O que é temperança segundo a Bíblia?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.2 / 5 18 votos

Temperança é o autocontrole, a renúncia e a moderação. A temperança domestica os instintos, sublima as paixões, modera os impulsos e apetites. Agir com temperança é abrir caminhos para a sobriedade e o desapego. A temperança leva ao caminho para o cumprimento dos deveres e para a maturidade.

Confira 5 dicas para crescer na virtude da temperança
Peçamos em oração a graça de que as nossas paixões sejam submetidas por nós e não ao contrário. Neste aspecto, a amizade com a Virgem Maria é fundamental. 2- Guardar os sentidos: tudo entra em nosso corpo e na alma pela porta dos sentidos (cf. Mt 6,22).

Ter um domínio próprio é ter um domínio registrado única e exclusivamente para você e sua marca, com um nome que identifique seu produto e serviço, estabelecendo uma conexão mais rápida para o que você quer oferecer e seus clientes, além de ser uma forma bem mais fácil de divulgação.

Por último, a temperança, é a virtude que modera a fascinação pelos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados.

Viver a virtude da temperança não é repressão, mas moderação, harmonia. É um hábito que se adquire por meio de muitos pequenos atos que disciplinam os prazeres, mesmo os lícitos, e orientam os bens sensíveis para o fim último do homem.

A mansidão é a qualidade daquele que é “temente a Deus, justo, humilde, doutrinável e paciente nas horas de sofrimento”. Aqueles que possuem esse atributo são meigos, amáveis e dispostos a seguir Jesus Cristo e seu temperamento é calmo, dócil, tolerante e submisso.

Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades. Todas essas obras são letais, porque destroem famílias, amizades, relacionamentos e a intimidade com o Senhor.

substantivo feminino Ausência de temperança; sem moderação; em que há descomedimento; imoderação. Que come ou bebe sem moderação; glutonaria ou gula.

O apóstolo Paulo, descreve a temperança em 1 Coríntios 9:27: “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”.

O objetivo da temperança é promover o bem-estar físico, mental, social e espiritual do indivíduo. Não podemos ser verdadeiramente felizes e saudáveis se não formos equilibrados na alimentação, no trabalho, no exercício físico, no lazer, no prazer sexual, no vestuário e no descanso.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Mansidão pode ser a expressão exterior de fé e confiança interior, não no próprio eu, é claro, mas no poder de Deus que atua em nós. Muitas vezes, os espalhafatosos, impetuosos e autoconfiantes encobrem sua insegurança e seus medos.” “mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:23 ARA)2.

No âmbito religioso, a paciência está ligada com a compreensão e perseverança na fé. Significa acreditar na palavra de Deus e perseverar em seu caminho, tendo paciência, pois, no momento certo será recompensado com coisas boas.

A virtude da temperança é aprender a viver com moderação
Insistimos nessa ideia para que ela não passe despercebida, pois é muito importante. O prazer da bebida e da comida atuam na conservação do indivíduo. Se alguém deixar de comer, certamente morrerá.

1845. Os sete dons do Espírito Santo, concedidos aos cristãos, são: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Somente pela temperança é possível cuidar adequadamente do corpo (hidratação, alimentação, exercício físico, repouso), da mente (amor), e do espírito (relacionamento com Deus), através de ações verdadeiramente simples, porém, capazes de proporcionar o caminho de saúde e bem-estar e o destino de vida longa e feliz.

São três as virtudes teologais: fé, esperança e caridade ( 66 ). 1814. A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus» ( 67 ).

A gula é um dos sete pecados capitais, indo muito além de um simples abuso na comida ou na bebida, pois tem relação com uma série de outros pecados. Sendo um vício, apresenta uma virtude que lhe é oposta, a saber, a temperança.

A PRUDÊNCIA COMO VIRTUDE MORAL
A palavra se origina do latim prudentia significando previsão e sagacidade. Trata-se da capacidade de julgar entre ações maliciosas e virtuosas, não só num sentido geral, mas com referência a ações apropriadas num dado tempo e lugar.

Simplório, ingénuo , tolo.