O que é ter reflexo?

Perguntado por: dreis . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Reação pronta em face de um acontecimento súbito: ter bons, maus reflexos. Reação rápida de quem, supostamente, antecipa o que vai acontecer: pegou a bola por reflexo. Algo que traz consigo um pensamento, uma sensação, um sentimento: seus olhos são o reflexo de um coração partido.

Classificação dos reflexos

  • Reflexos bulbares. São os reflexos capazes de controlar os sistemas respiratório e cardiovascular.
  • Reflexos medulares. Já os reflexos medulares são separados em dois: os exteroceptivos e os proprioceptivos. ...
  • Reflexo de estiramento. ...
  • Reflexo de retirada. ...
  • Reflexo tendíneo.

Os atos reflexos são respostas involuntárias, comandadas pelo SNC (Sistema nervoso central), a determinados estímulos recebidos pelo organismo. São exemplos de atos reflexos a tosse, o espirro, o vômito, a salivação (ao ver um alimento saboroso) e o reflexo patelar.

Em psicologia, quando falamos sobre comportamento reflexo, o termo reflexo não se refere àquilo que o indivíduo fez, mas, sim, a uma relação entre o que ele fez e o que aconteceu antes de ele fazer. Reflexo, portanto, é uma relação entre estímulo e resposta, é um tipo de interação entre um organismo e seu ambiente.

O reflexo é uma das etapas utilizadas no exame neurológico que envolve a reação corporal automática à estimulação. Sem envolver ordens do cérebro, as respostas ao reflexo seguem por nervos sensitivos até a medula espinhal, lugar onde são transmitidas a um nervo motor.

Sintomas de refluxo

  1. Pirose ou azia: Sensação de queimação na região central do peito, que pode irradiar da parte superior do estômago até o pescoço;
  2. Regurgitação: Sensação de conteúdo gástrico refluído para boca.

A falta ou ausência deste tipo de reflexo pode envolver o sistema nervoso central ou o nervo em si não estar a funcionar corretamente ou estar danificado.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN), a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) acomete de 12% a 20% da população brasileira. Mas, quando o problema não é tratado corretamente, ele pode evoluir para quadros mais graves, como câncer gástrico e esofagite.

As três leis do comportamento reflexo

  • Lei da magnitude. A intensidade do estímulo é diretamente proporcional à magnitude da resposta. ...
  • Lei do limiar. Para que uma resposta ocorra, o estímulo precisa alcançar uma intensidade mínima. ...
  • Lei da latência. Latência é o nome dado ao intervalo de tempo entre o estímulo e a resposta.

4 automático, inconsciente, involuntário, maquinal, mecânico, reação, resposta. Reprodução: 5 cópia, espelho, imagem, imitação, representação, reprodução, retrato.

No entanto, a medula espinhal não é apenas um caminho para conexões motoras e sensoriais entre o sistema nervoso periférico e o encéfalo, mas é responsável pela coordenação de reflexos sensoriais-motores.

Escolha um esporte e pratique-o regularmente.
Várias opções, inclusive futebol, tênis, peteca, vôlei e artes marciais, são excelentes para melhorar os seus reflexos. Procure por alguma atividade atlética na qual você precise manipular um objeto, como uma bola, usando alguma ferramenta, como uma raquete ou um taco.

Os exemplos de reflexos são muito numerosos. Assim, se de forma inesperada uma mão sofre uma picada ou se aproxima de um foco de calor intenso, ocorre uma reação muscular rápida que se traduz num movimento de afastamento, reação em que não intervém a vontade.

A sensação de dor está associada à ativação de neurônios receptores sensoriais chamados nociceptores, que estão presentes em todas as regiões do corpo e podem enviar sinais ao encéfalo em resposta a um estímulo com potencial de causar dano.

Quando sentimos alguma emoção, varias alterações ocorrem em nosso corpo. Boa parte daquilo que conhecemos como emoções envolve comportamentos reflexos, ou seja, relações entre estímulos do ambiente e respostas do organismo.

Quando uma atividade animal, como um movimento ou a secreção de uma glândula, ocorre em virtude de uma alteração no ambiente, essa atividade passa a ser denominada resposta. Os agentes externos que induzem as respostas são os estímulos. Quando estas respostas ocorrem de forma padronizada, elas são chamadas reflexos.