O que é ter uma comunicação assertiva?
A comunicação assertiva se refere à capacidade de qualquer indivíduo expressar seus pensamentos, ideias, opiniões e emoções de maneira direta e de fácil compreensão.
Qual a importância de ter uma comunicação assertiva?
Esse tipo de comunicação facilita os relacionamentos, diminui conflitos e desentendimentos, evita o retrabalho, aumenta a produtividade, melhora o ambiente e clima organizacional e fortalece a confiança entre as pessoas, aspectos fundamentais para o bem-estar e a saúde emocional.
Quais são os tipos de comunicação assertiva?
Estilo de comunicação assertivo.
É o tipo de comunicador que sabe como explicar e defender o que quer. Os comunicadores assertivos podem fazer gestos com as mãos para se comunicar de maneira não verbal, e costumam exibir expressões faciais calmas ou alegres ao falar.
O que é um comportamento assertivo?
De acordo com a psicologia, uma pessoa assertiva demonstra confiança e segurança na hora de se posicionar em frente às situações, sejam elas pessoais ou profissionais. Esses indivíduos conseguem agir de forma equilibrada em diferentes contextos, sempre respeitando as opiniões e direitos alheios.
Quais são as quatro fases da comunicação assertiva?
E para que isso aconteça de forma legítima, aquele que transmite uma mensagem precisa buscar incessantemente os quatro Cs da comunicação assertiva, clareza, consistência, coerência e confiança.
Como treinar a assertividade?
O treino assertivo pressupõe o desenvolvimento de duas competências fundamentais: coordenação de perspectivas entre a pessoa e o interlocutor e flexibilidade. Esta última visa modificar as próprias crenças depois de considerar as do outro, ou mesmo integrar as do interlocutor nas suas (Joyce-Moniz & Barros, 2005).
Quem pode usar a assertividade?
Assertividade é a habilidade de se comunicar com clareza, confiança e objetividade. É própria de pessoas que conseguem dizer o que sentem, pensam e precisam. Sem perder de vista o respeito às opiniões alheias.
Como substituir a palavra assertiva?
A forma escrita correta é assertivo (com o “ss”). Alguns dos principais sinônimos de assertivo são: afirmativo, positivo, assertório, declarativo e declaratório.
Quais as vantagens de ser uma pessoa assertiva?
Ter uma comunicação assertiva é um fator muito importante para quem deseja se tornar um bom profissional. Essa competência mede a capacidade de argumentação; de passar as informações com clareza, dinâmica e respeito; de se relacionar com os outros e ainda conquistar a colaboração e a confiança das pessoas.
Como escrever de forma mais assertiva?
Veja algumas dicas para escrever e-mails claros e assertivos:
- Identifique quem é o leitor. Para alguns colegas as mensagens podem ser mais coloquiais. ...
- O título deve ser expressivo. ...
- A mensagem deve ser clara e coerente. ...
- Faça a escolha correta das palavras. ...
- Releia seu texto. ...
- Assine seu e-mail.
Quais são os aspectos que prejudicam a comunicação assertiva?
ter dificuldades para compreender e explicitar de forma clara sentimentos positivos e negativos; não conseguir desenvolver linhas de raciocínio ou pensamentos com início, meio e fim; sentir-se pessoalmente atacado por pessoas com visões diferentes da sua; ter dificuldades em aceitar críticas construtivas.
Qual é o comportamento de uma pessoa com comunicação assertiva?
A comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado. Bem como, é esta capacidade que demonstra o nível da sua inteligência social.
Quais são as características de uma pessoa assertiva?
7 características de uma pessoa assertiva
- Respeito.
- Apreço pela própria companhia.
- Sinceridade.
- Cultivo da comunicação.
- Autocontrole.
- Independência emocional.
- Sabedoria para impor limites.
Quais as características do assertivo?
Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas. Quem não assume suas posições com autenticidade não é assertivo; é o tipo de pessoa que fica dando voltas e não se posiciona nitidamente.
O que faz uma comunicação não ser assertiva?
Não-assertividade ocorre quando a pessoa não expressa os seus sentimentos ou seus pensamentos ao interlocutor, emitindo, muitas vezes, comportamentos contra a própria vontade, ou deixando de defender-se por medo de prejudicar sua relação futura com o interlocutor.
O que é ser assertivo no nosso Dia-a-dia?
Trata-se de uma postura positiva em relação a si e às situações da vida. Desta forma, a assertividade não possui qualquer relação moral com aquilo que é considerado correto ou justo. É, sim, uma forma de manifestar atitudes, posicionamentos e ações práticas, no sentido de qualidade comportamental.
Quais os dois tipos de comportamentos na comunicação assertiva?
Na primeira, a pessoa reconhece algo em relação à pessoa (tristeza, raiva) ou situação (pressão de tempo). Na segunda, descreve a sua situação, sentimentos, desejos ou crenças.
Como ser mais assertivo e confiante?
5 Dicas para ser uma pessoa mais assertiva
- Conheça a si mesmo e aos seus direitos. O autoconhecimento é a base para ser mais assertivo. ...
- Comunique com confiança seus desejos e necessidades. ...
- Compreenda que você não tem controle sobre o comportamento alheio. ...
- Expresse seus sentimentos de forma positiva. ...
- Receba bem os feedbacks.
O que é habilidades sociais assertivas?
É a capacidade de expor de maneira objetiva, clara e direta o que se pensa, sente ou quer sem ser passivo tampouco agressivo. Envolve auto-respeito e respeito pelos outros. É você exercer os seus direitos sem violar os direitos dos outros, se colocando, sem ser agressivo e sem ser passivo.
Qual é o oposto de assertivo?
O oposto da assertividade é a passividade ou agressividade.
Como se comunicar assertivamente com a equipe?
Quais as principais práticas para uma comunicação assertiva nas empresas?
- Ter compreensão do que se fala. ...
- Buscar capacitações. ...
- Saber a hora certa de falar. ...
- Praticar a intermediação. ...
- Ter uma fala clara e direta. ...
- Ter cuidado com a linguagem oral. ...
- Prestar atenção à expressão corporal. ...
- Demonstrar empatia.