O que é ter Malandragem?

Perguntado por: oantunes . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Ausência de atividade; falta de trabalho; vadiagem, ociosidade. Modo de vida de quem prefere agir irresponsavelmente, sem preocupações, buscando diversão.

Malandro é aquela pessoa que todo mundo acha que não sabe de nada, mas que é mais esperto do que parece. Normalmente, ele observa mais do que fala e age sem se preocupar com a opinião dos outros. Fizemos uma lista com frases de malandro para você pensar se conhece alguém assim ou se é você mesmo o espertinho da turma.

Zé Pilintra é um guia espiritual que faz parte da linha dos malandros na umbanda, como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade, porque ele, o Zé Pilintra, quando viveu aqui na Terra, passou pelos mesmos problemas, sofrendo na pele a discriminação por ser órfão, ...

Significado de Malandro
adjetivo Diz-se da pessoa que se utiliza da esperteza para sobreviver sem trabalhar, geralmente abusando da confiança de outras; vadio. Diz-se de quem é esperto, astuto; sagaz. Que é indolente; preguiçoso.

Os malandros atuam na vibração da força de Ogum – pois são entidades da estrada – e também aparecem sob a regência de Exú na esquerda – como o famoso Zé Pilintra. Eles ainda podem se apresentar na cura, regidos por Oxalá, onde aparecem sem chapéu e com fitinha branca.

substantivo feminino Aquela que gosta de viver de modo boêmio, sem trabalhar, na malandragem. Pessoa que age com esperteza, astúcia, malícia; esperta. Quem age irresponsável e inconsequentemente; inconsequente.

Sinônimo de malandro

  1. Que não trabalha e vive na malandragem: 1 vagabundo, preguiçoso, vadio, ocioso, indolente, molenga, molengão, molengo, parasita, encostado, mandrião, calaceiro, vagaroso, madraço. ...
  2. Que engana com astúcia: ...
  3. Que rouba e não cumpre a lei:

Resumo. As entidades da umbanda fazem parte de seres espirituais com características únicas, entre esses seres encontra-se Zé Pelintra, uma entidade cercada por peculiaridades, descrito como malandro, apreciador de bebidas e jogador de carteado, uma entidade negra que recebe várias interpretações.

O malandro atua como uma pessoa que tem um modo de vida peculiar ao brasileiro, onde ele com meios peculiares consegue através de sua astúcia e sua persuasão penetrar em várias esferas da sociedade, se beneficiando DaMatta (1997).

O mal do malandro é achar que todo mundo é otário.

Teria vindo do italiano malandrino, significando, latim vulgar *malandria. Esta palavra, por sua vez, remete ao grego mélas (“negro”), por causa da cor escura da pele do leproso. Na Itália, os ladrões acabariam sendo chamados assim também.

Na umbanda, Seu Zé Pilintra vem na linha das almas ou dos baianos e se manifesta como os pretos-velhos, de traje branco simples e chapéu de palha, mas não dispensa o lenço vermelho.

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.

1920

José ou Seu Zé morreu em 1920 e está sepultado na cidade de Alhandra no Estado da Paraíba. As suas façanhas, o gosto pela vida noturna e o costume de estar sempre ao lado dos pobres e desvalidos, fizeram dele também uma entidade venerada em algumas religiões. Portanto meus amigos, o Zé Pelintra, não é um mito.

A origem do malandro está, na realidade, ligada à abolição da escravatura. Alguns historiadores afirmam que a malandragem seria uma expressão de desobediência da população recém-liberta e seu desejo de não continuar submetendo a própria força de trabalho ao aviltamento.

1. De modo malandro; com esperteza: Entrou na ópera malandramente, sem pagar. [F.: Fem. de malandro + -mente.]

1 dentre, desde, a, com, do que.

Os nomes dados as malandras se assemelham e em muitos casos são idênticos aos das Pombagiras, isso já configura um dos motivos para que haja tanta confusão ao distinguir essas duas manifestações. Marias, Padilhas, Quitérias..