O que é ter um bloqueio emocional?

Perguntado por: lmoura4 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

Teste de Trauma e Bloqueio Emocional (da infância ou da vida adulta) O teste de trauma e bloqueio emocional que você irá fazer agora é um primeiro exercício de autoconhecimento para quem sente que tem alguma coisa errada consigo mesma(o). Importante: esse teste não é uma avaliação psicológica, e nem um diagnóstico.

Entre as causas de não querer amar de novo, podem estar: medo de ser traído, de viver a mesma situação negativa de antes, não saber conciliar o relacionamento com as amizades, encontrar alguém que sufoque a rotina, etc. Todas essas inseguranças podem ser trabalhadas, até mesmo pela gestão da emoção.

O bloqueio emocional age mais ou menos assim. Ele é uma defesa do nosso inconsciente que age para evitar o sofrimento. Entretanto, embora passemos a vivenciar as experiências ruins de forma menos direta, não significa que deixam de nos machucar ou causar incômodo.

Quais são os principais sintomas do bloqueio emocional?

  1. Evitar situações. ...
  2. Aumento da ansiedade. ...
  3. Falta de interesse. ...
  4. Emoções negativas. ...
  5. Problemas de autoestima. ...
  6. Vivências anteriores. ...
  7. Medo da rejeição.

Olha, normal não é. Essa condição de vazio de sentimentos se chama "atimia" que consiste na ausência de sentimentos e de manifestações afetivas.

A ansiedade, o medo, a insegurança e até transtornos psicológicos são algumas consequências. Com isso, o indivíduo que sofre com traumas costuma ter dificuldades para conviver em sociedade, se relacionar, apresentam baixa autoestima e agressividade.

O autoconhecimento é um dos pilares da inteligência emocional. Um ponto que pode ser trabalhado e potencializado para superar ressignificar traumas da infância. O objetivo é identificar as emoções relacionadas a experiências negativas e, com isso, desenvolver uma melhor relação própria com o que sente.

Traumas de infância: Consequências e Como Superar com a...

  • 1- Invalidação constante de sentimentos.
  • 2- Abusos físicos ou psicológicos.
  • 3- Bullying e agressões.
  • 4- Abandono ou rejeição.
  • 5- Relacionamentos problemáticos na família.

Dito isso, a dificuldade de se apaixonar é real não quando praticamos essa emoção de forma diferente do resto do mundo, mas quando simplesmente não conseguimos estabelecer ou entrar em contato com o amor por ninguém. Esse “bloqueio” é um sinal de que algo pode estar errado.

Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.

Na prática, esse bloqueio impede aquele sofrimento de forma pontual, mas não significa que vai perdurar a vida toda. Em muitos casos, observamos pessoas que criam barreiras ao longo da vida, definidas como fortes e poderosas. Até que, um dia, esses bloqueios são quebrados e elas ficam completamente perdidas.

Assim, veja 6 maneiras de fazer uma limpeza emocional:

  1. Separe um tempo para o autocuidado.
  2. Fique longe das redes sociais por um tempo.
  3. Faça o mesmo com as notícias.
  4. Desenvolva hobbies ou passatempos saudáveis.
  5. Faça um detox de reclamações.

A alexitimia aparentemente está associada a várias outras doenças, como esquizofrenia e distúrbios alimentares, talvez porque as emoções normalmente nos levam a cuidar melhor de nossa saúde física e mental.

A dificuldade em identificar e expressar sentimentos é mais comum do que parece e, existe um termo para isso: alexitimia. A alexitimia pode ser descrita como uma condição relacionado à dificuldade de experimentar, identificar e expressar emoções.

Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor.

Sim... é normal não se lembrar de coisas vividas, principalmente até os 4 anos de idade. Alguns flax, mas com pouca nitidez. Porém, tudo fica gravado no Emocional e agora, na fase adulta, se manifesta quando fatos estão ligados ao ocorrido na infancia .

A pessoa não consegue se lembrar de informações pessoais importantes (geralmente relacionadas ao trauma ou ao estresse) que normalmente não seriam esquecidas. A pessoa se sente muito angustiada por causa de seus sintomas ou os sintomas fazem com que ela não consiga funcionar em situações sociais ou no trabalho.

Use a terapia de conversa focada em traumas para recuperar memórias reprimidas. O processo é demorado, mas falar das coisas que você viveu e as sensações que teve ajuda a liberar as memórias escondidas na sua mente aos poucos. O psicólogo vai ouvir você falando dos seus problemas atuais e passados.

Como superar o trauma

  1. Aprenda a respirar. Voltar ao normal após um evento traumático pode parecer impossível. ...
  2. Pratique exercícios físicos. O exercício físico é uma forma de ajudar o corpo a liberar endorfina. ...
  3. Crie uma rotina saudável. ...
  4. Cultive hobbies. ...
  5. Faça terapia para superar o trauma.