O que é ter uma vida fútil?

Perguntado por: opinheiro . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Futilidade é a ausência de uma finalidade útil ou resultado útil em um procediemnto diagnóstico ou intervenção terapêutica. A determinação da futilidade algumas vezes envolve um julgamento de valor, particularmente quando a qualidade de vida é o objetivo.

Já o motivo fútil é aquele motivo insignificante, banal, motivo que normalmente não levaria ao crime, há uma desproporcionalidade entre o crime e a causa. Ex: matar por ter levado uma fechada no transito, rompimento de relacionamento; pequenas discussões entre familiares; etc..

Significado de Fúteis
adjetivo, plural Diz-se das coisas sem importância, relevância, mérito ou utilidade. Superficiais; diz-se das pessoas que não se aprofundam nos assuntos. Motivos fúteis. Diz-se das motivações criminais que se apresentam de modo desproporcional entre a causa e o resultado do crime.

Que ou quem valoriza o que é considerado superficial, inútil ou apenas material. Plural: fúteis.

Fúteis | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Tudo isso e mais alguma coisa (...)" "Uma pessoa que só faz as coisas,pensando em impressionar ou competir com as outras,não fazendo sentido nem para ela mesma." Para mim uma pessoa fútil não é uma pessoa que gosta de comprar roupa invés de gostar, por exemplo de, viajar! Ou de ler!

Motivo torpe: motivo reprovável e de grande repúdio social (exemplo: matar para conseguir herança). Motivo fútil: motivo totalmente insignificante e desproporcional (exemplo: matar por ter levado uma fechada no trânsito).

São dois, basicamente, os motivos que qualificam o crime de homicídio: o motivo fútil e o motivo torpe. Motivo fútil é aquele que se apresenta, como antecedente psicológico, desproporcionado com a gravidade da reação homicida, tendo-se em vista a sensibilidade moral média.

O recurso que dificultou a defesa da vítima pressupõe que o ato criminoso seja inesperado, revestido do elemento surpresa. Circunstância que não se amolda ao caso concreto, em razão de prévia discussão entre a vítima e ré.

Busca incessante pelo lucro; agiotagem, usura.

O homicídio qualificado ocorre quando o crime é praticado em algumas circunstâncias previstas em lei. Enquanto a pena do homicídio simples é de 6 a 20 anos e multa, quando qualificado, ele pode chegar a uma pena que varia de 12 a 30 anos de reclusão.

Hipócrita é a pessoa que age como outra, que usa de hipocrisia, que não é leal, e principalmente que não é alguém confiável. Uma pessoa hipócrita é aquela que finge ser o que não é, seja através de religião, virtudes, características, idéias, sentimentos, e etc.

Dúvidas de Português
Sútil (com acento) se refere a a algo que tem emendas ou a algo construído com pedaços unidos por uma costura; costurado. Sutil (sem acento) está relacionado com o que é fino, delgado, tênue, delicado ou com o que é difícil de perceber: recebi um comentário sutil sobre minha inteligência.

Cordiais é o plural de cordial. O mesmo que: amáveis, amigáveis, afetuosos, benevolentes, benignos, fortificantes, peitorais.

fútil | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O contrário de chegar é: 1 partir, sair, sumir, ir, retirar-se, zarpar, fugir, ausentar-se, desaparecer, abalar, deixar, abandonar, encaminhar-se, conduzir-se, dirigir-se, viajar, seguir. 2 acabar, terminar, completar, concluir, finalizar, rematar, aprontar, findar.

O contrário de fácil é: Contrário de simples: 1 difícil, complicado, trabalhoso, árduo, custoso, cansativo, pesado, penoso, exaustivo, fatigante, laborioso, dificultoso, espinhoso, molesto, crítico.

2 leviandade, irresponsabilidade, bobagem. 3 mixaria. 4 bagatela, banalidade, frivolidade, insignificância, ninharia, trivialidade, vulgaridade.

Uma pessoa rasa diferentemente da pessoa superficial é facilmente identificada pelo nível de dedicação que ela tem por uma determinada atividade ou conhecimento, por exemplo. Sabe aqueles indivíduos que entendem muito de quase tudo, mas que dificilmente formam uma imagem de valor?

Uma pessoa superficial
Em suma, pessoas superficiais se preocupam demais com a aparência, seja a delas ou dos outros. Dessa forma, os superficiais ignoram o conteúdo das pessoas, demonstrando bastante futilidade. Uma pessoa superficial não dá muita importância para o que está além das aparências.

157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.