O que é teoria cognitiva da aprendizagem?

Perguntado por: scalixto . Última atualização: 19 de maio de 2023
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O que é aprendizagem cognitiva? Em síntese, a aprendizagem cognitiva consiste em um estilo de aprendizagem que se concentra no uso mais eficaz do cérebro com o objetivo de incentivar os alunos a se envolverem de forma ativa e completa no processo de aprendizagem.

O cognitivismo entende a aprendizagem como um processo interno, que envolve o pensamento, e que, portanto, não pode ser observado directamente: as mudanças externas e observáveis são fruto de mudanças internas relacionadas com mentalizações, sentimentos, emoções e significações da pessoa.

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget
Para o biólogo, ela se modifica junto ao crescimento do indivíduo, partindo de uma inteligência prática, que ajuda o ser humano a se adaptar ao meio, para chegar à inteligência propriamente dita.

Os processos cognitivos utilizam diferentes competências para, por exemplo, pensar, aprender, raciocinar, lembrar e prestar atenção. Elas atuam em conjunto e são fundamentais para a realização de tarefas, das mais simples às mais complexas.

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.

O campo dos estudos da cognição humana apresenta quatro abordagens principais, são elas: a ciência cognitiva computacional, a neurociência cognitiva, a neuropsicologia cognitiva e a psicologia cognitiva (EYSENCK; KEANE, 2017).

O psiquiatra americano Aaron T. Beck, considerado o pai da terapia cognitiva, uma abordagem desenvolvida na década de 1960 que revolucionou a psicoterapia, morreu nesta segunda-feira (1º) aos 100 anos.

Nesse processo a relação do professor é ser mediador, que promove o ensino de forma clara, e observar, avaliar cada aluno no seu desenvolvimento de aprendizagem e guiando o aluno para que busque mais conhecimento.

Explicação: A abordagem cognitivista preocupa-se em saber como o ser humano conhece o mundo, investigando a percepção, o processamento de informação e a compreensão dele. Nesse sentido, o professor atua como um facilitador da aprendizagem, como um articulador entre o conhecimento e o aluno.

Os principais representantes desse enfoque são: Pavlov, Watson, Guthrie, Thorndike e Skinner. Por sua vez, o cognitivismo parte da premissa que o conhecimento é construído (construtivismo), em outras palavras, a ênfase está no ato de conhecer, na cognição (MOREIRA, 2011.

Assim, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais: sensorial, simbólico, concreto e formal. Esses são, portanto, os 4 estágios de Piaget.

São eles:

  • Período sensório-motor: ocorre da nascença aos dois anos de idade. ...
  • Período intuitivo ou simbólico: ocorre dos dois aos sete anos de idade. ...
  • Período das operações concretas: ocorre dos sete aos onze anos de idade. ...
  • Período das operações formais: ocorre a partir dos doze anos de idade, aproximadamente.

De acordo com Piaget, a aprendizagem se configura quando há acomodação. “A mente, sendo uma estrutura (cognitiva) tende a funcionar em equilíbrio, o que aumenta seu grau de organização interna e de adaptação ao meio.

ÁREA COGNITIVA:
Presta atenção nas aulas ou é dispersivo. Realiza atividades de sala de aula de forma independente ou necessita de ajuda do professor ou colegas. Persiste na realização das tarefas ou desiste diante da primeira dificuldade.

O desenvolvimento cognitivo está relacionado à nossa capacidade de aprender, reter informações e responder aos desafios cotidianos. Tal processo não é estático, mas continuamente aprimorado, desenvolvido ao longo de todas as fases da vida, da infância à velhice.