O que é ter concentração?

Perguntado por: drocha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Desse modo, podemos dizer que concentração é a capacidade de conduzir nossa atenção de maneira a focar em um único ponto, pensamento ou ação.

Como melhorar a concentração em 6 passos

  1. 1) Autoconhecimento e objetividade. ...
  2. 2) Priorize uma vida saudável. ...
  3. 3) Faça pausas. ...
  4. 4) Use os jogos a seu favor. ...
  5. 5) Fique longe das distrações. ...
  6. 6) Comece por você!

Concentração é um Estado
Você consegue sentir que está concentrado. É o resultado de como você direciona a sua atenção em uma certa atividade por um período contínuo e consistente de tempo. Pode ser qualquer atividade, como ler, dirigir, realizar uma atividades profissional, cozinhar, jogar um game no computador, etc.

Como vimos, a dificuldade de concentração pode ter diferentes causas, como depressão, Síndrome de Burnout, estresse, entre outros. Caso perceba algum sintoma relacionado ao problema, lembre-se de marcar uma consulta com um profissional especializado para que ele possa indicar o melhor tratamento para você!

Concentração é a capacidade de manter o foco naquilo que você está fazendo. Atenção é perceber os detalhes e nuances do que está sendo feito.

5 técnicas de concentração para você manter o foco

  1. Organize o seu ambiente. Um dos pontos mais cruciais quando falamos de foco é a minimização das distrações, uma das principais técnicas de concentração. ...
  2. Pratique exercícios físicos. ...
  3. Gerencie seu tempo. ...
  4. Durma bem. ...
  5. Pratique mindfulness.

O cérebro humano tem a capacidade de ficar concentrado em algo por, em média, 30 minutos. O número também pode chegar a 90 minutos – ou nem atingir o tempo de um episódio de sitcom direito.

Confira 7 maneiras de exercitar seu cérebro para ter mais foco e concentração

  1. CONSUMA ESTES ALIMENTOS. No intestino, considerado nosso segundo cérebro, existem as bactérias "do bem" e as "do mal". ...
  2. MEDITE. ...
  3. PRATIQUE IOGA. ...
  4. USE ÓLEOS ESSENCIAIS. ...
  5. INVISTA NA COR AMARELA. ...
  6. FAÇA GINÁSTICA CEREBRAL. ...
  7. MANTENHA PENSAMENTOS POSITIVOS.

Causas da dificuldade de concentração. Um dos primeiros fatores é o cansaço mental, normalmente aliado ao estresse. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ritmo de trabalho atual, com suas condições, obrigações e frequentes estímulos, ultrapassa os limites do corpo e da mente.

A ração concentrada é um alimento energético e/ou proteico com baixa quantidade de fibras. O concentrado quando usado corretamente na alimentação do gado pode aumentar a produção de leite das vacas e o lucro do produtor.

“Uma boa ração com certeza deve conter carne, frutas, grãos e vegetais, a diferença vai ser na qualidade dessas matérias primas. Isso quer dizer que quanto melhor a fonte, melhor a ração e melhor será digerida pelo trato gastrointestinal do animal”, ensina o especialista.

Alimentos concentrados são aqueles com menos de 18% de fibra bruta na matéria seca e podem ser classificados como protéicos (quando têm mais de 20% de proteína na matéria seca), como é o caso das tortas de algodão, de soja etc., ou energéticos (com menos de 20% de proteína na matéria seca) como é o milho, triguilho, ...

O que pode causar o DPAC
As principais causas são: Problemas durante a gestação e o nascimento. Otites frequentes durante os primeiros anos de vida. Falta de estimulação auditiva durante a primeira infância.

Causas do raciocínio lento
traumas ou problemas emocionais, como desemprego ou fim de relacionamento; trabalho excessivo e agenda sempre lotada; estresse, ansiedade e depressão; alimentação insuficiente em certos nutrientes e compostos bioativos.

Os tipos de concentração envolvem diferentes unidades de medida e os principais são: a concentração comum, a molaridade, o título e a molalidade.

Segundo a psicologia, existem quatro formas básicas de atenção, algumas conscientes, outras voluntárias: seletiva, alternada, sustentada e dividida.

  • Atenção Seletiva. ...
  • Atenção Alternada. ...
  • Atenção Sustentada. ...
  • Atenção Dividida.

Na psicologia, a concentração é a capacidade de focar a atenção em uma tarefa específica, ignorando distrações externas. Esse é um aspecto importante da cognição e pode ser desenvolvida por meio de técnicas de treinamento mental, como a meditação.

Agora vamos conhecer melhor cada remédio para memória e concentração e algumas substâncias naturais:

  1. Piracetam. Faz parte dos racetams, utilizados no tratamento de doenças neurológicas; ...
  2. Ritalina (Metilfenidato) Estimulante mais usado no mundo. ...
  3. Modafinil. ...
  4. Adderall. ...
  5. Ashwagandha (Withania somnifera) ...
  6. Bacopa monnieri.

Sopa de letras, crucigramas e sudokus: ajudam a melhorar a atenção. Labirintos: são divertidos e precisam de atenção e inteligência. Mandalas: pintar qualquer desenho, especialmente ajudam à concentração e descontração. Jogos tradicionais de mesa: sobe e desce, damas, xadrez, etc.

Boa leitura!

  1. Invista em jogos com palavras. Exercícios para manter a mente saudável são uma ótima pedida, pois as atividades que exigem raciocínio representam um desafio para o nosso cérebro. ...
  2. Monte quebra-cabeças. ...
  3. Pratique exercícios físicos. ...
  4. Faça meditação diariamente. ...
  5. Mantenha uma alimentação saudável.