O que é tecido alfaiataria premium?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O tecido é encorpado e de textura lisa e macia, com caimento mais pesado e leve elasticidade, proporcionando conforto e estrutura para os cortes e acabamentos da alfaiataria.

O que é a Alfaiataria? Há quem diga que alfaiataria, são peças de roupas ou tecidos específicos, mas na verdade, a alfaiataria é um estilo de corte, que inclusive, pode ser feito em diversos modelos ou tecidos, sendo assim, o que determina que a roupa é de alfaiataria, são os cortes usados para a sua confecção!

No inglês, Premium quer dizer “algo que possui uma qualidade melhor ou superior”. Ou seja, um produto da melhor qualidade. Por isso, quando ouvimos falar sobre a malha premium, estamos pensando em um tecido incrível.

Os tecidos usados em alfaiataria são mais secos. Possuem um caimento mais reto, liso e firme. São tecidos de alfaiataria as lãs frias, linho, crepe alfaiataria, gabardine, jacquard, zibeline, tweed, cashmere, microfibra two way, oxford, entre outros.

Cetim

Cetim. O cetim é o mais recomendado para uma roupa mais elegante. Afinal, pode ser encontrado em diversas cores e modelos. Por ser um tecido delicado, a lavagem deve ser feita à mão e na água fria.

Linho: a fibra vegetal mais comprida do mercado, retirada das fibras das plantas. Lã e cashmere: proveniente de animais caríssimos de manter, por isso o alto valor de mercado. Algodão nobre: como o egípcio e o pima, entregam característica superiores, de resistência às bolinhas e com muito brilho, toque e maciez.

De modo geral, podemos caracterizar como calça de alfaiataria aquela com um tecido mais estruturado e encorpado, se diferenciando da calça social nesse aspecto, que geralmente é de tecidos mais leves.

Mas e na hora de escolher o tecido? Bom, atente-se ao material: toque, caimento e visual são importante. Entre os tecidos mais clássicos do mundo da alfaiataria, temos o crepe, o linho, a zibeline e as peças em lã (acrílica ou natural). De modo geral, evite tecidos sintéticos de baixa qualidade.

QUAL A COMPOSIÇÃO DO CREPE DE ALFAIATARIA? O crepe alfaiataria é um tecido que tem elastano. Geralmente a sua composição é de 96% de poliéster e o restante de elastano. Sua boa elasticidade faz com que ele traga muito conforto e mobilidade para as peças de alfaiataria.

Entre as opções mais tradicionais (e belas) de tecidos finos para vestido de festa pode-se destacar:

  1. Musseline. Este é um tecido delicado e transparente com uma aparência muito fluida; É usado principalmente em camadas. ...
  2. Crepe. ...
  3. Organza. ...
  4. Tafetá ...
  5. Tecidos de renda. ...
  6. Cetim. ...
  7. Tule.

Lã, linho, poliéster, acetato e viscose, são tecidos interessantes. Isso porque são tecidos de bom caimentos e que resultam em um blazer bem estruturado e sofisticado.

1 – Crepe Alfaiataria: possui elastano em sua composição, dando uma boa flexibilidade, porém, é um tecido encorpado e possui um caimento pesado, ficando muito elegante em peças de inverno.

O que é calça de alfaiataria
De modo geral, podemos caracterizar como calça de alfaiataria aquela com um tecido mais estruturado e encorpado, se diferenciando da calça social nesse aspecto, que geralmente é de tecidos mais leves.

A viscose premium é uma viscose mais encorpada, de toque muito macio e caimento lindo! A Viscose é aquele tecido de toque macio, leve, fresquinho e de caimento excelente! Lisa ou estampada, é um tecido que é usado o ano inteiro e em todas as estações.

Resistência: o tecido poliéster é altamente resistente. Por sua baixa capacidade para absorção de umidade, a resistência do tecido ao impacto quase não se altera quando o mesmo está molhado ou seco, sendo até 20 vezes mais resistente em comparação com a fibra de viscose.