. Escolha a empresa terceirizada ideal. ...
  4. Especifique os objetivos e delimite os profissionais. ...
  5. Faça um contrato de nível de serviços. ...
  6. Monitore a terceirização e dê feedbacks.

Sendo assim, uma das desvantagens da terceirização notada por muitas empresas, é que equipes terceirizadas podem não seguir o padrão de qualidade ou serviço da empresa contratante. Isso pode descaracterizar, e em muitos casos prejudicar a qualidade e a entrega de serviços de um negócio.

2 Responsabilidades das Empresas na Terceirização
455 da CLT a responsabilidade será solidária pelos débitos trabalhistas, ou seja, o prestador de serviços terceirizados poderá cobrar tanto da tomadora quanto da prestadora de serviços (BENHAME,2018).

Terceirizar atividades que não fazem parte dos seus processos principais de negócios é, em geral, mais econômico. Dessa maneira, você economizará recursos, evitará problemas e gastará sua energia trabalhando na estratégia e no planejamento de longo prazo da sua atividade-fim.

Redução de custos
Esse talvez seja o principal motivo que faz com que uma empresa queira terceirizar um tipo de serviço. Afinal ela fica livre de custos com treinamento, contratação, demissão, até mesmos os uniformes dos funcionários fica a cargo da terceirizada.

E os principais riscos para as empresas tomadoras de serviços, que terceirização a mão de obra são: alta rotatividade, contratos mal elaborados, direitos trabalhistas, baixa produtividade, reclamação trabalhista, empresas não-profissionais e empregados terceirizados sem a devida capacitação e treinamento.

Desde 2017, qualquer atividade pode ser terceirizada, em qualquer setor, seja ela atividade-meio ou fim. Mas, há uma única exceção: as atividades de vigilância e transporte de valores não podem ser terceirizadas. Neste caso é obrigatória a contratação CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A Nova Lei da Terceirização (Lei 13.429/17) foi aprovada em 31 de março de 2017 e, assim, as relações profissionais no Brasil foram transformadas. Agora, as empresas brasileiras podem terceirizar sua mão de obra.

E é por isso que podemos dizer que o funcionário terceirizado possui os mesmos direitos garantidos pela CLT dos que trabalham com carteira assinada.

O que é terceirização? Terceirização é a contratação de empresa para a realização de serviços específicos dentro do processo produtivo da empresa contratante.

Abaixo, mencionamos os custos trabalhistas de algumas formas de terceirização: Asseio e Conservação = 99,11% sobre o salário. Segurança = 97,34% sobre o salário. Trabalho Temporário = 62,73% sobre o salário.

Enquanto no Trabalho Temporário a ETT disponibiliza trabalhadores para a empresa utilizadora, na Terceirização a intermediação é feita de empresa para empresa. Neste caso, trata-se de um tipo específico de serviço, executado por organizações e pessoas especializadas e com prazo indeterminado.

A empresa que terceiriza essas atividades contrata um prestador de serviço para realizar um processo, que geralmente não deve estar relacionado ao objeto principal da empresa. Dessa forma, uma atividade terceirizada pode garantir que a empresa consiga atingir seus objetivos profissionais de forma mais eficaz.

Como escolher uma empresa terceirizada de qualidade?

  1. Verifique as questões legais. ...
  2. Levante o histórico da empresa. ...
  3. Veja se a mão de obra é qualificada. ...
  4. Atente-se aos equipamentos e produtos utilizados. ...
  5. Estude os detalhes do contrato. ...
  6. Vantagens de escolher uma empresa terceirizada em tratamento de piscinas.

A prática da terceirização sempre foi muito criticada por grupos de esquerda e organizações sindicais e trabalhistas por considerarem que essa prática gera uma redução dos ganhos da classe trabalhadora e amplia o processo de precarização do trabalho.