O que é ter liberdade plena?

Perguntado por: umata . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

Pode haver liberdade plena quando os direitos estão em equilíbrio com as responsabilidades. Há liberdade plena quando todos têm direitos iguais. Todas as pessoas têm direito de ser livres. Para que todos sejam livres, cada um deve respeitar os direitos dos outros.

No que se refere aos tipos de liberdade, temos de forma clara na Constituição a liberdade de expressão, o direito à liberdade e segurança, a liberdade de consciência, a liberdade religiosa, a liberdade de associação e reunião, a liberdade de imprensa.

Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.

Liberdade significa o direito de agir segundo seu livre arbítrio, segundo a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa. É não depender de ninguém. Liberdade também corresponde ao conjunto de ideais liberais e dos direitos de cada cidadão.

A liberdade implica assim na responsabilidade do indivíduo por seus próprios atos. Sem dúvida há no conceito de liberdade o envolvimento com a consciência, poder, dever e identidade do ser humano.

Liberdade é a condição daquele ou daquela que é livre. E, ser livre é realizar escolhas e praticar ações por vontade própria. O termo origem na palavre em latim libertas, que deriva de liber (“livre”).

“O limite do direito de liberdade de expressão se dá quando, sob essa pretensa liberdade, atinge-se a honra, a dignidade ou mesmo a democracia.

A liberdade não está apenas em fazer o que queremos neste momento; é planejar e construir o nosso caminho decidindo como, onde e com quem o percorreremos. Ser livre é ser autônomo para decidir por nós mesmos. “A liberdade está em sermos donos da nossa própria vida”.

Existem três tipos de liberdade :

  • A primeira é o tipo “ser livre de,” uma liberdade das restrições da sociedade.
  • A segunda é “ser livre para”, uma liberdade para fazer o que queremos fazer.
  • A terceira é “ser livre para ser”, uma liberdade não apenas para fazer o que queremos, mas para sermos quem temos que ser.

A primeira é o tipo “ser livre de,” uma liberdade das restrições da sociedade. A segunda é “ser livre para”, uma liberdade para fazer o que queremos fazer. E a terceira é “ser livre para ser”, uma liberdade não apenas para fazer o que queremos, mas para sermos quem temos que ser.

Resposta verificada por especialistas
Todas as pessoas deveriam ter a liberdade de ser quem elas são, seja no contexto familiar, no âmbito comportamental, sexual, espiritual ou até mesmo cultural.

Por exemplo: liberdade de crença; liberdade de consciência; liberdade de culto; liberdade de informação; liberdade artística, etc. Dentro da liberdade de pensamento, convém dizer que pensar é uma faculdade inerente ao ser humano e dessa sua qualidade não pode haver interferência nenhuma.

2 privilégio, garantia, direito, distinção, isenção, vantagem, imunidade, prerrogativa, regalia, salvaguarda, apanágio, benefício, faculdade, franquia, honraria.

A liberdade, que é o fruto de uma conquista que o homem fez ao cultivar sua inteligência, elevar sua moral e estender a cultura por todos os pontos da Terra, contribui para manter o equilíbrio entre seus deveres e seus direitos.

Estas práticas vão te levar a uma mudança positiva

  1. 1Tenha conversas mais profundas. ...
  2. 2Leia ou observe algo desafiador. ...
  3. 3Compre menos coisas. ...
  4. 4Tenha mais contato com a natureza. ...
  5. 5Passe mais tempo em silêncio. ...
  6. 6Passe um tempo de qualidade com as pessoas.

Sentir-se livre é antes de tudo, ter compromisso com si mesmo. Ter a consciência do que se faz, e do que se pretende fazer. Ser livre é ter o coração arejado para dar e receber, sem exigências, sem comparações. Não adianta se sentir livre, quando qualquer fato do passado ainda te faz vítima.

Continuar lendo O que é a prova plena?