O que significa um país ter poder de veto?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

O veto é a discordância do Presidente da República com determinado projeto de lei aprovado pelas Casas Legislativas do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), previsto na Constituição Federal (CF) no artigo 66 e seus parágrafos, com regramento interno no Regimento Comum (RCCN), artigos 104 a 106-D ...

Formado por 15 membros, 5 deles são permanentes, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. São revestidos pelo poder de veto, ou seja, são capazes de, com seu voto, vetar a decisão do conselho; já os membros temporários não apresentam o mesmo privilégio, pois são eleitos pela Assembleia Geral de 2 em 2 anos.

Os cinco membros permanentes são a China, os EUA, a França, a Rússia e o Reino Unido.

O processo de votação pode se iniciar após a discussão de quatro senadores e seis deputados (art. 106-A, § 2º, do RCCN). Para a rejeição do veto é necessária a maioria absoluta dos votos de Deputados e Senadores, ou seja, 257 votos de deputados e 41 votos de senadores, computados separadamente.

Desde a dissolução da URSS, a Rússia usou seu poder de veto com moderação. No entanto desde 2001 a Rússia voltou a empregar os vetos com mais frequência, geralmente visando bloquear resoluções relacionadas às atividades militares russas, especialmente na Geórgia, Síria e Ucrânia.

São atos pelos quais o Presidente da República informa ao Congresso Nacional os motivos que o levaram a vetar determinado projeto de lei. O veto acontece quando o projeto é considerado inconstitucional ou contrário ao interesse público.

A ONU tem o poder de discutir e tomar medidas necessárias para questões enfrentadas pela sociedade, como a questão da paz mundial, as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, o desarmamento, o terrorismo, a igualdade de gênero, a produção de alimentos, as emergências de saúde etc.

A Assembleia-Geral da ONU aprovou nesta terça-feira (26) uma proposta que visa reduzir o uso do veto no Conselho de Segurança, obrigando as potências a dar explicações aos demais Estados-membros sempre que fizerem uso desse privilégio.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano sustentável, o crescimento do país e o combate à pobreza, o Sistema das Nações Unidas no Brasil tem a constante missão de alinhar seus serviços às necessidades de um país dinâmico, multifacetado e diversificado.

A República da China foi membro pleno das Nações Unidas e um dos cinco Membros Permanentes de seu Conselho de Segurança de 1945 a 1971, tendo sido um dos membros fundadores e o primeiro país a assinar a Carta das Nações Unidas em agosto de 1945.

Brasil e OTAN
O Brasil foi indicado como um aliado extra-OTAN em 2019 pelo então presidente norte-americano, Donald Trump. No entanto, esse status não garante que o Brasil será defendido pela entidade em caso de conflito e tampouco significa que nossas Forças Armadas podem ajudá-la em suas guerras.

António Guterres

O secretário-geral atua como porta-voz de facto e líder da ONU. O atual é o português António Guterres, que substituiu Ban Ki-moon em 2017 e cujo segundo mandato expira em 2023.

Art. 14 - O Presidente da República, observadas as disposições constitucionais e nos limites das respectivas dotações orçamentárias, poderá expedir livremente decretos-leis sobre a organização da Administração federal e o comando supremo e a organização das forças armadas.

No Brasil, o veto faz parte da técnica de pesos e contrapesos que compõe a teoria da separação dos poderes, sendo exercido pelo chefe do poder executivo que nega sanção à legislação elaborada pelo Congresso Nacional.

Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. Art.

No momento, o ocupante do cargo é o ex-chefe da KGB, Vladimir Putin. É ele quem representa a Rússia nos encontros diplomáticos e quem tem a função de escolher o primeiro-ministro, desde que com o consenso da Duma.

A vida na Rússia possui diversas características diferentes do ocidente, especialmente da América do Sul. Algumas das características mais marcantes que surgem em mente são: pessoas mais sérias e reservadas; vida barata; moral rígida; patriotismo e valorização da cultura local.