O que é ter noção de lateralidade?

Perguntado por: landrade2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A lateralidade diz respeito à capacidade de diferenciar e nomear direita e esquerda, seja no próprio corpo, no corpo de outra pessoa ou no espaço. Ela é desenvolvida por volta de 8 ou 9 anos de idade. Já a dominância lateral se trata da capacidade de dominar um lado do corpo.

Existem três tipos de lateralidade: destros (que usam majoritariamente a mão direita), canhotos (que preferem a mão esquerda), e ambidestros (que usam ambos os lados com igual facilidade).

Atividades que desenvolvem lateralidade

  • Brincar de Robô Material: humano. ...
  • Controlar o jornal no pé Material: bolinha de jornal. ...
  • Tempestade. Material: giz. ...
  • Atividade corporal: ZIP, ZAP, ZOP. Material: humano. ...
  • Cãozinho FLIP. Material: humano. ...
  • Caminho. Material: pés e mãos de cartolina. ...
  • Chique – Choque. ...
  • O cachorro e o osso.

As atividades que estimulam a lateralidade são aquelas que trabalham os lados do corpo separadamente, como pular de um pé só, e também as que envolvem equilíbrio.

O adequado desenvolvimento da lateralidade é uma tarefa muito importante para benefícios que vão além do corporal. Auxilia no aprendizado da leitura-escrita e da organização da referência espacial direita-esquerda.

No que se refere à lateralidade, é CORRETO afirmar que: A lateralidade orienta o esquema corporal. O desenvolvimento da lateralidade é necessário para que o indivíduo atinja a capacidade máxima de lateralização na vida adulta.

Um dos aspectos importantes no desenvolvimento da criança é que ela mesma defina sua lateralidade pois, é através desta que dependerá a formação de sua personalidade, a adaptação motora e a aprendizagem escolar.

A lateralidade é influenciada por fatores genéticos, mas também pelo ambiente em que o bebê é inserido, os aspectos culturais da sociedade e pelo tipo de tarefa desempenhado pelo indivíduo no decorrer de seu desenvolvimento motor.

Ensine os alunos a marcharem com o ritmo esquerda, direita. Usamos a ordem esquerda e direita para que o aluno possa entender a grafia e a ordem das palavras escritas que ocorrem da esquerda para a direita. Com o tempo ele vai aprender que a sua esquerda é a direita do papel.

O psicomotricista faz intervenções que estimulem o desenvolvimento do corpo em movimento, beneficiando a interação do autista com a família e o meio social, suas habilidades cognitivas, afetivas, emocionais, o que proporciona mais qualidade de vida.

Lateralidade manual é a preferência por usar uma das mãos em vez da outra, geralmente fica evidente a partir dos 3 anos de idade. O hemisfério dominante do corpo geralmente é o esquerdo, que controla o lado direito do corpo, por isso a maior parte das pessoas tem preferência pelo lado direito.

Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma precisa os pequenos músculos, localizados principalmente nas mãos e nos pés, para movimentos delicados e específicos. É ela que permite manusear objetos e realizar atividades como recortar, costurar, desenhar, pintar e, claro, escrever.

Peça para a criança usar a mão direita para tocar o braço esquerdo. E vice-versa. Essa atividade pode ser desenvolvida com diferentes partes do corpo, desenvolvendo assim a lateralidade cruzada. Lembre-se de exemplificar o que a criança precisa fazer e ser o modelo para ela durante a atividade.

Quando há habilidades para usar diferentes lados do corpo para diferentes atividades chamamos de lateralidade cruzada, por ex. escrever com a mão esquerda e chutar com o pé direito. A lateralidade cruzada mão-olho tem sido implicada em dificuldades de aprendizagem, especialmente na leitura e escrita.

O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.

A lateralidade é a preferência da utilização de uma das partes simétricas do corpo: mão, olho, ouvido, perna; a lateralização cortical é a especialidade de um dos dois hemisférios quanto ao tratamento da informação sensorial ou quanto ao controle de certas funções.

A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta: - Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas). - Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.

A lateralidade é um dos fundamentos da psicomotricidade o qual se refere a consciência de que o corpo possui uma linha média que o divide nos lados direito e esquerdo. Esse conceito vem sendo aprofundado desde os primeiros estudos sobre dominância cerebral (PACHER; FISCHER).

De uma maneira bem divertida trabalhamos a lateralidade com as mãos e os pés. Para facilitar foi feito uma bolinha na mão direita de vermelho e no pé esquerdo de azul, para que as crianças fixarem melhor o termo direita e esquerdo no momento do comando, por exemplo: mão esquerda no vermelho, agora no amarelo.

Orientação espacial é a capacidade de se situar e se orientar em um espaço, assim como de localizar outra pessoa ou objeto neste espaço. A criança, em seu crescimento, aprende noções de tamanhos, formas, movimentos, volumes que a ajudam e perceber-se no espaço a partir do seu próprio corpo.

Como a lateralidade é desenvolvida
As crianças desenvolvem habilidades manuais através de brincadeiras e outras atividades. Além disso, elas descobrem o que podem fazer com as mãos. Assim, as crianças começam a mostrar a lateralidade de suas mãos em tarefas funcionais.