O que é ter sangue quente?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A maioria das pessoas com certeza já deve ter ouvido a expressão “sangue quente”. Mas você sabe o que isso significa? Além de remeter à impulsividade, sangue quente nada mais é do a resposta biológica do corpo ao estresse, tanto em humanos quanto em animais.

Animais endotérmicos como os mamíferos – e também as aves – são conhecidos como 'de sangue quente'.

A vantagem mais direta observada nos homeotermos é o fato de eles não dependerem da imprevisibilidade do ambiente para a manutenção da temperatura corporal.

Colocar algo frio no local, como um pacote de gelo ou uma garrafa de água bem gelada, por cerca de 30 segundos, ajuda a refrescar o corpo. Isso porque esfria as veias, o que reduz a temperatura corporal.

A explicação para essa diferença está nos sensores da nossa pele. São eles os responsáveis por registrar a temperatura e determinar nossa sensação de frio ou calor. Há quem tenha mais sensores nas orelhas, enquanto outros tem mais nos pés.

Segundo os profissionais de saúde, a febre interna é a sensação que uma pessoa tem quando está quente apesar do termômetro estar marcando a temperatura normal, diferentemente da febre convencional que é indicada por esse aumento no calor do corpo.

Os animais considerados de sangue quente são, basicamente, as aves e os mamíferos. Já os animais de sangue frio englobam as espécies de répteis, anfíbios, peixes e animais invertebrados. Os animais contam com mecanismos termorreguladores.

Os Peixes, répteis e anfíbios são PECILOTÉRMICOS, também conhecidos como “animais de sangue frio”, o que não significa que tais animais não regulam a sua temperatura corporal, na verdade, eles se utilizam de aspectos relacionados ao ambiente em que vivem para realizar esse controle desde o ambiente externo até o ...

5 animais que não possuem sangue vermelho

  1. Lagartos da Nova Guiné (verde) Lagarto-de-Língua-Azul. ( ...
  2. Polvos (azul) (Fonte: Unsplash) ...
  3. Insetos (amarelo/verde) (Fonte: Unsplash) ...
  4. Braquiópodes (violeta/amarelo) (Fonte: Wikimedia Commons) ...
  5. Peixe-gelo da Antártida (incolor) ...
  6. 7 dos maiores animais que já habitaram o nosso planeta.

As cobras são animais de sangue frio. O seu corpo está coberto de escamas, que servem para conservar a humidade em climas áridos e para reduzir o atrito à medida que o animal se movimenta: até algumas espécies que não têm escamas na maioria do corpo, têm-nas na barriga.

O lêmur-pigmeu de Madagascar, por exemplo, pode passar 10 horas com temperatura abaixo de 7ºC. Durante a hibernação o sangue pode ficar mais frio.

Por que são chamados animais de sangue frio
Eles são chamados assim por serem animais que regulam sua temperatura corporal de acordo com o ambiente, ao contrário dos chamados animais de sangue quente, cuja temperatura se regula a partir da energia gerada com a queima dos alimentos.

Troca de calor contracorrente
Muitas aves e mamíferos apresentam trocas de calor contracorrente, que são adaptações do sistema circulatório que permitem que o calor seja transferido dos vasos sanguíneos contendo sangue mais quente para aqueles contendo sangue mais frio.

hipotálamo

O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.

Chá de dente-de-leão
Este é o remédio ideal para estimular o funcionamento renal e potencializar a limpeza do sangue pelos rins, eliminando o excesso de toxinas. Além disso, estudos mais recentes têm demonstrado que o dente-de-leão também pode ajudar na proteção da saúde do fígado.

Pode-se dizer que um homem é “quente” quando trata as pessoas com respeito e carinho.