O que é tela LED backlit?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

É um tipo de Backlight, que tem como função a emissão de luz e é muito utilizado em TVs, monitores, telas para notebook, entre outros. É uma tecnologia que já vem sendo usada desde 2005, quando a Sony implantou em algumas linhas do notebook VAIO.

Displays LCD não geram luz própria, por isso, precisam de uma iluminação de fundo (backlight). Em TVs ou monitores antigos, a iluminação vem de lâmpadas CCFL. Em equipamentos modernos, as lâmpadas foram substituídas por LEDs ou MiniLEDs. Em todos os casos, o backlight ilumina toda a tela.

A iluminação presente em um monitor ou uma tela de TV só é possível graças a essa tecnologia. Essas barras de LED são compostas por componentes de backlight, posicionados de forma estratégica para que a tela seja iluminada, garantindo a visibilidade e funcionalidade do artigo eletrônico.

O OLED tem qualidade de imagem superior à maioria das telas LCD devido ao ângulo de visão mais amplo, menor tempo de resposta e maior contraste. O QD-OLED, além dessas vantagens, adiciona uma camada de pontos quânticos que aumenta a precisão das cores.

O QLED tem como vantagens o maior pico de brilho sustentado e a maior durabilidade. Já o QD-OLED tem maior contraste, maior intensidade de preto, menor tempo de resposta e maior ângulo de visualização. Ambas as tecnologias podem atingir gama de cores similar devido ao uso de pontos quânticos.

Em uma análise ainda mais fria o que ocorreu foi o defeito no backlight, a luz de fundo, pois cessando a luz ambiente, para algo totalmente escuro, é possível visualizar a imagem na TV com certa dificuldade ocular (imagens em anexo, com e sem luz ambiente).

Televisores que queimam por conta de oscilações bruscas na rede elétrica, causadas por raios ou variações de tensão, lideram o ranking dos consertos. Segundo Fernandes, o custo deste tipo de reparo, que exige a troca da placa da fonte, costuma variar entre R$ 300 a R$ 500, dependendo do televisor.

Enquanto um monitor LCD padrão usa lâmpadas fluorescentes, um monitor LED usa diodos emissores de luz. Os monitores LED geralmente têm qualidade de imagem superior, mas sua retroiluminação vêm em várias configurações distintas, algumas das quais criam imagens melhores do que outras.

um termos Claros back Light então a luz de fundo do seu televisor Ou seja é a luz que ilumina o seu painel de LED por que que eu falo o painel de LED porque te vez que usam tecnologia de pontos quânticos e que usam tecnologia OLED como é o caso dos pontos quânticos lá na Samsung e o caso do Colégio Mais especificamente ...

OLED - As telas de OLED não usam iluminação traseira: são formadas por diodos orgânicos que emitem a própria luz.

Evite manter uma iluminação fraca próximo ao televisor, pois isso pode gerar interferência no sensor 3D dos óculos. Os melhores resultados são obtidos quando o ambiente apresenta uma iluminação suave. Ajuste o nível de contraste para aproximadamente 85, brilho entre 45 e 50, cor entre 50 e 55 e nitidez entre 5 e 7.

Quais as vantagens de um monitor LED? No monitor com a tecnologia LED, a iluminação é formada por diodos emissores de luz ao invés de cristal líquido. Isso faz com que um monitor LED tenha um contraste mais preciso e um maior número de cores, resultando numa imagem mais nítida.

Além de ajudar a utilizar o computador no período da noite ou em ambientes com pouca luz, seu uso melhora a iluminação do teclado e de documentos para leitura.

LED - A tela de LED é uma evolução do LCD, as antigas telas de cristal líquido. Nos displays de LED, a criação das imagens ocorre a partir do emissor de luz traseira, justamente, microlâmpadas em um painel de LED, que é enviada aos cristais líquidos.

Já o QLED é mais resistente e tende a ser mais barato, mas não costuma ter a mesma qualidade de imagem em todos os modelos.

Com maior destaque, porém, estão os modelos de LG e Sony. A Samsung oferece ótima tecnologia, mas falha no relacionamento com o cliente. AOC, Philco, Panasonic e TCL estão entre as demais opções que são bastante válidas.

A Smart Tv é uma televisão que possui acesso à internet e outros recursos tecnológicos, o que facilita para assistir filmes em plataformas de streaming, ouvir músicas ou pesquisar qualquer tipo de conteúdo na internet. Já a resolução LED é referente ao modo como a tela é iluminada e forma as imagens.

Crystal UHD vs QLED
TVs QLED combinam o LCD com uma camada de pontos quânticos para reproduzir imagens com maior gama de cores e brilho. Modelos Neo QLED trazem ainda um backlight de MiniLED, permitindo maior controle na iluminação do que TVs Crystal UHD, que usam LEDs convencionais como luz de fundo.