O que é ter um relacionamento sólido?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

A relação em que a intimidade, a parceria e a cumplicidade são a tônica, resulta em diálogo sincero e aberto, em que os dois assumem a condição de um casal maduro que compreende que a qualidade substitui, com enorme vantagem, a quantidade.

Entre as maneiras de construir um relacionamento forte estão:

  1. Dialogar sempre. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Ter empatia. A empatia facilita o diálogo e muitos outros aspectos do relacionamento. ...
  3. Abandonar o controle. O controle é o problema de muitos relacionamentos. ...
  4. Conhecer o seu valor. ...
  5. Ouvir. ...
  6. Fazer terapia.

Quais os pilares do relacionamento interpessoal? Podemos citar várias características como essenciais para um bom relacionamento interpessoal. Algumas delas são: autoconhecimento, adequação ao ambiente, comunicação assertiva, empatia, ética, gentileza, respeito, saber ouvir e fazer críticas e reconhecer erros.

Maneiras de edificar e fortalecer relacionamentos

  1. Conhecer as pessoas. O presidente Ezra Taft Benson (1899–1994) ensinou: “Não é possível servir bem as pessoas que não conhecemos”. ...
  2. Passem tempo juntos. ...
  3. Seja atencioso em sua comunicação. ...
  4. Aprecie as diferenças da mesma forma que as semelhanças. ...
  5. Sirva aos outros.

“O burnout de relacionamentos tem sintomas como o esgotamento no se relacionar, e características como cansaço de tentativas de mudança, falta de motivação para investir no parceiro ou parceira, desesperança, tristeza, apatia, raiva”, fala a psicóloga Daniela Faertes, diretora do Espaço Ciclo, no Rio Janeiro.

Em um relacionamento maduro, o casal assume controle de suas vidas com consciência de fatores que podem realmente ser difíceis. Terão as ferramentas necessárias para tomar decisões corretas, sem perder tempo com questões secundárias e irrelevantes.

Fase 3 - Desilusão
Aqui pequenas coisas no convívio começam a perturbar a estabilidade do casal que pode se perguntar se é era hora de procurar outro par. É o início do choque de realidade da relação, deixando para trás ilusões anteriores.

Assim, resumidamente, essas fases podem ser descritas da seguinte forma:

  • Paixão. A paixão é a fase do encantamento de um casal. ...
  • Amor. O amor é a fase onde a visão do parceiro mostra-se real e não idealizada como na paixão. ...
  • Conflitos. ...
  • Rotina. ...
  • Maturidade emocional.

Essa é a fase do relacionamento mais difícil. Normalmente é o momento da dúvida. Muitos acreditam que a decisão de passar a vida com a pessoa deve ser tomada no momento do noivado. Ela pode ser tomada lá, mas é bem melhor tomá-la antes.

Como por exemplo, respeitar o espaço do outro, a integridade física e psicológica, e claro, sempre se manter fiel ao parceiro. O respeito se encontra até mesmo em aceitar as escolhas do seu parceiro dentro do relacionamento, algo que nem sempre é fácil.

O que é relacionamento tóxico? Caroline explica que “um relacionamento tóxico envolve a tentativa de uma pessoa manipular, controlar e isolar a outra. É uma relação em que não existe vínculo de respeito, mas em que uma pessoa manda e a outra é subjugada”.

O diálogo é a base de qualquer relacionamento saudável. Mas, caso esse detalhe importante não faça parte da sua rotina como casal, é bom rever a comunicação entre vocês. Colocar isso em prática, no entanto, nem sempre é fácil, ainda mais na correria com as crianças.

Um relacionamento ou casamento é definido como aberto quando duas pessoas entram em consenso para, então, explorar a relação que não é monogamia, onde um deles ou os dois se envolvem sexualmente ou apenas casualmente com outros parceiros. Sem ser considerado infidelidade, ao contrário do que muitas pessoas pensam.

Caminhar em locais arborizados, meditar, ter amigos e pensar positivamente, por exemplo, são recomendações calcadas em pesquisas científicas para melhoria do bem-estar, da qualidade de vida e da longevidade.

O casal deve buscar fortalecer um ao outro, tendo como prioridade gerar amor, comunhão e respeito no dia-a-dia. Tudo na aliança vem através da dedicação mútua e é alcançado quando o homem e a mulher decidem: 1. Deixar a dependência emocional.

Mas aqui estão sete resoluções baseadas em pesquisas recentes na área de psicologia que você pode fazer neste Ano Novo para ajudar a manter seu relacionamento forte.

  1. Prepare-se para o sucesso. ...
  2. Seja otimista. ...
  3. Seja mais flexível. ...
  4. Faça algo por seu parceiro. ...
  5. Não seja tão duro consigo mesmo. ...
  6. Mantenha contato físico.

Dicas para ter mais paciência no relacionamento

  1. Tenha cuidado com as expectativas. Para ser uma pessoa mais paciente é preciso entender e aceitar que o outro, assim como você, não é perfeito. ...
  2. Não fale de maneira agressiva. ...
  3. Aprenda a respirar. ...
  4. Fale sobre como você se sente. ...
  5. Desenvolva a tolerância.

Entrar em contato com seus desejos sem julgamentos para que sua decisão esteja alinhada com você. Sair de um relacionamento no qual não se está feliz e não se consegue ou não quer “consertar”, também é um sinal de respeito para com a outra pessoa. Se o outro não quer terminar a relação, haverá sofrimento sim.

Quando um homem realmente ama uma mulher, ele se importa com a opinião dela e faz questão de escutá-la. O que você pensa sobre religião, política ou mesmo a cor das paredes é relevante para ele. Você sente que ele escuta você de verdade, pois ele presta atenção mesmo quando você está falando sobre coisas banais.

Você provavelmente não tem um relacionamento saudável se um de vocês ou ambos: Apresenta timidez ao abordar tópicos muito sensíveis. Apela ou argumenta excessivamente quando as conversas não tomam o rumo esperado. Minimiza as verdadeiras opiniões para “ser legal” ou não “irritar o outro”