O que é ter uma atitude positiva?

Perguntado por: lsalgado . Última atualização: 22 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

O que significa desenvolver uma atitude positiva? Desenvolver uma atitude positiva significa aprimorar a capacidade de encontrar meios para melhorar as circunstâncias e superar os desafios. Para isso, no entanto, é essencial que algumas mudanças internas aconteçam antes da modificação do comportamento.

O que é Atitude:
Atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito. De acordo com a psicologia, a atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes. As atitudes determinam a vida anímica de cada indivíduo.

Uma pessoa com atitude é alguém comprometida com os seus objetivos, essa pessoa é comprometida em ajudar os outros, mas ajuda a sim mesma também. As atitudes cumprem com várias funções na vida social, sejam elas instrumentais, expressivas, de adaptação social ou defensivas, por exemplo.

Ter uma “atitude positiva” significa que a pessoa acredita que tudo acontece da melhor forma no final. Uma pessoa com uma “atitude negativa” tende a acreditar que seus melhores dias ficaram no passado e que não há nada pelo que “ansiar” e considera isso uma perda de tempo e energia.

7 Formas de demonstrar respeito aos outros

  • 1 – Ouvir o outro com atenção. ...
  • 2 – Reforçar atitudes positivas. ...
  • 3 – Ser gentil e educado. ...
  • 4 – Respeitar as diferenças. ...
  • 5 – Demonstrar gratidão. ...
  • 6 – Ter empatia. ...
  • 7 – Saber onde terminam os seus direitos e começam os do outro.

As atitudes negativas, como seu próprio nome indica, são um conjunto de comportamentos cujas consequências geralmente provocam efeitos negativos na própria pessoa que as emite ou em terceiras pessoas que acabam afetadas.

De um modo geral, não há quem discorde: a positividade no ambiente de trabalho caracteriza-se como um atributo valioso dentro de equipes profissional, sendo um dos principais fatores responsáveis por um clima harmonioso, produtivo e que inspire motivação e engajamento profissional.

Saber trabalhar em equipe possibilita contribuir para a construção de um ambiente em que todos partilham seus conhecimentos. Um ambiente assim permite que todos desenvolvam novas competências profissionais, além de aprender a ouvir e também a falar com os colegas.

A atitude é uma determinada disposição ou postura para perceber, pensar ou agir, que se manifesta ao ambiente a partir do corpo (exemplo: posturas, gestos) ou por meio de palavras (exemplo: tom de voz, modulação).

São os propósitos que dão sentido à vida, trazem os objetivos e sonhos à tona, que nos dão motivação (motivo + ação) para iniciar e seguir em frente, para encarar as aprovações e a não desistir no primeiro não. São eles que elevam a nossa alma, que nos fazem sorrir diante às adversidades, que nos inspiram a viver.

Como desenvolver a atitude: 5 dicas para aplicar no dia a dia!

  1. Confie em você Se você não confia em si, porque as pessoas confiarão em você? ...
  2. Coloque suas ideias em prática. ...
  3. Arrisque-se. ...
  4. Busque e compartilhe conhecimentos. ...
  5. Deixe evidente seus objetivos.

O que é Hipócrita:
Hipócrita pode ser uma pessoa que tem atitudes hipócritas, ou ela mesma uma pessoa falsa, fingida, que faz coisas que na verdade não faria, em outra situação.

Em geral, a pessoa proativa costuma ter a habilidade de perceber um problema logo no início, ou antes mesmo que ele aconteça.

Quando alguém diz sentir alguma coisa por você, a não ser que suas atitudes comprovem o que falou, de nada valerão as palavras ditas. A atitude tem a força que só as ações possuem.

Mas uma atitude crítica é também conseguir distinguir o verdadeiro do falso pensando no nosso próprio caso. E é reconhecer que, como os outros, também nós podemos estar errados e que em certas ocasiões devemos mudar de ideias.

A fofoca e a intriga são atitudes negativas que afetam a credibilidade e o profissionalismo. São tipos de assuntos que não contribuem para o crescimento da empresa ou de seus membros e que, na verdade, acabam prejudicando um bom clima organizacional.

Boas ações geram boas ações
Quando temos atitudes que visam melhorar a vida de outra pessoa de alguma maneira, isso gera sentimentos de gratidão e de dever cumprido e, consequentemente, nos torna pessoas mais felizes.