O que é Teorema de Pitágoras exemplos?

Perguntado por: nbelem . Última atualização: 6 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

O teorema de Pitágoras diz que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Podemos utilizar esse teorema para facilitar o cálculo da diagonal de um quadrado e altura de um triângulo equilátero (triângulo com os lados iguais).

Até hoje, o Teorema é muito utilizado em áreas como arquitetura, construção civil, urbanização e física, além da própria matemática. “O Teorema de Pitágoras é um dos aprendizados mais simples e importantes da geometria.

Teoremas são proposições que possuem demonstrações e, assim, podem ser comprovadas como verdadeiras. Nesse sentido, um teorema deriva de um processo lógico, conhecido como sistema axiomático. Portanto, envolve informações mais complexas e resulta em conclusões mais concretas e detalhadas.

O cálculo da hipotenusa é enunciado pelo Teorema de Pitágoras, que diz: “A hipotenusa é igual à raiz quadrada da soma dos catetos ao quadrado”. Onde: h é a hipotenusa, c1 e c2 são os catetos.

Teorema é uma dedução lógica que pode ser provada a partir de deduções baseadas em axiomas (ou postulados). Ou seja, é o desdobramento de outros conceitos matemáticos considerados incontestáveis.

Pitágoras de Samos propôs que os números e a Matemática seriam a origem de todo o Universo. O teórico da relação entre hipotenusa e catetos, exposta no Teorema de Pitágoras, deixou grande aporte para o pensamento filosófico pré-socrático.

Mas qual o motivo deste teorema ser tão importante? Por uma razão muito simples, porque conhecendo duas das medidas dos lados de um triângulo retângulo, torna-se fácil descobrir a medida do lado em falta.

Para se produzir um teorema é preciso demonstrá-lo (i.e., prová-lo), por mais que a demonstração em si não faça parte do teorema (um teorema consiste em apenas uma implicação que pode ser provada). Obviamente, um teorema pode ter mais de uma única demonstração.

Num triângulo retângulo, a hipotenusa é o lado maior, o cateto "oposto" é o lado em frente a um dado ângulo e o cateto "adjacente" é o lado que forma o ângulo. Usamos palavras especiais para descrever os lados dos triângulos. A hipotenusa de um triângulo retângulo é sempre o lado oposto ao ângulo reto.

A área do triângulo é calculada quando multiplicamos a sua base pela altura e dividimos por dois, mas pode ser calculada de outras formas, dependendo dos dados fornecidos. A área do triângulo é o produto entre a base e a altura divido por 2.

O teorema de Pitágoras leva o nome do matemático grego Pitágoras (570 a.C. – 495 a.C.), que tradicionalmente é creditado pela sua descoberta e demonstração, embora seja frequentemente argumentado que o conhecimento do teorema seja anterior a ele (há muitas evidências de que matemáticos babilônicos conheciam algoritmos ...

Na ciência em geral, “teoria” é a mesma coisa que teorema na matemática, ou seja: uma conclusão lógica retirada a partir dos fatos e que pode ser questionada.

Em um triângulo retângulo, a hipotenusa é o maior lado, o cateto "oposto" é aquele em frente a um determinado ângulo, e um cateto "adjacente" é aquele ao lado de um determinado ângulo. Nós usamos palavras especiais para descrever os lados dos triângulos retângulos.

Teorema de Fermat

Em 1995, 358 anos após sua formulação, a Prova matemática foi finalmente encontrada pelo matemático britânico Andrew Wiles - com a ajuda de Richard Taylor). Por conta disso, o Último Teorema de Fermat passou a ser conhecido como o mais famoso e duradouro teorema matemático de seu tempo.

teorema de Pitágoras

O «teorema de Pitágoras» é, sem qualquer dúvida, o resultado matemático mais conhecido.

Para encontrar a área de um triângulo retângulo, basta dividir por 2 o resultado da multiplicação da base (b) pela altura (h). A área é sempre calculada em centímetro quadrado (cm²), metro quadrado (m²) ou quilômetro quadrado (Km²). O perímetro é calculado em centímetro (cm), metro (m) ou quilômetro (km).

"Em um triângulo retângulo a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa", a frase é o teorema (enunciado matemático que foi comprovado) de Pitágoras, um dos maiores matemáticos da história.

O teorema determina que “A soma dos quadrados de seus catetos corresponde ao quadrado de sua hipotenusa.” Desse modo, em um triângulo retângulo, os catetos são os lados que formam o ângulo reto, ao passo em que a hipotenusa é o lado oposto ao ângulo reto. A fórmula do teorema de Pitágoras é c² = a² + b².

Hoje sabemos que existem mais de 400 demonstrações diferentes do Teorema de Pitágoras, algumas feitas por personalidades como Bháskara e Leonardo da Vinci e até mesmo um presidente dos Estados Unidos (em 1871), James Abram Garfield (1831 – 1881).

Para isso, precisamos fazer o esquema dessa forma: Assim, cada reta transversal será onde colocaremos as temperaturas daquela escala. Como o Teorema nos diz que “AC / BC = DF / EF”, precisamos fazer a subtração dos números para encontrarmos os valores isolados de cada segmento.

Os teoremas estudados fazem parte de um conjunto de 21 teoremas abordados no livro “21 Teoremas matemá- ticos que revolucionaram o mundo” da autora Maria Helena Souza[19].