O que é tensão segura?

Perguntado por: egois . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Esse nível é o estabelecido para garantir a segurança coletiva. Dessa maneira, ele compreende a extra-baixa tensão que tenha se originado em uma fonte segura. Ela toma como base diversos fatores, como a natureza da corrente e influências ambientais.

Os níveis de tensão encontrados no Brasil são 115 volts, 127 volts, 220 volts, 230 volts, 240 volts, 254 volts, 380 volts e 440 volts. Quando encontramos a informação, por exemplo, de 220/380 volts, deve-se concluir que 380 volts equivalem à tensão de linha, enquanto 220 Volts referem-se à tensão de fase.

“Extra baixa tensão (EBT) é uma voltagem de suprimento numa faixa que apresenta baixo risco de choque elétrico perigoso.”

A tensão elétrica é uma grandeza física que mensura a diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um circuito elétrico. Para fazer essa medição, é utilizado um aparelho chamado voltímetro.

Em relação à sua direção, as tensões podem ser classificadas em três tipos: de tração, de compressão, ou de cisalhamento, e suas distribuições podem ser observadas através das deformações ocorridas no corpo.

110 volts

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

127V

Segurança. Também não há uma distinção grande quanto à segurança entre as duas voltagens. Porém, se você for uma pessoa que considera os mínimos detalhes, as instalações 127V tendem a ser mais seguras. O motivo é simples e claro: a menor tensão.

Quando falamos instalação elétrica residencial, as tomadas têm a diferença de potencial entre dois (ou mais) pinos. Essa tensão pode ser de 127 volts ou 220 volts, dependendo da concessionária que abastece a região.

A Fonte de Tensão é um componente dentro de um circuito elétrico responsável por manter constante ou alterar a diferença de potencial entre dois pontos do circuito. Uma fonte de tensão primária pode ser uma pilha ou uma bateria, enquanto uma fonte de tensão secundária pode ser um regulador de tensão.

A corrente de alta tensão (AT) varia entre 69 kV e 138 kV. Dentro dessa classificação, existe ainda a extra alta tensão (EAT) que varia entre 230 kV e 750 kV e a ultra alta tensão (UAT) com valor superior a 750 kV.

Rede de distribuição de baixa tensão
A eletricidade é distribuída com uma tensão entre 11 kV e 132 kV.

Então, voltando, existem dois tipos de tensão:

  • Tensão continua – Quer dizer que ela não muda de polaridade no tempo. Um exemplo é a pilha, que sempre será a mesma no decorrer do tempo.
  • Tensão alternada – A polaridade vai ser alternada de acordo com a frequência.

Alta tensão (acima de 69 kV e abaixo de 230 kV) Média tensão (acima de 1 kV e abaixo de 69 kV) Baixa tensão (igual ou menor de 1 kV)

Baixa Tensão (BT): acima de 50 Volts e inferior a 1000 Volts, em corrente alternada, e acima de 120 Volts e inferior a 1500 Volts para corrente contínua. Alta Tensão (AT): são as tensões a partir de 1000 Volts, em corrente alternada, e 1500 Volts para corrente contínua.

Como reconhecer a tensão muscular?

  1. limitações do movimento;
  2. fraqueza muscular;
  3. vermelhidão;
  4. rigidez local;
  5. inchaço.

Alguns dos fatores que podem levar à tensão muscular são:

  • Estresse excessivo;
  • Ansiedade;
  • Dificuldade em relaxar;
  • Postura inadequada durante o dia;
  • Não movimentar o corpo com frequência;
  • Sentar de maneira errada no trabalho;
  • Sono irregular;
  • Movimentos repetitivos.

A corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico. A tensão elétrica provoca este movimento ordenado de partículas elétricas, denominado de corrente elétrica.

A tensão é mais comumente usada quando a força é exercida para puxar um objeto (pense na tensão de uma corda puxando um bloco). A pressão é geralmente usada quando se empurra algo usando a força. Pense na tensão superficial em fluidos ou na pressão atmosférica, por exemplo.

O estado de tensão no ponto pode ser representado escolhendo um elemento orientado. A tensão normal positiva age para fora de todas as faces e a tensão de cisalhamento positiva age para cima na face direita do elemento. O estado plano de tensão em um ponto é representado pelo elemento mostrado na figura.

A tensão admissível consiste no valor-limite da tensão a que um determinado órgão num certo material está sujeito e que servirá para o dimensionamento das suas secções resistentes.