O que é tendência no marketing?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Tendência de mercado é o nome dado aos novos hábitos de consumo dos clientes e que, portanto, apresentam grande potencial para serem explorados. Existem três principais tipos de tendências de mercado, que são categorizados de acordo com seu potencial de duração e impacto na vida dos consumidores.

A tendência é que, em 2023, a opinião e validação dos influenciadores seja ainda mais representativa para o seu público. Portanto, as equipes de marketing digital devem estar atentas para estudar o mercado e encontrar boas oportunidades na área.

Segundo Kotler (2000), uma tendência é uma direção ou uma sequência de eventos que tem determinado impulso e direção. As tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação de uma sociedade e se refletem por meio de sinais em contextos sociais, culturais, econômicos e muitos outros.

Cores Vivas
As cores vivas voltaram a ganhar força e looks com tons fortes como rosa, vermelho, laranja e verde são a tendência queridinha das fashionistas. Sejam combinações de cores opostas, complementares, primárias ou neon, tudo é válido no maximalismo!

7 passos simples para identificar as principais tendências de mercado

  1. Entender quais influenciadores e conteúdos estão em alta. ...
  2. Escutar e entender seu cliente (nicho) ...
  3. Benchmarking. ...
  4. Apostar nas redes sociais de sua empresa e comunicação acurada com seu nicho. ...
  5. Diferenciar modinhas (Hype) com tendências. ...
  6. Ter foco e ser curioso.

A análise de tendências envolve a análise das necessidades dos consumidores e como eles percebem um produto ou um serviço. O valor de um produto pode ser diminuído se a concorrência o replica. Lembre-se de que os consumidores estão facilmente entediados e, como negócio, você deve entender o que os consumidores desejam.

Em resumo, as tendências são um movimento do mercado e são identificadas através de sinais em situações sociais, culturais, mudanças econômicas, entre outros contextos. Sendo assim, ao identificá-la, é possível prever e se adaptar ao comportamento que o seu consumidor adotará futuramente.

O indicador de Tendência Ichimoku é considerado por muitos swing traders como o melhor indicador de tendência disponível nas plataformas MetaTrader. Experimente por si mesmo para ver se é da mesma opinião! O indicador Ichimoku possui 5 linhas, cada uma das quais produz um sinal em função do tempo.

Os indicadores de tendência mostram a direção do movimento dos preços, das mudanças de hábitos do consumidor, das tecnologias emergentes, e da política de um determinado país ou bloco deles.

O marketing de influência tem sido uma tendência crescente nos últimos anos, mas em 2023, podemos esperar que ele se torne ainda mais importante. O uso de influenciadores para promover produtos e serviços é uma forma eficaz de alcançar um público específico e autêntico.

A maior tendência para 2023 é o Conversational Marketing
“Entendemos que, mesmo em relações B2B, clientes e prospects atualmente demandam formas imediatas de contato e querem um canal em tempo real para atendimento. Trazendo isso para uma realidade brasileira, a principal ferramenta hoje é o WhatsApp.”

O que é um gráfico de tendência? O Gráfico de Tendência é um gráfico de linhas que mostra como um determinado indicador se comporta ao longo do tempo. Assim, com ele pode-se identificar padrões no comportamento do indicador, como sazonalidade, tendência de aumento, queda ou ciclos.

Adicionar uma linha de tendência

  1. Selecione um gráfico.
  2. Selecione + no canto superior direito do gráfico.
  3. Selecione Linha de Tendência. ...
  4. Na caixa de diálogo Adicionar Linha de Tendência, selecione todas as opções de série de dados que você deseja e clique em OK.

Uma tendência de alta é definida por topos e fundos ascendentes, enquanto uma tendência de baixa é definida por topos e fundos descendentes. Gosto de usar esse conceito de forma mais abrangente, sem dedicar muito tempo refletindo sobre cada topo e fundo.

Para 2023, espere que calças e jaquetas oversized continuem sendo a norma e terninhos e blazers assumam estampas mais ousadas. Camisas, croppeds e tecidos transparentes continuarão a contrastar com as peças maiores do guarda-roupa, criando looks poderosos e divertidos ao mesmo tempo.

Observadas a nível global, tanto nas mídias quanto nas ruas, as tendências se originam a partir de macrotendências de comportamento, posicionamentos e consumo, de forma cultural ou econômica.

Assim, não é difícil perceber que estar atento às tendências é fundamental, sobretudo para atender às necessidades e desejos dos seus clientes e estar à frente da concorrência, tornando-se referência no mercado. Analisá-las, por sua vez, pode ajudar na geração de ideias para a concretização de negócios.

Use uma linha de tendência polinomial quando os valores de dados aumentarem e diminuírem. Por exemplo, se o gráfico exibir aumentos e diminuições na receita por linha de produto ao longo do tempo, use uma linha de tendência de ajuste polinomial.

Conheça a seguir alguns dos principais indicadores mais utilizados, que podem ajudar você a não errar nas suas operações.

  • Média móvel. ...
  • Bandas de Bollinger. ...
  • MACD. ...
  • Índice de Força Relativa (IFR)