O que é ter uma boa qualidade de vida?

Perguntado por: icastro2 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Envolve o bem estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

Qualidade de vida indica o nível das condições básicas e suplementares do ser humano. Estas condições envolvem desde o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, os relacionamentos sociais, como família e amigos, e também a saúde, a educação e outros parâmetros que afetam a vida humana.

Essa abordagem é fundamentada em seis pilares, sendo eles: alimentação saudável, atividade física, saúde do sono, controle de tóxicos, saúde mental e relacionamentos.

As qualidades são os bons aspectos que uma pessoa possui em sua personalidade e em suas atitudes. Em oposto aos defeitos, as qualidades das pessoas são os pontos apreciados de sua personalidade, pois seguem os valores e princípios bem-vistos na sociedade e ajudam a cultivar um bom relacionamento com o próximo.

Qualidade de vida é um parâmetro amplo, que passa por áreas como lazer, gastronomia, entretenimento, capacidade de consumo, socialização, saúde, educação e segurança pública. Trata-se, assim, de uma sensação de prazer que deriva também (mas não somente) de um bem-estar civilizatório proporcionado pelo Estado.

São eles: Alimentação, Atividade Física, Sono, Trabalho, Afetividade, Sexualidade e Lazer. Para os autores, cuidar bem desses "sete pilares", compreendendo-os como elementos indissociáveis, é o caminho para uma vida saudável.

Chegou a hora de conhecer os 5 pilares da vida saudável e ter a resposta para essas perguntas.

  • Sono. O sono é um dos protagonistas no bem-estar, na saúde e na busca por uma vida saudável como um todo. ...
  • Alimentação. ...
  • Atividade física. ...
  • Saúde mental. ...
  • Convívio social.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o conceito de saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Concluímos, portanto, que a qualidade de vida é um dos meios para alcançar uma vida saudável.

Existem quatro pilares da vida: o social, o financeiro, o da saúde e o pessoal. Cada um deles tem a sua importância, mas o fundamental é que a harmonia prevaleça.

1. Alimentação saudável. Os alimentos são a fonte de energia de que precisamos para realizar nossas atividades diárias e abastecer a demanda nutricional exigida por nosso corpo.

Qualidades

  1. Flexibilidade. Pessoas rígidas, que não mudam de opinião e não são flexíveis costumam ser um pouco difíceis de trabalhar. ...
  2. Observação. Principalmente nos cargos de liderança, ser observador é um diferencial. ...
  3. Entusiasmo. ...
  4. Paciência. ...
  5. Sinceridade. ...
  6. Organização.

Por outro lado, as pessoas de caráter fraco são aquelas que em situações difíceis ou nem precisam ser difíceis, tomam atitudes erradas, como mentir, roubar. E muitas vezes fazem isso para prejudicar outra pessoa.

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

Sobre o conceito de qualidade de vida, é correto afirmar que I – é uma expressão que indica o conjunto das condições de vida, o estilo de vida e a saúde de um ser humano.

Caso esse cuidado não exista provavelmente alguma destas doenças irá aparecer.

  • 1 – Obesidade. A obesidade talvez seja a principal doença causada pela má alimentação e ligada a outros fatores, como o sedentarismo, tem tudo para prejudicar e muito a saúde. ...
  • 2 – Hipertensão. ...
  • 3 – Colesterol Alto.

A saúde é o elemento principal de uma vida plena e feliz. Conseguir fazer exames regularmente, tratar doenças que possam aparecer eventualmente e ter acesso a bons médicos e hospitais são fatores que influenciam diretamente no quesito qualidade de vida.

O Bem-estar é essencial para manter a saúde mental em dia, evitando desconfortos e sentimentos que podem prejudicar não somente a nossa psique, mas também interferir no nosso organismo e no dia a dia, afinal, a maneira como lidamos com os desafios e afazeres cotidianos depende muito da nossa saúde mental.

Os 7 pilares da gestão de qualidade

  1. Foco no cliente. O foco principal da gestão da qualidade é atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. ...
  2. Liderança. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Gestão de relacionamento. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos.

Os 6 princípios do Pilates

  • Respiração.
  • Centralização.
  • Concentração.
  • Controle.
  • Precisão.
  • Fluidez.

Quais os pilares da gestão da qualidade?

  • foco no consumidor;
  • liderança;
  • gerenciamento de relacionamentos;
  • melhoria contínua;
  • envolvimento da equipe;
  • gerenciamento de processos;
  • abordagem sistêmica;
  • relacionamento positivo.

Conceito de qualidade vida
Para a Organização Mundial de Saúde – OMS, a definição de qualidade de vida é a “percepção que uma pessoa tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores, nos quais está inserida e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.