O que é tecnologia leve leve-dura e dura na saúde?

Perguntado por: hnogueira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

As tecnologias leves são as das relações; as leve-duras são as dos saberes estruturados, tais como as teorias, e as duras são as dos recursos materiais. A adoção das tecnologias leves no trabalho em saúde perpassa os processos de acolhimento, vínculo e atenção integral como gerenciadores das ações de saúde.

Por isso as tecnologias envolvidas no trabalho em saúde, podem ser classificadas como: leves, que são as tecnologias de relações do tipo produção de vínculo, autonomização, acolhimento, gestão como uma forma de governar processos de trabalho; leve-duras, como no caso dos saberes bem estruturados que operam no trabalho ...

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a tecnologia em saúde como conhecimentos ou habilidades, organizados e aplicados em formatos diversos, como, por exemplo, medicamentos, vacinas, ou a criação de um sistema de procedimentos que visem a melhorar a qualidade de vida ou resolver um problema de saúde.

As tecnologias leves são tecnologias de relações, como acolhimento, vínculo, autonomização, responsabilização e gestão como forma de governar processos de trabalho(1). A utilização destas tecnologias nos processos gerenciais do enfermeiro pode interferir na produção do cuidado.

As tecnologias são divididas segundo Merhy e Onocko (2007) em três dimensões nomeadas como: tecnologias leves (comunicação, acolhimento, vínculo e escuta); tecnologias leves duras (epidemiologia, clínica e outras com saberes estruturados) e as tecnologias duras (equipamentos e máquinas, material utilizado no ato de ...

Quais são os tipos de tecnologia em enfermagem?

  • Tecnologia biomédica. As tecnologias biomédicas correspondem a todos os recursos e equipamentos empregados pelos profissionais de saúde para o atendimento dos pacientes. ...
  • Tecnologia da comunicação. ...
  • Tecnologia da informação.

Podemos dividir a tecnologia na enfermagem em três principais áreas. São elas: tecnologia de informação, comunicação ou biomédica.

Principais avanços da tecnologia aplicada à saúde. Novos medicamentos, comunicação instantânea, produção artificial de células humanas, são apenas alguns exemplos de tecnologias que estão auxiliando o trabalho de milhares de cientistas e profissionais de saúde.

Importante notar que a tecnologia possui várias classificações. Quanto à sua disponibilidade, por exemplo, a tecnologia pode ser classificada como: materializada, documental ou imaterial. A documental está relacionada a um parâmetro essencialmente tácito, não estando relacionada a nenhuma ciência especifica.

Entre elas: IoT médico, telemedicina, wearables, inteligência artificial, bioimpressão 3D, cirurgia robótica assistida, aplicativos médicos, prontuário eletrônico, controle de insulina, softwares médicos, além de diagnósticos e medicamentos personalizados.

O uso das tecnologias modernas na saúde não se restringe somente aos equipamentos de ponta. O desenvolvimento da Tecnologia da Informação mudou o foco das pessoas para a medicina preventiva — ou seja, para a antecipação da doença — ou, até mesmo, para o diagnóstico mais precoce, permitindo agilidade no tratamento.

Por tudo o que já dissemos até aqui, é possível entender que a tecnologia na medicina tem favorecido a obtenção de diagnósticos e a realização de procedimentos com maior segurança e precisão. Isso reduz a possibilidade de erros e aumenta as chances de cura dos pacientes, mesmo em situações mais graves.

Tipos de tecnologia

  • Tecnologia flexível e tecnologia fixa. Em primeiro lugar, faz-se referência a tecnologias que podem ser aplicadas de forma multidisciplinar. ...
  • Tecnologia leve e tecnologia dura. ...
  • Tecnologia limpa e tecnologia de materiais. ...
  • Tecnologia de operação e tecnologia de produto.

5 tecnologias inteligentes que contribuem para a transformação digital

  1. Aplicativos e serviços na nuvem. ...
  2. Internet das coisas. ...
  3. Aplicativos móveis. ...
  4. Inteligência artificial e aprendizagem de máquina. ...
  5. Análise em tempo real.

A agricultura, a invenção da lâmpada, a criação de veículos, são outros exemplos de tecnologia. O avanço tecnológico é algo do nosso dia a dia e nos auxilia na comunicação, produção e evolução de nossa sociedade. Os computadores ultra modernos, tablets e celulares de última geração também são exemplos de tecnologia.

Para o cuidado em Saúde Mental destacam-se as Tecnologias Leves, ou seja, Tecnologias de relação, de acesso, acolhimento, produção de vínculo, de encon- tros de subjetividades, levando a autonomização.

As tecnologias leves são as produzidas no trabalho vivo em ato, condensam em si as relações de interação e subjetividade, possibilitando produzir acolhimento, vínculo, responsabilização e autonomização.

Não existem cursos de tecnólogo para Enfermagem, como você pode consultar no Catálogo Nacional de Cursos do MEC. Além de poderem exercer as mesmas funções dos técnicos, os graduados trabalham com a administração das tarefas, coordenando as equipes técnicas e os auxiliares nos cuidados com os pacientes.

Formação para ingresso – O técnico de enfermagem tem o nível médio e a necessidade de fazer um curso técnico, que costuma ter duração de 1 ano e 6 meses. O enfermeiro obrigatoriamente tem que ter o nível superior, sendo necessária uma graduação de 5 anos. Depois disso, há diversas especialidades que ele pode seguir.