O que é ter uma postura assertiva?

Perguntado por: tmoraes . Última atualização: 28 de abril de 2023
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Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas. Quem não assume suas posições com autenticidade não é assertivo; é o tipo de pessoa que fica dando voltas e não se posiciona nitidamente.

Veja algumas dicas de comunicação assertiva e conseguir isso!

  1. 1 - Aprenda a entender o outro. ...
  2. 2 - Aprenda a ouvir na essência. ...
  3. 3 - Atenção à sua fala. ...
  4. 4 - Acerte o momento. ...
  5. 5 - Tenha embasamento. ...
  6. 6 - Seja um bom intermediador. ...
  7. 7 - Busque evolução contínua.

A pessoa assertiva tem domínio dos assuntos que acredita, apresenta suas opiniões de maneira clara e busca chegar a um acordo nas discussões que enfrenta. Assim, não tenta “ganhar” debates, mas respeita seu interlocutor e busca um ponto de equilíbrio.

Perfil de uma pessoa assertiva
Pessoas assertivas dizem o que é preciso, são objetivas, transparentes e sabem ouvir a opinião dos outros. Com uma atitude sempre respeitosa e séria, são capazes de conquistar a credibilidade e confiança das pessoas.

A comunicação assertiva se refere à capacidade de qualquer indivíduo expressar seus pensamentos, ideias, opiniões e emoções de maneira direta e de fácil compreensão. Entretanto, que esse conceito não seja confundido com uma interação desrespeitosa, insensível ou até agressiva.

11 sinônimos de assertiva para 1 sentido da palavra assertiva: Que diz que algo é verdadeiro: 1 afirmação, asserção, asseveração, alegação, asserto, certeza, comprovação, confirmação, declaração, enunciado, firmativa.

Ser assertivo é saber ouvir a opinião alheia e discutir a temática sem agressividade, prezando sempre pelo equilíbrio. Assim como é preciso ser honesto na hora de dizer o que pensa, é necessário também saber ouvir a crítica sem que isso afete a autoestima e a autoconfiança.

Ter uma comunicação assertiva é um fator muito importante para quem deseja se tornar um bom profissional. Essa competência mede a capacidade de argumentação; de passar as informações com clareza, dinâmica e respeito; de se relacionar com os outros e ainda conquistar a colaboração e a confiança das pessoas.

Não-assertividade ocorre quando a pessoa não expressa os seus sentimentos ou seus pensamentos ao interlocutor, emitindo, muitas vezes, comportamentos contra a própria vontade, ou deixando de defender-se por medo de prejudicar sua relação futura com o interlocutor.

Quais são os 4 comportamentos relacionados à Assertividade? Os psicólogos costumam trabalhar com quatro perfis de comportamento: agressivo, passivo, passivo agressivo e assertivo.

A assertividade pode ser entendida como a habilidade de defender um argumento ou se expressar de forma clara, objetiva e educada. Dessa forma, é possível aprimorar a comunicação no dia a dia (seja na vida pessoal ou no trabalho).

6 dicas para aprimorar a assertividade no trabalho

  1. Saber ouvir e dar feedbacks. ...
  2. Focar na resolução de um problema e não na identificação de culpados. ...
  3. Comunicar de forma clara e não agressiva. ...
  4. Saber dosar firmeza e flexibilidade. ...
  5. Assumir erros e compartilhar acertos. ...
  6. Pensar antes de falar e agir.

A assertividade é a capacidade emocional e poder de ação que um indivíduo tem ao posicionar-se perante os outros e principalmente consigo mesmo. De outra forma, a assertividade determina nossas escolhas perante os outros.

O treino assertivo pressupõe o desenvolvimento de duas competências fundamentais: coordenação de perspectivas entre a pessoa e o interlocutor e flexibilidade. Esta última visa modificar as próprias crenças depois de considerar as do outro, ou mesmo integrar as do interlocutor nas suas (Joyce-Moniz & Barros, 2005).

Portanto, uma comunicação assertiva é justamente aquela que é objetiva e clara, sem a necessidade de ofender quem escuta a informação para alcançar tal clareza.