O que é tecido de Esfacelo?

Perguntado por: alima . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Esfacelo (tecido inviável): é um tecido suave, úmido e não vascularizado. Pode ser branco, amarelo, marrom acastanhado ou verde e estar solto ou aderido (Figura 6).

A fibrina mantém a crosta aderida à ferida até que uma nova camada de pele apareça. Enquanto que, o tecido esfacelado é uma mistura de tecido morto e é considerado prejudicial ao processo de cicatrização. Esta substância pode apresentar-se como depósitos amarelos, cinzentos ou acastanhados.

O hidrogel é, na prática, o produto mais utilizado com bons resultados. O Alginato em fita ou placa é mais indicado quando se deseja controlar o exsudato.

Esfacelo (tecido inviável): é um tecido suave, úmido e não vascularizado. Pode ser branco, amarelo, marrom acastanhado ou verde e estar solto ou aderido (Figura 6). Fonte: Acervo pessoal.

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Procure o médico especialista para tratar feridas que não cicatrizam da maneira adequada.

O sabonete de PHMB pode ser aplicado diretamente na ferida, na manutenção do curativo, espalhando em todo leito com superfície estéril até que seja totalmente absorvido, não precisando ser removido com água.

Os sabonetes Protex podem ajuda no tratamento que sua pele precisa. Eliminando 99,9% das bactérias e o vírus da COVID-19*. O sabonete antibacteriano Protex Macadâmia, tem a combinação perfeita de proteção natural e sensação nutritiva de uma pele saudável e protegida.

Tecido amarelo indica a presença da liberação de fluidos resultantes da presença de bactérias. Geralmente, o nosso sistema de defesa consegue dar conta da presença de micro-organismos sozinho. Porém, quando eles proliferam no local da ferida, a coloração se torna amarelada.

Yellow (amarelo): essa ferida merece atenção! Existe a presença de exsudato esfacelado e os tecidos são moles e desvitalizados; grande quantidade de material fibrótico e componentes de degradação celular.

Necrose: tecido morto. Tipos: esfacelo ou necrose úmida e escara ou necrose seca. Desbridamento ou debridamento é a técnica de remoção dos tecidos inviáveis através dos tipos autolitico, enzimático, mecânico ou cirúrgico. O tecido necrótico possui excessiva carga bacteriana e células mortas que inibem a cicatrização.

Em tratamento de feridas, utilizar apenas a colagenase pura, mono; para evitar resistência microbiana. Hidrogel Desbridante Autolítico Aplicação em feridas com apresentação de tecido necrótico e desvitalizado Ausência de tecido desvitalizado ou necrosado.

É uma resposta do organismo aos danos causados nos tecidos, sendo considerada uma reação normal do processo de cicatrização da pele. O papel do exsudato na cicatrização da lesão é fornecer nutrientes essenciais como fonte de energia para ativar o metabolismo celular e regular a umidade da região.

Kollagenase (colagenase) é destinada para o tratamento de lesões da pele em que é indicado o desbridamento (retirada de tecido desvitalizado) em feridas, úlceras e lesões necróticas (com tecido desvitalizado) em geral.

Diversos fatores podem interferir e prejudicar o processo de cicatrização. É o caso, por exemplo, de: Fatores locais (na própria ferida): presença de infecção; a técnica de sutura utilizada; a tensão nos bordos; a deficiência na vascularização na região da ferida e histórico de radioterapia.

Uma das principais causas da ferida na pele que não cicatriza são os problemas de circulação no sangue. Por exemplo, a má circulação pode afetar as artérias, reduzindo a irrigação sanguínea nas pernas e contribuindo para a dificuldade de caminhar e feridas que levam muito tempo para cicatrizar.

A coloração esbranquiçada que algumas feridas adquirem pode significar que os bordos da lesão estão macerados. Nesses casos, a cicatrização é influenciada e pode levar mais tempo do que o esperado.

Gel de silicone
Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

A união das vitaminas B6, B9 e B12 auxiliam na cicatrização de ferimentos, reduzindo os níveis locais de homocisteína, aminoácido tóxico que leva à hipóxia tecidual e surgimento de ferimentos.